TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NECESSIDADES NUTRICIONAIS NAS ATIVIDADES AERÓBIAS: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Por:   •  22/11/2016  •  Artigo  •  8.651 Palavras (35 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 35

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CAMPÚS UNIVERSITÁRIO DE VACARIA

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

NECESSIDADES NUTRICIONAIS EM ATIVIDADES AERÓBIAS: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

ACADÊMICO: EMANOEL ARIOSTO PIRES DE CASTRO

ORIENTADOR: MARCELO LA TORRE

VACARIA

2013

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL CAMPÚS UNIVERSITÁRIO DE VACARIA CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ACADÊMICO: EMANOEL ARIOSTO PIRES DE CASTRO

Orientador: Marcelo La Torre

NECESSIDADES NUTRICIONAIS EM ATIVIDADES AERÓBIAS: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado junto ao Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade de Caxias do Sul, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado.

Vacaria

2013

NECESSIDADES NUTRICIONAIS EM ATIVIDADES AERÓBIAS: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Emanoel Ariosto Pires de Castro1[1]

Marcelo La Torre 2[2]

RESUMO: A nutrição e o exercício físico compartilham um elo natural. A nutrição apropriada constitui o alicerce para um bom desempenho físico, proporciona o combustível para o trabalho biológico e as substâncias químicas para extrair e utilizar a energia potencial existente dentro deste combustível. Os nutrientes do alimento proporcionam também elementos essências para reparar as células existentes e sintetizar novos tecidos.

Alguns podem argumentar que uma dieta bem balanceada proporciona prontamente uma quantidade suficiente de nutrientes para o exercício físico. Por tanto acho que a influência da nutrição tem como objetivo maximizar o desempenho nas atividades físicas, encarado dentro do contexto das capacidades energéticas e do gasto energético, terá que incluir uma boa compreensão das fontes energéticas e do papel que os nutrientes desempenham na liberação e na transferência de energia. Como os nutrientes proporcionam energia e regulam os processos fisiológicos no exercício, um desempenho atlético aprimorado está associado com frequência às modificações dietéticas. Para busca sistematizada dos artigos que foi utilizada para presente revisão bibliográfica, as seguintes bases de dados Google acadêmico e do Scientific Electronic Library online (Scielo) onde foram usadas palavras chaves para busca no termo português tais como Nutrição e Atividade Física, Nutrição Voltado Para O Desempenho Esportivo, e também livros que acerca a respeito sobre o tema. Os estudos foram classificados como elegíveis quando contemplaram os critérios de inclusão propostos na pesquisa nos portais acadêmicos. Foram aprovados para presente revisão um total de 05 artigos que preencheram os critérios de inclusão propostos. Na literatura utilizou-se para pesquisa um total de cinco livros, os resultados obtidos dos artigos considerados elegíveis demonstram apesar das diferenças concepções metodológicos, e relações positivas entre as necessidades nutricionais balanceadas como carboidratos, lipídios e proteínas para suprir o gasto energético e realizar a síntese metabólica dos músculos, utilizadas em modalidades de características aeróbias por atuantes profissionais e amadores do esporte de endurance. Ainda os resultados desta relação tornam elucidadas as possibilidades de comparações devido a grande diversidade metodológica entre os estudos.

Palavra Chave: Nutrição, Atividade Física, Desempenho.

1- Introdução

A boa alimentação e a prática de atividade física são partes integrantes de qualquer programa visando à prevenção da saúde e do bem estar dos indivíduos. Há uma preocupação crescente com a manutenção de um estado nutricional ótimo determinado pelo balanço de nutrientes e energia adequado. Tanto o padrão alimentar como o de atividade física do individuo estão profundamente envolvidos nas causas de verdadeiros flagelos da civilização moderna, destacando-se a obesidade, a osteoporose, as doenças cardiovasculares obstruídas e o diabetes, entre outras (OLIVEIRA, RICARDO JACÓ DE, 2005).

A nutrição é uma importante ferramenta dentro da prática desportiva, pois, quando bem orientada, pode reduzir a fadiga, permitindo que o atleta treine durante mais tempo ou que se recupere melhor entre os treinos. Como vários nutrientes alimentares fornecem energia e regulam os processos fisiológicos relacionados ao exercício, seria tentador associar as modificações dietéticas ao aprimoramento do desempenho atlético (MCMURRAY; ANDERSON, 1996).

O desempenho atlético resulta de uma combinação de herança genética favorável, vontade, treinamento e uma abordagem consciente da nutrição. Seja o atleta amador ou profissional, iniciante ou avançado, a importância da nutrição como um fator que contribui para o sucesso durante os treinos e as competições vem sendo reconhecida há décadas (KRAUSE; LISA DORFMAN, 2012).

Foi alcançada uma concordância quase universal de que o estado nutricional precário prejudica o desempenho nas atividades laborativas. Existe também considerável concordância, apesar de não ser universal, de que uma boa nutrição (a dieta balanceada recomendada para praticamente todos os indivíduos) é adequada e provavelmente até mesmo ideal para a maioria dos indivíduos ativos assim como para os indivíduos sedentários (BURKE; READ, 1989).

Para ter um desempenho com eficiência máxima, um atleta (quem quer que seja) deve ser bem nutrido-isto é, adotando uma dieta que seja bem balanceada e rica em nutrientes adequados. No entanto, a boa nutrição compreende mais que os simples nutrientes “energéticos”, tais como quilocalorias de carboidratos, gorduras e proteínas, e incluem nutrientes “sem energia”, como os elementos igualmente importantes representados por vitaminas, minerais e água (FOX, 2002).

 A energia é fundamental para a manutenção dos sistemas biológicos e da própria vida. Ela é obtida no organismo a partir dos nutrientes energéticos, carboidratos, lipídios e proteínas. Cada grama de proteína ou carboidratos da dieta é capaz de fornecer ao organismo 4 kcal de energia, e cada grama de gordura ou óleo fornece 9 kcal. Quanto à fonte de energia, estima-se que uma dieta equilibrada deve-se obedecer aproximadamente às seguintes proporções em relação ao valor energético total (VET) diário (RICARDO DE OLIVEIRA ET. AL TIRAPEGUI, 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.1 Kb)   pdf (341.6 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com