TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Democrática Da Escola pública Município

Exames: Gestão Democrática Da Escola pública Município. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 6

PLANO DE AULA

Mídia Digital

Professora: Nilva Cirilo Pereira Reis

Tema: “A importância do trabalho em equipe nas decisões da escola”

Público alvo: Diretores, Supervisores e Inspetores Municipais de Porto Nacional

Duração: 4 horas

Preparação da aula Data:02/06/2010

Disciplinas que podem ser exploradas com o vídeo: História, Filosofia, Sociologia. Professora: Nilva Cirilo Pereira Reis

Vídeos escolhidos : Trabalho em equipe: juntos por um único objetivo; (www.youtube.com.br )

Conteúdo: A participação dos órgãos colegiados na construção do Projeto Político Pedagógico da escola.

Objetivos:

Ampliar o conhecimento sobre as formas de promover a participação coletiva na escola.

Promover reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida na escola

Recursos utilizados: data show, microfone, note book, vídeo.

Após a exploração dos slides responder aos seguintes questionamentos:

-Como a escola desenvolve o trabalho em equipe?

-Quais os entraves que dificultam o trabalho coletivo?

-Há envolvimento de todos os seguimentos na elaboração e execução dos Projetos;

-Qual o grau de satisfação dos seguimentos internos e externos da escola com o trabalho desenvolvido pela escola?

GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA

BASE LEGAL

Constituição Federal de 1988, Artigo

206,Inciso VI “gestão democrática no ensino público”.

LDB-Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Artigo 9º dispõe sobre a elaboração do PNE-Plano Nacional de Educação resguardando os princípios constitucionais, bem como incluindo o de gestão democrática .

A efetivação da gestão democrática é fruto da mobilização dos trabalhadores em educação, das comunidades escolar e local. Isso implica luta pela garantia da autonomia da unidade escolar, pela implantação de processos colegiados nas escolas , pela garantia de financiamento pelo poder público..

Gestão Escolar

Forma de organizar o trabalho pedagógico, que implica visibilidade de objetivos e metas dentro da instituição escolar(como está definido no PPP(Projeto Político Pedagógico) -funções e atribuições, planos de ações). Sistematização e monitoramento de todo o trabalho pedagógico, bem como dos resultados educacionais: SARE, Prova Brasil, IDEB.

Implica gestão colegiada ( conselho escolar ) de recursos materiais e humanos, planejamento de suas atividades , distribuição de funções e atribuições na relação interpessoal de trabalho, e partilha do poder;

Diz respeito a todos os aspectos da gestão colegiada e participativa da escola e na democratização da tomada de decisões.

A participação efetiva de todos os membros da comunidade escolar e local é a base para a democratização da escola e de sua gestão para que a escola cumpra com as suas finalidades sociais. Trata-se de processo a ser construído coletivamente , que deve considerar a realidade de cada escola e dos que nela trabalham, estudam, compartilham ações, atividades e momentos culturais e políticos.

O importante é compreender que esse processo se efetiva pelo resultado, sobretudo, da concepção de gestão e capacidade da participação dos diferentes segmentos em explicitar princípios voltados para o bem comum.

Nesse percurso, a definição da concepção, das funções da escola, dos seus valores, princípios e, portanto, do alcance e da natureza política e social da gestão democrática, é fundamental para a efetivação dos processos de participação e decisão, sendo o Projeto Político Pedagógico o instrumento norteador de todo o trabalho da escola.

O que é o projeto político-pedagógico?

E um instrumento que organiza e sistematiza o trabalho educativo, compreendendo o pensar e o fazer da escola por meio de ações, atos e medidas que combinem a reflexão e as práticas do fazer pedagógico (SILVA, 2003, p. 296).

PRINCIPAIS METAS E OBJETIVOS DA ESCOLA

O Projeto Político Pedagógico busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional , com um sentido explicito, com um compromisso definido coletivamente. E, por isso, todo projeto pedagógico da escola é também um projeto político, por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária (VEIGA, 2004, p. 15).

A importância do projeto político-pedagógico e do trabalho coletivo na escola

A LDB estabelece no artigo 2º as finalidades da educação nacional, que são: o desenvolvimento pleno do educando, sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O projeto político-pedagógico tem como fundamentos esses mesmos objetivos institucionais.

A construção coletiva do projeto político-pedagógico, envolvendo professores, estudantes, funcionários, pais e comunidade é um aprendizado da gestão democrática e participativa. Pois, a democratização implica, portanto, compreender a cultura da escola e dos seus processos, bem como articulá-los com as relações sociais mais amplas, definindo suas finalidades .

Finalidade cultural Finalidade Política social Finalidade de formação profissional Finalidade humanística

a) Finalidade cultural : visa preparar culturalmente os indivíduos para compreender melhor a sociedade em que vivem; b) Finalidade política e social : busca formar os indivíduos para participarem politicamente na sociedade da qual fazem parte;

c) Finalidade de formação profissional : propõe-se preparar o estudante para a compreensão do papel do trabalho na sua formação; d) Finalidade humanística : tem como objetivo formar o estudante integralmente .

DEMOCRATIZAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com