TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Motivação Na Administração

Por:   •  17/4/2019  •  Artigo  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 2

A motivação sempre será o que impulsiona um indivíduo a atingir seus objetivos. Empresarialmente a motivação será a chave para determinar o sucesso de um profissional. Um colaborador motivado agirá como dono do negócio e desempenhará suas atividades pensado no bem da organização, pois se sentirá valorizado e parte pertencente desta.

A Motivação no ambiente de trabalho ira refletir diretamente nos resultados, um funcionário que sente-se valorizado, construirá um vínculo de reciprocidade, o senso de valor despertará um sentimento de gratidão, confiança e lealdade a alguém ou a uma instituição, o que automaticamente agregará valor e gerará resultados.

Muito além da preocupação com atingimento de metas e produtividade, uma empresa deverá preocupar-se com a motivação de seus funcionários, pois isso poderá impactar diretamente nos seus resultados.

Objetivo geral: Avaliar quais são os fatores que influenciam na motivação de uma equipe

O ser humano possui a necessidade de sentir-se útil, aceito e respeitado, se uma empresa conseguir suprir essas necessidades, será bastante provável que seus funcionários se sentirão motivados a vestir a camisa e permanecer nesse ambiente.

De acordo com a Hierarquia das Necessidades, desenvolvida por Abraham Maslow, as pessoas se esforçam para satisfazer a necessidade que estiver precisando com urgência em dado momento. Os indivíduos tendem a seguir uma sequência para realização dessas carências, partindo das necessidades fisiológicas, que precisam ser pelo menos parcialmente saciadas para possibilitar ao indivíduo desejar a realização de outras classificadas em níveis acima.

No ambiente profissional, podemos citar o exemplo tradicional do colaborador que precisa sobreviver e fica satisfeito apenas com o salário, suficiente para suprir suas necessidades básicas, logos após buscará uma oportunidade que ofereça condições de estabilidade profissional e ambiente de trabalho seguro. Ao alcançar esses objetivos, ele irá buscar por oportunidades de crescimento e incentivos que proporcionem mais autoestima e realização. Por fim, tenderão a querer mais participação e reconhecimento por parte da empresa.

Caso a empresa não ofereça as recompensas adequadas aos trabalhadores, eles se sentirão frustrados e não responderão adequadamente às oportunidades e incentivos oferecidos. Por isso, é necessário identificar em que nível da pirâmide eles estão, de modo a investir nas estratégias mais adequadas às suas necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (27.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com