TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Motivação na Administração

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.917 Palavras (12 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 12

MOTIVAÇÃO:

Uma análise concisa do comportamento dos servidores públicos

Janicleya de Souza Paiva¹

Marta Rodrigues da cunha²

RESUMO

O presente estudo fundamentado na teoria das necessidades de Abraham Maslow busca frente à realidade um levantamento sobre o nível de motivação humana dentro do serviço de atendimento móvel de urgência/SAMU-192 na cidade de Marabá/PA, tendo como objetivo analisar e identificar os fatores organizacionais que influenciam na motivação. Este processo utilizou-se de forma objetiva o método de investigação questionário, resultando na grande importância do tema com a finalidade de analisar o comportamento dos servidores públicos.  

Palavras-chave: Motivação. Comportamento. Teoria das necessidades de Maslow.

1 INTRODUÇÃO

           Na década de 90 a economia foi marcada por uma série de transformações tanto no âmbito nacional, como internacional em virtude da crescente produtividade dos países. Observou-se que as relações comerciais tornaram-se cada vez mais acirradas devido à intensificação do comércio e a derrubada das fronteiras. Assim, as organizações que antes tinham o papel de qualificar seus funcionários com o intuito de aumentar sua produtividade, passam agora a buscar junto com seus colaboradores parcerias, criando uma relação de troca e benefícios.

No contexto atual dos negócios, as organizações, possuindo uma visão estratégica, passam agora a valorizar o individuo por suas competências comportamentais e não mais por suas habilidades técnicas.

Nesse sentido, é fácil notar dentro de uma organização diferentes estilos e hábitos comportamentais. Alguns são mais ágeis e comprometem boa parte do seu tempo se dedicando ao trabalho, enquanto outros são menos preocupados e sem dedicação total. Esses por fim, ocasionam atrasos e possíveis falhas no processo de desenvolvimento organizacional e individual. Cada indivíduo é portador de suas habilidades e seu desempenho profissional necessita mais do que isso, precisa-se de um ambiente capaz de impedir a desmotivação.

Sendo assim, o presente estudo utilizou-se do método exploratório e descritivo com o objetivo de investigar a ação comportamental dos servidores nas condições organizacionais, com o intuito de mostrar como a motivação pode contribuir para a criação de um ambiente saudável.

2 MOTIVAÇÃO

Para Mussak (2010), o que preocupa as organizações neste momento, é a questão da motivação no trabalho. Assim sendo, várias análises sobre o estudo do comportamento estão sendo obtidas por cientistas comportamentais, para melhor entendimento dos aspectos motivacionais dos indivíduos dentro das organizações.

De acordo Chiavenato (2005, p.213), “Em termos de comportamento, a motivação pode ser conceituada como o esforço e a tenacidade exercidos pela pessoa para fazer ou alcançar algo”.

Na visão de Robbins (2005, p.132):

Portanto, precisamos considerar a qualidade do esforço, tanto quanto sua intensidade. O tipo de esforço que devemos buscar é aquele que vai em direção aos objetivos da organização e que são coerentes com eles. Finalmente, a motivação tem uma dimensão de persistência. Esta é uma medida de quanto tempo uma pessoa consegue manter seu esforço. Os indivíduos motivados se mantêm na realização da tarefa até que seus objetivos sejam atingidos.

 

Neste contexto Mussak (2010), observa que “o estudo da motivação humana diz respeito à busca de explicação para as pessoas agirem e se comportarem de determinada maneira, e qual fonte de energia está sendo usada para tanto”. No entanto, compreender como essas pessoas se comporta requer um julgamento detalhista, pois é evidente, que nem sempre pessoas fazem as mesmas coisas pelas mesmas razões. (MUSSAK 2010, p.90).

Segundo Chiavenato (2006, p.64 e 65). Nesse sentido, existem três premissas que explicam o comportamento humano:

1. O comportamento é causado por estímulos internos ou externos. Existe uma causalidade do comportamento. Tanto a hereditariedade como o meio ambiente influem decisivamente no comportamento das pessoas.

2. O comportamento é motivado, ou seja, há uma finalidade em todo o comportamento humano. O comportamento não é casual e nem aleatório, mas sempre orientado e dirigido para algum objetivo.

3. O comportamento é orientado para objetivos. Em todo comportamento existe sempre um impulso, desejo, necessidade, tendência, expressões que servem para designar os motivos do comportamento.

   

Considera a motivação como um fator crítico em qualquer planejamento organizacional; por isso devem-se observar quais arranjos organizacionais e práticas gerenciais fazem sentido a fim de evitar o impacto que terão sobre o comportamento individual e organizacional. Para ele, é preciso compreender a teoria motivacional para se pensar analiticamente sobre todos os comportamentos nas organizações Lawler (1993 apud BRUNELLI, 2008, p.26).

2.1 MOTIVAÇÃO INTERNA

De acordo com Pires et al. (2002, p.86), “Caracteriza-se pelo conjunto de percepções que o indivíduo tem sobre sua existência, como ele valoriza e gosta dos próprios pensamentos e comportamentos[...]”.

        

2.2 MOTIVAÇÃO EXTERNA

Na visão de Pires et al. (2002, p.88), “Caracteriza-se pelo conjunto de valores, missão e visão de determinado ambiente que permite relações interpessoais adequadas, feitas dentro de um clima que leve à plena realização dos seres humanos [...]”.

2.3 AS PRINCIPAIS TEORIAS MOTIVACIONAIS

Segundo Maximiano (2011, p. 262), “Maslow desenvolveu a ideia de que as necessidades humanas dispõem-se numa hierarquia mais complexa que a simples divisão em dois grandes grupos”. Segundo Maslow, as necessidades humanas dividem-se em cinco grupos. São elas:

1. Necessidades fisiológicas ou básicas: Necessidades de alimento, abrigo (proteção contra a natureza), repouso, exercício, sexo e outras necessidades organizacionais.

2. Necessidades de segurança: Necessidades de proteção contra ameaças [...].

3. Necessidades sociais: Necessidades de amizade, afeto, interação e aceitação dentro do grupo e da sociedade.

4.Necessidades de autoestima: Necessidades de auto-estima e estima por parte de outros.

5. Necessidades de autorealização: Necessidade de utilizar o potencial de aptidões e habilidades, autodesenvolvimento e realização pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (360.1 Kb)   docx (103.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com