TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Oferta Pública Mercado Financeiro

Por:   •  4/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 5

PROVA PARCIAL

Aluno:

Fernando Ichi

Prova Parcial da disciplina Aspectos Jurídicos e o Mercado Financeiro do curso de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas ministrado pelo professor Alexandre Pacheco.

São Paulo

2023

1.Explique as diferenças e semelhanças entre o chamado Mercado Financeiro e o chamado Mercado de Capitais, citando pelo menos 3 (três) exemplos de operações praticadas no âmbito de cada um desses 2 (dois) diferentes mercados.

A Fundação Instituto de Administração (FIA Business School) define o Mercado Financeiro como o espaço em que pessoas com excesso de dinheiro encontram aquelas que precisam de capital. O Mercado Financeiro é responsável por intermediar empréstimos de agentes superavitários para unidades deficitárias, que utilizarão o dinheiro para investir em atividades. Esse encontro é feito por meio de instituições financeiras, como bancos, corretoras e fundos, que otimizam a alocação de recursos e garantem a segurança do sistema, e conta com a supervisão de órgãos reguladores e fiscalizadores. O Mercado Financeiro é um termo abrangente que inclui outros mercados, como os de câmbio, monetário, de crédito e de capitais.

Enquanto isso, segundo Juliano Lima Pinheiro, em seu livro “Mercado de Capitais”, ele define o Mercado de Capitais como “O mercado de capitais pode ser definido como um conjunto de instituições e de instrumentos que negociam com títulos e valores mobiliários, objetivando a canalização dos recursos dos agentes compradores para os agentes vendedores”. O Mercado de Capitais, assim como o Mercado Financeiro, atua como intermediário entre aqueles com excedente financeiro e aqueles que necessitam de capital. No entanto, no Mercado de Capitais, essa relação se dá por meio da emissão e negociação de títulos mobiliários, em vez de operações de crédito. O papel do Mercado de Capitais é fornecer liquidez aos títulos, permitindo que ocorram transações entre operadores e, assim, capitalizar a empresa. As operações de mercado organizado no Mercado de Capitais são realizadas na B3, a Bolsa de Valores brasileira, que permite tanto negociações no mercado primário (oferta inicial de títulos) quanto no mercado secundário (operações entre investidores que não impactam na capitalização da empresa emissora).

No mercado financeiro, três tipos de operações que podem ser realizadas são:

Operações de crédito: onde agentes superavitários emprestam dinheiro a unidades deficitárias em troca de uma remuneração.

Operações de câmbio: que envolvem a compra e venda de moedas estrangeiras, permitindo a conversão de uma moeda em outra.

Operações de investimento: que envolvem a aplicação de recursos em diferentes tipos de ativos financeiros, tais como ações, títulos públicos, fundos de investimento, entre outros.

Já no mercado de capitais, três tipos de operações que podem ser realizadas são:

Emissão de títulos: que permite a captação de recursos por empresas através da emissão de ações ou de outros títulos mobiliários.

Negociação de títulos: onde os investidores podem comprar e vender títulos já emitidos no mercado secundário.

Oferta pública inicial: que é o processo de emissão de títulos pela primeira vez no mercado, conhecido como IPO (Oferta pública inicial).

2. Os teóricos afirmam que a Moeda tem três funções: meio de troca, unidade de conta e reserva de valor. Explique, considerando essas três funções, o porquê de se entender que a bitcoin não é, tecnicamente, Moeda.

A principal diferença entre moedas e criptomoedas é que as moedas são emitidas e controladas por um banco central, enquanto as criptomoedas não são. As moedas emitidas por um banco central, tais como Real, Iene, Dólar ou Libra são respaldadas pela confiança depositada no governo e na economia do país emissário. O banco central detém o controle da quantidade de moeda emitida, bem como da política monetária, que tem a capacidade de impactar a taxa de inflação e outras variáveis econômicas. Por outro lado, as criptomoedas, exemplificadas pelo Bitcoin, são descentralizadas e não possuem o apoio de nenhum governo ou instituição financeira central. Elas baseiam-se na tecnologia Block Chain e são criadas por meio de um processo denominado mineração. A quantidade de criptomoedas em circulação é determinada pelo protocolo subjacente e não por uma autoridade central.

Agora, colocando essas diferenças nas três funções fundamentais (meio de troca, unidade de conta e reserva de valor) de uma moeda e comparando a moeda e a criptomoeda:

Embora ambas as moedas possam ser usadas como meio de troca, o processo de transação é diferente. As moedas tradicionais podem ser facilmente transferidas eletronicamente por meio de sistemas bancários e financeiros centralizados, enquanto as criptomoedas dependem de uma rede descentralizada de computadores e da tecnologia Block Chain para transferência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (36.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com