TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Democratica Nas Escolas Publicas

Artigos Científicos: Gestão Democratica Nas Escolas Publicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Neste trabalho tenho como objetivo desenvolver uma produção textual interdisciplinar integrando conteúdos das disciplinas ofertadas no semestre tendo a função de promover o dialogo entre as diferentes áreas, proporcionando uma compreensão mais alargada do conhecimento adquirido através das disciplinas que compõem o semestre.

Será discutido sobre gestão escolar, tecnologias educacionais e políticas publicas; refletindo sobre a relação da tecnologia educacional com a gestão democrática na escola publica.

DESENVOLVIMENTO

O grande eixo a ser debatido nesse trabalho é a Gestão Democrática. A tese principal a qual busca-se defender é a de que o a Informática Educativa tem importante papel na promoção da Gestão Democrática. O que se observou em seus aspectos históricos é uma indefinição quanto à função desse recurso para a educação formal já estabelecida.

Quando se fala em Gestão Democrática, supõe-se um conceito esgotado e bem definido. Mas, na prática, demonstrar-se-á que isso não ocorre, pelo contrário, há uma série de variações de significado em função da última palavra da locução: democrática, que deriva de um termo plurissignificado – Democracia.

Então, para o seu efetivo exercício, cabe a escola não a simples tarefa de assimilar em seu discurso a aplicação da gestão democrática definida em lei, mas também avaliar se sua significação é uníssona e bem definida. Por isso, opta-se, no presente escrito, por um caminho que ilustra muitas definições e arguições sobre democracia e praticamente nenhum entendimento razoável entre os entes da escola quanto à gestão democrática.

De acordo com Morán (2003), a teoria na educação é muito avançada, mas a prática está muito distante. No entanto, quando sensibilizado a trabalhar com a informática, o educador percebe-se um agente transformador da ação pedagógica e esta descoberta reflete-se rapidamente na elaboração de seu material didático e no planejamento de suas aulas. Este é o primeiro passo na direção do professor "abraçar" a informática na escola. Os autores Bruner, Dewey, Freire, Piaget, Skinner, Vigotsky, entre outros, oferecem as bases em que a interação da informática com a educação pode ser trabalhada, sendo modificada de acordo com a turma, com a metodologia adequada ao tema que será desenvolvido e com o Projeto Político Pedagógico da escola.

A seguir foi proposta a realização da seguinte pesquisa:

1- Mantenedora do estabelecimento de ensino?

Resposta: Municipal.

Localização: Cidade: Trindade

Estado: Goiás

2- O Estabelecimento oferta?

Resposta: Educação Infantil e Ensino Médio.

3- A escola possui laboratório de informática?

Resposta: Sim, utilizado pela comunidade escolar.

4- O laboratório conta com um técnico para auxiliar os professores?

Resposta: Não

5- Quais os outros recursos tecnológicos que a escola possui?

Resposta: TV, DVD e som.

6- Qual freqüência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com