TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS: ESTUDO DE CASO SOBRE OS DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ ALVES BEZERRA DE PORTO DOS GAÚCHOS/MT

Por:   •  17/9/2018  •  Artigo  •  5.183 Palavras (21 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 21

MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS:

ESTUDO DE CASO SOBRE OS DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ ALVES BEZERRA DE PORTO DOS GAÚCHOS/MT

GROBE, Elidiane Karine Trevisan[1]

Resumo 

Todo comportamento humano é guiado por algo que o motiva, a motivação mobiliza o comportamento do homem para ir em busca de determinadas metas. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a importância da motivação nas organizações públicas, assim como apresentar as principais teorias sobre motivação e observar como a motivação interfere na direção e persistência dos esforços para o alcance dos objetivos propostos e consequentemente nos resultados das organizações públicas. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturadas com o gestor da Escola Estadual José Alves Bezerra do município de Porto dos Gaúchos, em que questionou-se qual sua concepção acerca do tema motivação, a opinião sobre a importância de manter servidores motivados, assim como as estratégias utilizadas no sentido de estimular a motivação entre os servidores. Realizou-se também questionários com os servidores lotados nesta escola. Os dados coletados a partir da entrevista e questionários foram reunidos e analisados as diferentes ideias e as respostas apresentadas pelos sujeitos desta pesquisa. Estes dados estão transcritos neste trabalho, relacionando-os com as considerações dos autores que fundamentam este trabalho. A partir dos resultados pudemos concluir que manter um ambiente com servidores motivados contribui para o alcance de metas e objetivos da organização. Na instituição pesquisada percebe-se várias iniciativas da gestão no sentido de incentivar e motivar seus servidores, mas para que seja possível alcançar todos os objetivos e metas esse processo precisa ser continuo mantendo e renovando ações e estratégias que estimulem a motivação

Palavras-chave: Contribuições, Desafios, Motivação, Organizações públicas.

1. Introdução

A motivação no ambiente organizacional afeta diretamente os resultados de uma empresa ou instituição pública. Busco com esta pesquisa apresentar uma abordagem dos desafios encontrados pelos gestores para manterem seus servidores motivados, assim como refletir sobre as contribuições que a motivação pode trazer para o alcance de resultados em uma organização pública, mais especificamente em uma instituição pública de ensino da rede Estadual de Educação no município de Porto dos Gaúchos/MT.

Todos nós temos um fator ou elemento que nos motiva a acordar todo dia e ir para o trabalho, todos nós temos algo que dá sentido e motivo para persistirmos diante das dificuldades enfrentadas, do cansaço ou de suportar problemas encontrados no dia a dia na convivência com colegas e chefes. Esse motivo que nasce de uma necessidade, emergindo um desejo que desperta o querer, que produz energia intensa e gera vontade, que impulsiona nossa atuação.

Porem constantemente dentro das organizações públicas percebe-se por vezes um alto índice de insatisfação por parte dos servidores, o que nos leva a refletir sobre suas causas, sendo estas por falta de incentivos, por falta de estrutura, ou de salários adequados.

Segundo Paul Specto (Apud CAMARGO, 2009, p 44) “motivação é um estado interior que conduz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamentos. Motivação envolve direção, intensidade, persistência de um comportamento, sendo que a direção consiste na escolha de comportamentos específicos entre uma serie de comportamentos possíveis, a intensidade é o esforço que um indivíduo gasta na realização de determinada e a persistência é o empenho continuo e engajado no desempenho de determinado comportamento ao longo do tempo”.

Sabe-se que a motivação do servidor está diretamente relacionada com os resultados da organização, sendo assim é de suma importância que os gestores estejam preparados para motivar esses servidores e alcançar os objetivos almejados.

Diante de tais desafios é que proponho como questão de pesquisa o seguinte questionamento: Quais os desafios encontrados pelos gestores para manterem seus servidores motivados e que contribuições a motivação pode trazer para o alcance de resultados em uma organização pública?

Este texto tem como objetivo de analisar a importância da motivação nas organizações públicas, assim como apresentar as principais teorias sobre motivação e observar como a motivação interfere na direção e persistência dos esforços de um servidor para o alcance dos objetivos propostos pela organização e se o grau de motivação do servidor pode interferir nos resultados das organizações públicas.

Buscou-se verificar qual é a função do Gestor no sentido de desencadear esse potencial nos servidores e verificar quais fatores contribuem para a falta de motivação dos servidores na organização pesquisada.

Todo comportamento humano é guiado por algo que o motiva, sendo assim a motivação mobiliza o comportamento do homem para ir em busca de objetivos. Sabemos que as ações e os esforços realizados para executar as tarefas pelos colaboradores de uma empresa estão diretamente ligados aos resultados da empresa, sendo assim faz-se necessário analisar se o grau de motivação dos colaboradores tem interferido no resultado das empresas e se os líderes estão preparados para a realização de ações e estratégias que motivem seus colaboradores.

Percebemos a necessidade de mais conhecimentos sobre esta temática. Trazendo-nos uma reflexão acerca da importância do desenvolvimento de um clima e um ambiente que desperto nos servidores um motivação maior e um interesse pelas atividades desenvolvidas pela instituição.

Para a realização desta pesquisa e para o alcance dos objetivos propostos, utilizou-se os pressupostos da pesquisa qualitativa que segundo Bogdan e Biklen (Apud LÜDKE & ANDRÉ, 2003, p. 13) “envolve a obtenção de dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com a situação estudada, enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes”.

No primeiro momento da pesquisa de campo, entrevistou-se o Gestor da Escola Estadual José Alves Bezerra, posteriormente foram entregues 10 questionários para servidores que estão diretamente ligados a atuação do gestor citado.

2. Estrutura: Fundamentação Teórica e Análise dos Dados

Segundo Paul Spector (Apud CAMARGO, 2009, p 44) motivação é um estado interior que conduz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamentos. Motivação envolve direção, intensidade, persistência de um comportamento, sendo que a direção consiste na escolha de comportamentos específicos entre uma serie de comportamentos possíveis, a intensidade é o esforço que um indivíduo gasta na realização de determinada e a persistência é o empenho continuo e engajado no desempenho de determinado comportamento ao longo do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.1 Kb)   pdf (416.1 Kb)   docx (118.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com