TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORIGEM DA TEORIA DE SISTEMAS

Por:   •  2/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

ORIGEM DA TEORIA DE SISTEMAS - uma teoria interdisciplinar com conceitos de cibernética, que abrange estudos de sistemas e da ciência da comunicação e do controle.uma abordagem organizacional de caráter integrativo e abstrato que produz valor através da sinergia. Mostra que a organização deve ser administrada como um todo complexo - sinergia organizacional.Visão do ser humano como HOMEM FUNCIONAL. O “sistema é aberto” porque seu comportamento é probabilístico e não determinístico, porque fazem parte de uma sociedade maior com partes menores onde existe uma interdependência entre as partes, possuem fronteiras mais ou menos definidas e precisam alcançar uma homeostase ou estado firme.TGS - foi elaborada pelo alemão Ludwig ela produz teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicações na realidade baseado na experiência.Cibernética- É a ciência da comunicação e do controle, seja na máquina, seja no animal. (homens, seres vivos).

Sistema: é um conjunto de partes ou subsistemas inter-relacionados que conjuntamente formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.Fechados: Não recebem influencia do ambiente que estão e também não o influenciam.

Abertos: Trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente, por meio de entrada e saída. CONCEITOS : 1. Conceito de entrada (input) Informação: É tudo o que permite reduzir a incerteza a respeito de algo. Quanto maior a informação, tanto menor a incerteza. Energia: É a capacidade utilizada para movimentar e dinamizar o sistema, fazendo-o funcionar. Materiais: São os recursos a serem utilizados pelo sistema como meios para produzir as saídas (produtos ou serviços).2. Conceito de saída (output)-Saída (output) é o resultado final da operação de um sistema.3. Conceito de caixa negra (black box)o conceito de caixa negra refere-se a um sistema cujo interior não pode ser desvendado, cujos elementos internos são desconhecidos e que só pode ser conhecido "por fora", através de manipulações externas ou de observação externa. 4. Conceito de retroação (feedback)É um mecanismo segundo o qual uma parte da energia de saída de um sistema ou de uma máquina volta à entrada.5. Conceito de homeostasia- É um equilíbrio dinâmico obtido pela auto regulação, ou seja, pelo autocontrole. É a capacidade que tem o sistema de manter certas variáveis dentro de limites, mesmo quando os estímulos do meio externo forçam essas variáveis a assumirem valores que ultrapassam os limites da normalidade.6. Conceito de informação Na linguagem diária, a ideia de informação está ligada à de novidade e utilidade, pois informação é o conhecimento (não qualquer conhecimento) disponível para uso imediato e que permite orientar a ação, ao reduzir a margem de incerteza que cerca as decisões cotidianas. 3principais - Dado: É um registro ou anotação a respeito de um evento ou ocorrência.Informação: É um conjunto de dados com um significado, ou seja, que reduz a incerteza ou que aumenta o conhecimento a respeito de algo.Comunicação: Ocorre quando uma informação é transmitida a alguém, sendo então, compartilhada também por essa pessoa.Redundancia- Excessiva abundância, particularmente de palavras. Repetição de palavras ou de ideias.Abuso de figuras de retórica. Administração das Operações : 1. Operações: focaliza os processos produtivos e produtividade;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com