TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORIGEM TEORIA COMPORTAMENTAL

Por:   •  15/3/2017  •  Dissertação  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 3

Explique qual a origem das Teorias Comportamentais da Liderança, e conforme o texto identifique e apresente a diferença entre a Teoria dos Traços e as Teorias comportamentais de liderança.

Apresente a definição de motivação, segundo um dos autores apresentados na presente Unidade e comente sobre a relação da motivação com as necessidades humanas.

A teoria comportamental está fundamentada no comportamento individual das pessoas nas organizações tendo por objetivo relatar como as pessoas se comportam dentro do seu ambiente de serviço tornando-se necessário a realização do estudo da motivação humana, a partir destas analises surgiu os temas fundamentais da teoria da motivação. Dando ênfase na análise das organizações por meio de conceitos relacionados com a estrutura informal, como comportamento, cultura, crenças e valores, relações interpessoais, atitudes e pelos desejos e expectativas de indivíduos e grupos. Nessa teoria, as pessoas são o ativo mais importante da organização.  

O estudo sobre Liderança baseada em como se tornar lideres, onde de acordo com a teoria Genética, quando se é um líder seus parentes irão herdar os traços e continuamente se tornaram lideres de sucesso, caso contrário não existe a possibilidade de tornar-se líder, assim como a teoria de traços, onde através dos aspectos físicos humanos, pode ser identificado se será ou não líder.

Entretanto, a teoria não foi completamente aceita, mas parcialmente, não por acreditarem na teoria, mas que algumas coisas poderiam ser verídicas e que apesar de alguns nascerem com traços de liderança, outros que não tinham os traços, poderiam aprimorar e tornar-se lideres, tendo a conclusão de que a liderança pode sim ser aprendida, o comportamento e liderança eficaz não depende dos traços mas a liderança depende da situação.

A teoria dos traços de personalidade é uma teoria costumeira, ela não tem um autor especifico, mas foi acontecendo com o passar dos tempos na organização, Esta teoria aponta que a liderança é uma característica INATA,ou nasce com ou nasce sem. Um bom apontamento que a teoria faz , é que o problema não está em nascer com os traços mas ter que liderar por ter traços, sendo uma inversão. Outro apontamento é os traços, onde relaciona ao aspecto físico.psicológico e intelectuais. Ou seja, o indivíduo vai ter um conjunto de elementos e traços onde se ele nasceu com estes traços ele vai ser líder e se não nasceu será impossível de exercer a liderança.

Logo a teoria comportamental, não considera mais as características inatas como uma principal,  pois ela da ênfase no comportamento de líder, independente de suas características, estatura a observação está nas atitudes e forma pela qual se relaciona, onde tem o apontamento de que a liderança pode ser aprendida, e o líder apresenta o determinado estilo de como “liderar”. 

Apresente a definição de motivação, segundo um dos autores apresentados na presente Unidade e comente sobre a relação da motivação com as necessidades humanas.

Segundo o autor ROBBINS (2005):

“A motivação relaciona-se á ligação entre a intensidade, direção e persistência de um individuo para o alcance de determinada meta. E é necessário considerar a qualidade de esforço, tanto quanto sua intensidade.” (pg 53, livro texto.)

Portanto, a motivação é uma força interna que se transforma, dependendo do momento, durante toda a sua existência, e desta maneira os seus objetivos ganham força. Desta forma, quando se afirma que a motivação é algo interior significa que, por este motivo, somente a própria pessoa tem a capacidade de realizar e de motivar-se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (297.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com