TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PARTICIPAÇÃO E GESTÃO DEMOCRATICA NAS ESCOLAS PUBLICAS: ESTUDO DA ESCOLA JOSE MANUEL DE QUEIROZ NA REGIAO METROPOLITANA DO RECIFE

Por:   •  25/8/2022  •  Dissertação  •  7.009 Palavras (29 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 29

PARTICIPAÇÃO E GESTÃO DEMOCRATICA NAS ESCOLAS PUBLICAS: ESTUDO DA ESCOLA JOSE MANUEL DE QUEIROZ NA REGIAO METROPOLITANA DO RECIFE

Kaléo Fernando de Andrade Lima

kaleofernando@hotmail.com

SIC III – Antônia Dutra

Resumo: A presente pesquisa mostra resultados obtidos através de um estudo de caso realizado na Escola José Manoel de Queiroz no bairro do Janga, Paulista nos ano de 2014, destacando a importância que há na participação na gestão escolar, e o entendimento da cultura organizacional como fatores que possibilitem estabelecer uma gestão democrática nas escolas. O objetivo principal de nossa pesquisa é fazer-se entender que a participação na gestão é algo imprescindível para que se tenha uma gestão democrática. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa com objetivo de verificar o entendimento da comunidade escolar sobre sua participação nas atividades escolares. Concluímos o estudo com os resultados obtidos nas entrevistas, onde através das analises pode-se identificar o nível, e o entendimento sobre a participação da comunidade escolar na gestão, seus desafios e perspectivas para que se tenha uma gestão democrática efetiva.

Palavras - chave: Gestão Democrática, Participação, Cultura Organizacional.

Abstract: This study shows results obtained from a case study conducted at the School José Manoel de Queiroz in the district of Janga, Paulista in 2014, highlighting the importance that there is participation in school management, and understanding of the organizational culture as factors that make it possible to establish a democratic management in schools. The main objective of our research is to be understood that participation in management is something essential in order to have a democratic management. We used a qualitative approach in order to verify the understanding of the school community about their participation in school activities. We conclude the study with the results obtained in interviews, where through the analysis can identify the level and understanding on the participation of the school community in the management, its challenges and prospects in order to have an effective democratic management.

Key - words: Democratic Management, Participation, Organizational Culture.

  1. Introdução

O tema participação escolar por ser muito discutido e ser elemento importante na gestão democrática, tem relação com a democracia assumindo papel essencial na administração escolar.

A gestão democrática se caracteriza pela participação da comunidade, a deliberação coletiva na solução de problemas por meio da consulta e por buscar estabelecer e garantir a qualidade no ensino público através da participação da comunidade escolar, elaborando-se projetos que representem a realidade. Para estimular a participação da comunidade escolar em sua gestão, cabe à escola realizar ações que busquem aproximar a sociedade de forma geral a seu redor a se sentir-se com o dever de participar de suas atividades.

 Conforme afirma Matos apud Malveira et al. (2010), a participação nos processos e decisões estimula a motivação, a cooperação e libera os potenciais criativos dos indivíduos e equipes, levando a um maior engajamento e responsabilidade para busca de resultados. Outro conceito de participação na gestão democrática seria o de Monlevade apud Malveira et al. (2010), o qual define que a gestão com participação é aquela onde os participantes influenciam os outros para uma tomada de decisão conjunta.

A escola como instituição com fins a preparar pessoas e profissionais para a sociedade assume o papel de contribuinte social, através de suas atividades acadêmicas e culturais, realizadas dentro e ao entorno da comunidade a qual esta inserida.

O objetivo de nossa pesquisa é apresentar a importância da participação na gestão escolar, o entendimento de sua cultura, buscando fazer-se entender sua importância dentro da escola. No intuito de agregar valor ao tema discutido traremos teorias de autores que discutiram sobre o tema, fazendo uma relação da teoria e da prática sobre o estudo.

2. Referencial Teórico

2.1 Importância da Gestão Democrática na Escola

        Para entendermos a importância da gestão democrática e a participação escolar na educação, necessitamos anteriormente entender historicamente como ocorreu o seu surgimento, as lutas no estabelecimento de ações de cunho participativo e democrática. (OLIVEIRA; REIS; MENEZES, 2013).

Segundo Oliveira, Reis e Menezes (2013), a iniciativa de realizar ações voltadas à gestão democrática, surgiu no Brasil nas décadas de 30 e 40, onde o País teve a necessidade de adotar um novo modelo de organização de suas instituições, por implicação do auge da revolução industrial ocorrida neste período, exigindo-se ter eficiência em suas formas de administrar. Tal necessidade de mudança de um sistema centralizador e burocrático defasado, por um que proporcionasse melhores resultados, esta exigência por um novo modelo de gestão acabou influenciando e disseminando novos padrões em todas as áreas do Estado.

Com essa necessidade de mudar imposta pelo estado, a administração escolar por ser parte do Estado teve que seguir os novos padrões de gestão como as outras organizações da Federação passando também a utilizar o novo modelo de gerenciamento adotado, na busca da eficiência, eficácia1(OLIVEIRA; REIS; MENEZES, 2013).

Segundo Saviani (1986), foi nessa mesma década que houve a reforma no ensino, instituído pela lei nº 5692, determinando que a escola cumprisse certas funções políticas, paralelamente surgiu também o movimento Escola Nova no Brasil que através da Associação Brasileira de Educação (ABE) os pioneiros da educação no País manifestaram-se por uma nova política educacional, gerando um otimismo pedagógico que apoiava a participação maior da sociedade, com preocupações políticas com relação à escola para torná-la um instrumento de participação democrática que preocupa-se com objetivos e métodos que buscam a qualidade em vez da quantidade.

O modelo tradicional exigia a busca da elaboração de um novo padrão de administrar, um que focasse na participação, visto que o utilizado não priorizava o entendimento de que todos deveriam participar do processo de administrar. Um processo com divisão de responsabilidades e contribuição coletiva, como é caracterizado o modelo de gestão democrático.

Passado esse período tivemos outro marco na historia que foi a crise nos anos 80 e 90. O País passou por uma crise de gerenciamento nos cenários nacional e internacional economicamente, configurando-se ineficaz o modelo usado na gestão de suas organizações, necessitando assim, realizar reformas políticas. As reformas atingiram todas as áreas, inclusive a do ensino, passando tal setor a ser beneficiado com as reformas. As mudanças adotadas culminaram na valorização dos professores e introdução de novos modelos de gestão. (OLIVEIRA, REIS E MENEZES, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.7 Kb)   pdf (208.4 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com