TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Identidade Cultural Na Pós-Modernidade - Stuart Hall

Pesquisas Acadêmicas: A Identidade Cultural Na Pós-Modernidade - Stuart Hall. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 5

A Identidade Cultural na Pós-Modernidade – Stuart Hall

Título Original: ‘’The question of cultural identity’’.

Nascido em Kingston, na Jamaica em 3 de fevereiro de 1932, Stuart Hall vive até hoje. Notável teórico cultural que trabalha no Reino Unido. Ele contribuiu com obras chave para os estudos da cultura e dos meios de comunicação, bem como para o debate político.

Esta obra de Hall nos alerta que em um mundo de fronteiras divididas e de continuidades rompidas, as velhas certezas e hierarquias da identidade, têm sido postas em questão. O sujeito que outrora era visto como tendo sua identidade imutável, hoje é um ser fragmentado, rico em pluralidades culturais.

O livro analisa a crise na pós-modernidade onde observamos três concepções de identidade:

º Sujeito do iluminismo: aquele que é centrado em si mesmo, nas suas capacidades e razões.

º Sujeito sociológico: aquele que cria sua identidade baseando-se em outras, baseia-se numa sociedade, sujeito este não auto-suficiente e autônomo.

º Sujeito pós-moderno: aquele que possui uma identidade móvel, onde sistemas culturais nos influenciam e os influenciamos mutuamente.

A globalização é um dos aspectos abordados na obra, de maior relevância, pois este está relacionado ao caráter da mudança da modernidade.

As sociedades modernas diferem das tradicionais por serem mutantes e tais mudanças são rápidas e passageiras. Nesta sociedade moderna, não há nenhum centro ou ponto focal único, ela está constantemente sendo descentrada e fragmentada.‘’A identidade plenamente unificada, completa, segura e coerente é uma fantasia’’. (Hall, 1987)

No decorrer de tais mudanças na sociedade, o sujeito moderno adquiriu elos coletivos com os seus e sujeitos de outras tribos, surgindo assim um deslocamento cultural que por sua vez gerou a descentralização. A globalização está atingindo todas as culturas, portanto temos uma ‘’homogeneização global’’.

De uma forma teórica, Elkind (1998 – Desenvolvimento Humano) explica diferentes maneiras de se criar uma identidade. Processos de diferenciação, de integração e de ‘’Colcha de Retalhos’’ (um self constituído a partir de pedaços e partes de outras identidades). O mesmo é também descrito por Hall, que acentua bem esta idéia de ‘’Colcha de Retalhos’’ durante toda a obra aqui trabalhada.

O fato de termos uma identidade mutável nos afirma cada vez mais que o conceito da estrutura da identidade permanece aberta sempre havendo uma lacuna para ser preenchida por novas histórias, e isso se torna algo necessário. Destacando aqui, no mundo político, a força da identidade sendo utilizada como ferramenta poderosa de afinidades. Forma esta de persuasão do indivíduo. A exemplo disso, podemos observar sujeitos que depositam seu voto em candidatos negros por estes também o serem, e idealizam que tal candidato os beneficiarão por possuírem a mesma cor de pele, que por tanto, têm os ‘’ ‘’ mesmos interesses.

A internalização do exterior no sujeito, bem como a externalização do interno, forma um círculo vicioso no qual formamos nossa identidade.

Oautor apresentou durante toda a obra uma viajem histórica de idéias centrais de outros autores sobre a dimensão e contribuição na formação de diferentes identidades citadas no livro. Entre estes autores estão, Marx, Giddens, Laclau, Descartes, Goffman, Foucault e outros.

Compartilhando da ideia de uma identidade flexível e benéfica ao sujeito, Stuart Hall nos da a seguinte informação encontrada no texto.

‘’As transformações associadas à modernidade libertaram o indivíduo de seus apoios estáveis nas tradições e nas estruturas. Antes se acreditava que essas eram divinamente estabelecidas’’... (p.25)

Durante a leitura desta obra pude identificar que durante a história humana, nunca houve uma identidade imaculada.

Vejamos as seguintes ditaduras que formaram identidades e continuam influenciando estas até hoje:

° Catolicismo;

º Protestantismo;

º Cultura Americana Behaviorista;

º Iluminismo;

Dentre tantas outras influencias.

A soma de culturas (pluralidade cultural) com nossas subjetividades é que nos tornam sujeitos criativos, dinâmicos, incompletos e porque não, sendo assim completos.

Estamos em constante evolução.

Referências Bibliográficas

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade, 6.ed, Rio de Janeiro, DP&A, 2001.

PAPALIA, Diane E. Olds, Sally W. Feldman, Ruth D. Desenvolvimento Humano, 8.ed. ArtMed, 2006.

Identificação Acadêmica

Daiane Cristina Braz Tavares

RA 50998

3ª Termo de Psicologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com