TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORIGEM DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.581 Palavras (11 Páginas)  •  1.807 Visualizações

Página 1 de 11

A ORIGEM DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

-O surgimento desta nova teoria se deve a necessidade de humanizar e democratizar a Administração buscando deixar de lado os ideais inadequados da Teoria Clássica.

-Propulsores das ideias que sustentaram os pilares das Relações Humanas como John Dewey, Kurt Lewin, Elton Mayo,  e Vilfredo Pareto.

 A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE 

-A Experiência de Hawthorne foi realizada na fábrica da Western Eletric Company, no bairro de Hawthorne, em Chicago.

A experiência tinha como objetivo pesquisar a correlação entre iluminação e eficiência dos operários, medida por meio da produção. Notou-se que o fator psicológico prejudicava os resultados da experiência, em que havia um nível de rendimento proporcional à intensidade de luz sob a qual trabalhavam os operários, porém a iluminação era trocada por outra de mesma intensidade, confirmando ser um fator psicológico.

Verificou-se então a influência do fator psicológico exercida sobre o fator fisiológico e, como forma de remover esses fatores prejudiciais, estenderam a experiência a verificação da fadiga no trabalho, da mudança de horário, introdução de intervalos de descanso, aspectos basicamente fisiológicos.

A dinâmica dos grupos de observação e controle foram modificados num segundo momento, em que o grupo experimental foi informado de como funcionaria a pesquisa e as moças que compunham o grupo teriam um supervisor e um observador que as deixaram esclarecidas e confortáveis, de forma que eram solicitadas para trabalhar normalmente. Eis que o fator psicológico foi novamente percebido, um fator sem muitas explicações para prejudicar o trabalho, pois a moças se sentiam felizes com a supervisão sem tantas cobranças, o ambiente sem aquela pressão habitual, o trabalho em equipe harmonioso.

Dentre as conclusões da Experiência de Hawthorne podemos destacar:

-Nível de Produção é Resultante da Integração Social: o nível de produção não depende somente da capacidade física e fisiológica, mas também sua capacidade social e a integração com o meio em que está inserido.

 -Comportamento Social dos Empregados: os trabalhadores não agem isoladamente, em que o grupo exerce uma influência de ideais até pela sua relação de dependência.

 - Recompensas e Sanções Sociais: os grupos dentro das organizações criam normas e padrões de comportamento, os quais os membros do grupo são avaliados. O empregado é motivado, diferentemente da Administração Científica, baseado no reconhecimento, aprovação social, participação, entre outros elementos motivadores envolvendo as relações humanas.

- Grupos Informais: as organizações passam a se concentrar dos aspectos informais da organização como os grupos informais, comportamento social dos empregados, crenças, atitude e expectativa, motivação, que muitas vezes não estão ligados aos padrões impostos pelas organizações.

- Relações Humanas: São as relações entre grupos, entre pessoas, suas influências, aceitação, participação, aspectos humanos que auxiliam na convivência dentro das organizações e melhoram os resultados dos subordinados e liberdade ao se expressarem.

- Importância do Conteúdo do Cargo: a divisão do trabalho pela especialização, defendida pela Teoria Clássica não é a forma mais eficiente de delegação por causar monotonia e ser maçante, reduzindo a eficiência.

- Ênfase nos Aspectos Emocionais: atenção maior para os aspectos emocionais, não planejados do comportamento humano. Conforme Roethlisberger e Dickson as organizações são incumbidas das funções econômica e social, gerando um equilíbrio, mas nunca deixando para trás a satisfação dos seus participantes.

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

 Com a chegada da Teoria das Relações Humanas passou-se falar em motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo, etc. Os conceitos clássicos de autoridade, hierarquia, racionalização do trabalho, princípios gerais de Administração, departamentalização passam a ser contestados.

O homem social se baseia nos seguintes aspectos:

1. Os trabalhadores são criaturas sociais complexas, dotados de sentimentos, desejos e temores.
2. As pessoas são motivadas por necessidades humanas e alcançam suas satisfações por meio dos grupos sociais com as quais interagem.
3. O comportamento dos grupos sociais é influenciado pelo estilo de supervisão e liderança.
4. As normas sociais do grupo funcionam como mecanismos reguladores do comportamento dos membros. (Adota tanto sensações positivas como negativas.).

INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO HUMANA 

O ser humano é motivado, não por estímulos econômicos e salariais, mas por recompensas sociais, simbólicas e não materiais. Com a Teoria das Relações Humanas passou-se a estudar a influência da motivação no comportamento das pessoas

 TEORIA DE CAMPO DE LEWIN 

Para Lewin o comportamento humano é derivado da totalidade dos fatos coexistentes. Esses fatos coexistentes têm o caráter de um “campo dinâmico”, no qual cada parte do campo depende de uma inter-relação com as demais partes. É o chamado campo psicológico.

 O comportamento humano depende do campo dinâmicos atual e presente (o espaço de vida que contém a pessoa e o seu ambiente psicológico)

Pode ser representado pela equação:                 C = f (P,M)

Onde o comportamento (C) é resultado ou função (f) da interação entre a pessoa (P) e seu meio ambiente (M). A pessoa (P)

Nesta equação, é determinada pelas características genéticas e pelas adquiridas pela aprendizagem através de seu contato com o ambient.

 Lewin foi o inspirador dos autores da Escola das Relações Humanas e demais teorias posteriores.

 CICLO MOTIVACIONAL 

O a respeito da motivação humanas, afinal o comportamento humano é motivado. A motivação leva o indivíduo a alguma forma de comportamento visando à sua satisfação de uma ou mais necessidades. Se a necessidade é satisfeita, o organismo retorna ao seu estado de equilíbrio inicial, até que surja outro estímulo.

 FRUSTRAÇÃO E COMPENSAÇÃO 

Nem sempre a satisfação das necessidades é alcançada. Pode existir alguma barreira ou obstáculo que bloqueie a satisfação, ocorrendo assim uma frustração. Surgindo frustração, a tensão existente não é liberada e mantém o estado de desequilíbrio e tensão. O ciclo motivacional pode ter uma terceira solução: a compensação. A compensação ocorre quando o indivíduo tenta satisfazer uma necessidade impossível de ser satisfeita através da satisfação de uma outra necessidade complementar ou substitutiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com