TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA, NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA E POPULAR.

Por:   •  23/3/2016  •  Resenha  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 2

Di Giorgi, C. A. G. Di; Leite, Y. U. F.. A QUALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA, NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA E POPULAR. Série-Estudos – Periódicos do Programa de Pós-Graduação Em Educação da UCDB. Campo Grande – MS, n. 30, 305 – 323. Jul/dez. 2010.

Palavras-chave: Qualidade da educação. Democratização do ensino. Educação popular.

Síntese do texto

Em linhas gerais, o texto apresenta o desenvolvimento do processo de democratização da educação escolar no Brasil no que se refere ao acesso da classe popular ao ensino sistematizado.

A partir de um breve histórico, os autores mostram como esse processo se democratização da escola pública se desdobrou ao longo da história do país, desde o período colonial até a atualidade (no caso, até o ano de 2010).

Das conclusões possíveis, nota-se que durante muito tempo, mais de dois séculos, não houve educação escolar no Brasil. Essa função, no período colonial, era exercida pelos Jesuítas, que catequizavam os indígenas, ou seja, ensinavam a religião por meio da Língua Portuguesa e por outro lado, com a evolução desse sistema de ensino, a companhia de Jesus se voltava cada vez mais a oferecer instrução e formação à elite.

A vinda da família real para o Brasil, em 1808, foi fator determinante para a criação dos primeiros cursos superiores no país e tinham como objetivo central atender às necessidades da elite que aqui viviam.

Durante o Império ocorreu um fato relevante, o ato adicional, em 1834, promoveu a descentralização da incumbência da escola elementar, que até então era responsabilidade do governo geral. Com esse evento, as províncias ficaram com esse encargo, enquanto que o governo geral deveria se responsabilizar pelo ensino superior.

Apesar desse marco na história da educação brasileira, nesse período a educação elementar não era concebida como necessidade essencial para a estrutura social do país e, dessa forma, o ensino era organizado de maneira muito desigual.

A mudança de Império para República ocorre, a organização social  e política do Brasil  vai se modificando e as necessidades educacionais começam a tomar outra forma.

Avançando um pouco nessa história, percebemos que até 1930 o Brasil era comandado pelo “mundo agrário” e nesse período a escola básica não era assim tão necessária.

A entrada de Getúlio Vargas no governo geral do país, em 1930, modifica essa estrutura hegemônica e a educação escolar básica se expande enormemente. No período do Estado Novo, a instituição escola passa ser utilizada para difundir a ideologia do governo Vargas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com