TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Motivação na Administração

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.425 Palavras (30 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 30

RESUMO

Abortando o tema motivação no trabalho, buscaremos entender quais os pontos cruciais para ascensão ou declínio da motivação. Pois observa-se grande dificuldade do empregado em se manter motivado e também do empregador em saber como motivar seus funcionários. Para isso usaremos de entrevistas voltadas para diferentes públicos, buscando encontrar um ponto motivacional em comum. (sem autores) (sem conclusão)

6- apresente os principais autores que embasam sua pesquisa;

7- Finalize em ate duas frases seu resumo em tom conclusivo(lembre-se que na conclusão ira explorar melhor seu assunto abordado)

mínimo de 250 e Maximo de 500 palavras

Palavras-chave  (3 palavras-chave)


ABSTRACT


SUMÁRIO


INTRODUÇÃO

Com as grandes exigências de competitividade e de estratégias eficientes e eficazes, observa-se o grande declínio motivacional dos colaboradores. A partir de uma análise em campo pode-se entender como cada indivíduo procura alcançar seus objetivos e metas baseando-se num sentimento interior. Explicando suas ações geradoras de produtividade ou improdutividade como colaborador num ambiente organizacional, a motivação passa a ser nosso foco de estudo.

Na visão de Celso Antonio Pacheco Fiorillo, meio ambiente do trabalho é: “... o local onde as pessoas desempenham suas atividades laborais, sejam remuneradas ou não, cujo equilíbrio está baseado na salubridade do meio e na ausência de agentes que comprometam a incolumidade físico-psíquica dos trabalhadores, independente da condição que ostentem (homens ou mulheres, maiores ou menores de idade, celetistas, servidores públicos, autônomos etc)” (FIORILLO, 2004, p. 22-23).

Assim, podemos entender que ambiente de trabalho é todo local aonde o indivíduo é submetido a cumprir com horários, respeitar autoridades, podendo ou não ser remunerado. Consequentemente, crianças que frequentam a escola, estão convivendo em ambiente de trabalho, pois há horário para entrada, saída e intervalo, além do respeito com os superiores (professores e demais funcionários).

Pessoas por viverem em espaços comuns e terem objetivos compartilhados, precisam uns dos outros, integram-se em uma coexistência contínua. Isso implica o respeito a algumas regras de convivência social ao mesmo tempo em que supõe a observância das políticas e dos procedimentos vigentes no ambiente.

Assim, para que o ambiente de trabalho seja, a um só tempo, estimulante e produtivo, diversificado e aberto, e para que a dignidade das pessoas seja preservada, torna-se imprescindível atender às diversas condições. Os excelentes ambientes para trabalhar são construídos a partir das relações cotidianas que os funcionários vivenciam – e não por uma lista de checagem de programas e benefícios.

A confiança é o princípio que define os excelentes lugares para trabalhar:

[pic 1]

Great Place to Work (site)

Criada a partir da credibilidade da gerência, do respeito com os funcionários e da imparcialidade entre os colaboradores. O grau de orgulho e os níveis de uma conexão autêntica e de camaradagem que os funcionários sentem entre si são componentes adicionais e essenciais.

Este modelo fundamental, confirmado pelo Great Place to Work® em mais de 25 anos de análise das opiniões pessoais dos funcionários, é universal e consistente ano após ano, de país em país, e se aplica a empresas em todas as indústrias, organizações sem fins lucrativos, educacionais e governamentais, com demografia de funcionários amplamente diversificada.

Dentro da organização um dos capitais mais importantes é o capital humano, estas são pessoas de várias culturas, tradições, formações, gênios e educação. A comunicação é fator fundamental para o relacionamento e desenvolvimento das atividades da empresa. É importante respeitar as diferenças existentes nesse ambiente que muitas vezes passamos mais tempo do que com os próprios familiares.

Com a participação de cada um o respeito é multiplicado para que haja um clima organizacional mais saudável e o seu grau de satisfação perante política de gestão de pessoas, modelo de gestão, missão, visão, valores, comunicação e valorização profissional.

Segundo Luz (2001) “O clima retrata o grau de satisfação material e emocional das pessoas no trabalho. Observa-se que este clima influencia profundamente a produtividade do indivíduo e, consequentemente da empresa. Assim sendo, o mesmo deve ser favorável e proporcionar motivação e interesse nos colaboradores, além de uma boa relação entre os funcionários e a empresa”.

Edela (1978): Classificou alguns tipos de clima organizacional de acordo com a cultura e os possíveis fatores que interferem:

•        Clima desumano, onde é dada excessiva importância à tecnologia;

•        Clima tenso, onde há forte pressão ao cumprimento de normas rígidas;

•        Clima burocrático, em que os resultados podem levar as punições e/ou demissões;

•        O clima de tranquilidade e confiança, onde existe plena aceitação dos afetos, sem descuidar-se de preceitos e do trabalho.

Alguns autores (Chiavenato, 1999; Nassar, 2000; Vergasta, 2001) afirmam que a cultura organizacional pode sofrer mudanças ao longo do tempo, mesmo que a organização resista a elas. Sendo que, atualmente, conta-se mais um bom ambiente de trabalho do que oportunidade de promoção e melhores salários. Por isso as empresas, devem investir no bem-estar e motivação dos funcionários.

A princípio, motivação é todo estímulo ou força existente no psicológico de cada pessoa capaz de impulsioná-la a fazer algo ou manter algum comportamento. Esta pode envolver a felicidade, auto realização, comportamento pessoal, fatores psicológicos e inconscientes. É específico em cada situação, ambiente e indivíduo. Compreender o que é motivação é também buscar princípios que nos ajude a entender por que o homem pratica alguma ação ou por que mantém certas atitudes.

De acordo com Abraham Maslow, a motivação de cada pessoa está baseada no suprimento de suas necessidades que são organizadas de forma hierárquica, acompanhando a pirâmide a partir de sua base:

[pic 2]

Profissão Atitude (blog)

Segundo o psicólogo Frederick Herzberg, existem dois fatores capazes de impulsionar uma pessoa: higiênicos e motivacionais. Os fatores higiênicos envolvem estímulos externos. Pode não gerar motivação primeiramente, mas exige extremos cuidados para que não crie a desmotivação. Aprimorando o desempenho físico e o rendimento das pessoas. Os fatores motivacionais abrangem estímulos internos, gerados a partir do ato de cada um, levando ao reconhecimento da auto realização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.5 Kb)   pdf (563.8 Kb)   docx (315.8 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com