TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PANDEMIA NA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  14/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Segundo a OMS, não existem mais critérios para que uma doença seja chamada de pandemia, deixando a definição deste status à mercê da análise caso a caso baseada nas condições e no contexto de propagação das infecções. Sinais que já foram usados pela OMS, baseados principalmente nas gripes contagiosas, cujo exemplo mais proeminente é a gripe espanhola de 1918, mas também são usados por historiadores para classificar outros casos de doenças registradas no passado e que foram devastadoras. O corona vírus surgiu em Wuhan na China e foi classificado pela OMS – Organização Mundial da Saúde, como pandemia em 11 de março de 2020. Classificar a covid 19 como pandemia não é que ele seja mais mortal, mas uma propagação geográfica da doença. O vírus do COVID 19 é transmitido por contato direto e gotículas respiratórias de uma pessoa infectada e pelo toque em superfícies contaminadas por esse motivo o distanciamento social continua sendo a forma mais segura de evitar o contágio. Atualmente devido tanto tempo afastado definimos o momento de "melancolia e intenso sofrimento", mas com perspectivas positivas e baseadas em valores humanitários, como cuidado e solidariedade. As pessoas foram afastadas uma das outras, tendo que se comunicar por telas de eletrônicas. Em seus universos particulares, as pessoas também precisaram aceitar outras rotinas - e, às vezes, até apreciar o lado bom da mudança. Se não houver nenhuma mudança significativa no avanço da pandemia no país, o Brasil pode superar os Estados Unidos em número de mortes de covid-19 no dia 29 de julho, aponta a projeção de um dos principais modelos matemáticos usados pela Casa Branca para definir suas estratégias. Nesse dia, o Brasil teria 137,5 mil mortos e os EUA, 137 mil.

2 DESENVOLVIMENTO

1.1 ORIGEM DA PANDEMIA

A origem linguística de palavra (a etimologia), o conceito pandemia significa “algo que afeta todas as pessoas”. Para a epidemiologia (área que estuda como doenças afetam populações humanas), a pandemia é uma epidemia que se origina em um ponto específico do globo e se propaga através dos continentes ao longo do tempo. Pandemia é quando uma doença se espalha por um grande território, fugindo a escala global como ocorre agora. Segundo a colunista Salomão, pandemia, palavra de origem grega, foi usada pela primeira vez por Platão com um sentido genérico, referindo-se a qualquer acontecimento capaz de alcançar toda a população, e o seu conceito moderno é o de uma epidemia de grandes proporções, que se espalha a vários países, em mais de dois continentes, aproximadamente ao mesmo tempo, como foi a Gripe Espanhola, a Influenza H1N1 e, a mais recente, do COVID-19. A maior mobilidade e o número de viagens realizado em todo o planeta são a principal causa pela qual uma pandemia pode ser desencadeada. Já o site Brasil escola destaca o significado de pandemia como uma designação usada para referir-se a uma doença que se espalhou por várias partes do mundo de maneira simultânea, havendo uma transmissão sustentada dela. Isso quer dizer que, em vários países e continentes, essa mesma doença está afetando a população, a qual está infectando-se por meio de outras pessoas que vivem na mesma região. A covid 19 já atingiu mais de 200 países. Entre os países mais afetados pela pandemia, o Reino Unido é aquele que tem o maior número de pessoas mortas quando se considera a taxa por 100 mil habitantes: 62,79. O Brasil aparece em sétimo, com 20,39 mortos a cada 100 mil habitantes. Segundo a tabela 1 onde podemos fazer um comparativo dos dados obtidos pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Tabela 1 – Dados de casos por países

ESTADO INFECTADOS MORTALIDADE TOTAL DE CASOS

Estados Unidos 182.610 55,8 5.961.900

Brasil 120.828 57,7 3.862.311

India 64.469 4,8 3.621.245

Russia 17.128 11,8 992.402

Reino Unido 41.499 61,8 334.467

Fonte: Universidade Johns Hopkins (Baltimore, EUA). Dados atualizados no site da BBC News Brasil, 2020.

De Acordo com o BBC News Brasil, o Brasil tem o maior número de novos casos por dia, mas quando se mede o total a cada 1 milhão de habitantes está em nono (150 casos por milhão), segundo dados do Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças (ECDC). Como destacamos no gráfico 1 abaixo. Vale lembrar que esses dados variam bastante conforme a capacidade de cada país de realizar testes.

Grafico 1 – Indice de Mortalidade dos Países

Fonte: Universidade Johns Hopkins (Baltimore, EUA). Dados atualizados no site da BBC News Brasil, 2020.

O número de mortes no Brasil dobra atualmente a cada 22 dias. Ao menos 43 mil pessoas morreram de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com