TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA DA RECEPÇÃO: Sob a Luz da Teoria da Codificação e Decodificação de Stuart Hall

Por:   •  30/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de Pernambuco
Centro Acadêmico do Agreste
[pic 1][pic 2]

Curso de Administração

AUTORAS:

ALLÂNA DE AMORIM LIMA;

BRUNA LAYZE SILVA;

GEIZZIANE LETYCIA DE FRANÇA SILVA;

A PESQUISA DA RECEPÇÃO: Sob a Luz da Teoria da Codificação e Decodificação de Stuart Hall

        

Caruaru

 2016

A PESQUISA DA RECEPÇÃO: Sob a Luz da Teoria da Codificação e Decodificação de Stuart Hall

Artigo Científico apresentado como avaliação da 2° unidade da disciplina de Comunicação nas Organizações, sendo um requisito obrigatório para conclusão da disciplina.

Caruaru

2016

A PESQUISA DA RECEPÇÃO: Sob a Luz da Teoria da Codificação e Decodificação de Stuart Hall

RESUMO

        

Palavras-chave:


  1. INTRODUÇÃO

A pesquisa da recepção pode ser considerada um marco nos estudos de comunicação, sobretudo a partir da obra de Stuart Hall (Encoding and Decoding in Television Discourse). O estudo do referido autor foi considerado inovador, pois trouxe para discussão da comunicação um novo paradigma, onde se contestou o poder dos discursos das mídias televisivas e enfatizou-se o papel do receptor (audiência) como agente produtor de significado, não sendo mais visto, portanto, como um agente passivo, mas sim, ativo, no processo comunicativo. Para Porto (2003, p. 9) o novo paradigma trazido através da pesquisa de recepção passou a enfatizar disputas ideológicas no processo de comunicação, distanciando-se da visão de alguns marxistas que concebiam como dado da realidade o poder da mídia.

De acordo com Hall (2003, p. 353 - 354), o seu artigo tem um cunho polêmico, pois se opõem a algumas abordagens até então existentes sobre a comunicação, que concebiam o processo comunicativo como um fluxo perfeito, onde a mensagem transmitida é totalmente transparente e, o único problema que poderia ocorrer nesse processo, é que o receptor poderia ou não estar apto para compreender a mensagem. Corroborando com tal afirmação, Costa (2012) apud Schulman (2000) afirma que a teoria de Stuart Hall, rompe com quatro componentes das abordagens tradicionais de comunicação. A primeira ruptura percebida diz respeito às abordagens behavioristas, que enxergavam a influência das mídias de comunicação massiva nos termos de estímulo-resposta. Rompem também com as percepções de que as mensagens da mídia são estruturas transparentes de significado; concebe-se, portanto, as mensagens midiáticas como estruturas complexas de sentido. O terceiro ponto de ruptura destacado pelo autor, é a figura do receptor como agente passivo, optando-se então nessa nova abordagem, por considerar as variadas formas, pelas quais uma mensagem pode ser decodificada. E por fim, rompe-se com a ideia de uma cultura de massa, semelhante em todos os sentidos.

Nos seus estudos Stuart Hall, identifica três formas pela qual uma mensagem pode ser decodificada, são elas: por uma posição dominante, negociada, ou por oposição. Ou seja, a mensagem midiática é uma prática produtora de sentido, que pode ser aceita, negociada ou rejeitada (COSTA, 2012).

Tendo como base, as rupturas acima descritas e os estudos da recepção - visto como um processo que ocorre de formas diferenciadas -, a presente pesquisa visa em primeiro momento dar ênfase as abordagens tradicionais de comunicação e após a contextualização de tais abordagens, trazer o enfoque dado por Stuart Hall na década de 70 ao processo comunicativo, com a publicação do artigo Encoding and Decoding in Television Discourse, destacando a sua importância nos estudos de comunicação, sobretudo, no entendimento do receptor como agente produtor de significado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (214.3 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com