TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Necessidade da Logística Para a Administração Pública e Suas Atividades

Por:   •  7/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 3

Logística e a Administração Pública: Elabore um texto reflexivo/explicativo da necessidade da Logística para a Administração Pública e suas atividades, focando nos elementos que formam esta atividade e no nível de serviço público que esta gera ou pode gerar. Tente colocar um olhar crítico sobre seu texto, mostrando mudanças que poderiam ser inseridas no campo da Gestão Pública com relação a esta temática.

A logística de serviço na Administração Pública exerce um papel muito importante, pois é o eixo que gera resultados, que é o reconhecimento da população dos serviços prestados pelas organizações públicas, uma vez que os cidadãos que pagam os impostos e tributos para a manutenção dos serviços públicos, a logística passa pelo pressuposto de produto certo, com a quantidade certa, no prazo certo, com a qualidade certa, e, sobretudo, atendendo a legislação. A logística dentro do setor público deve ser muito bem planejada para atender todas as demandas, por isso exige um conhecimento que deve estar de acordo com a realidade operacional da esfera pública, pois a prazos que devem ser cumpridos rigorosamente para não terem grandes impactos negativos, por isso a aplicação da logística deve ser aplicada de forma responsável por todos os envolvidos, de acordo com os parâmetros legais e culturais de cada organização. Uma observação importante é de que todo nível de serviço deve ser vigente em contrato antes mesmo de qualquer atividade logística, assim sendo cumprido sem mais, nem menos, porque um é falta e o outro desperdício.

Os resultados deste processo resultam em quatro tipos de valor, forma, tempo, lugar e posse. A produção gera o valor forma, já o valor tempo e lugar são controlados pela logística, o que significa o estoque e o transporte, o valor posse é realizado através do marketing e pelas finanças, um facilitador da posse para o consumidor, no caso a sociedade.

São recomendadas três etapas para a realização dos serviços, a primeira é a pré-transação, onde ocorre toda a negociação de forma formal e registrada, através de Pregões Eletrônico, Leilão Reverso, dentre outros que reduzem significativamente o tempo nas operações de aquisição e garante a transparência nos processos, depois a etapa da transação, onde a logística é realizada, e a terceira etapa a pró-transação, onde são avaliadas todas as garantias, reparos e reposição, nela também se encontra a satisfação do consumidor.

Quando se fala de logística podemos entender como uma gestão ou administração dos processos. E a maneira eficaz de realizá-lo é por meio do controle efetivo e quantitativo das operações, os indicadores são medidos pelo custo, valor e desempenho, ferramentas importantes para o gerenciamento dos processos logísticos que ajuda na eficácia e eficiência das operações. As atividades logísticas têm suas atividades complementares, que são as compras, armazenagem, embalagem de proteção, manuseio de materiais, transporte e manutenção da informação, que tem relação direta com a Gestão do Processamento do Pedido, de Gestão de Transporte e de Gestão de Estoque.

O gestor público deve estar atento a todas estas questões, pois os processos envolvem a indústria, a organização pública, a organização privada, os fornecedores e os clientes, é fundamental a troca de informações entre todos os envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com