TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA DE MERCADO PARA INSTALAÇÃO DA FRANQUIA

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.609 Palavras (23 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 23

1. INTRODUÇÃO

        Este trabalho abordará a instalação de uma franquia. Embora pareça simples, não basta resolver fazer esse investimento. Hoje existe vários métodos a serem seguidos, para que seja um negócio satisfatório como por exemplo as negociações, pesquisas de mercado, entre outras.

        Para Longenecker, Moore e Petty, et.al (1997), a franquia pode ser definida por  diversas maneiras. É um sistema de marketing, regido por um contrato legal que envolve duas partes. Uma parte, o franqueado, recebe o direito de utilizar uma marca já conhecida no mercado, como se fosse seu proprietário individual, mas assumindo a obrigação de trabalhar respeitando os métodos, padrões e termos impostos pela outra parte, o franqueador, o real dono da marca. Esta relação entre franqueado e franqueador é firmada por meio de um acordo legal, conhecido como contrato de franquia.

De acordo com Cobra (1992), franquia é um empreendimento especializado que pode operar somente com licença da franqueadora. Lembra que esse sistema nada mais é do que uma forma de comércio que funciona através de contrato firmado, seja ele para uso da marca, de uma linha de produtos ou de serviços, devendo atuar em conformidade com as exigências de funcionamento impostas pelo franqueador.

        

        

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. PESQUISA DE MERCADO PARA INSTALAÇÃO DA FRANQUIA

Para a instalação da franquia Restaura Jeans na cidade de Luisburgo-MG, a pesquisa de mercado indicada é a pesquisa para solução de problemas, descritiva. Assim como a pesquisa de identificação de problemas pode encontrar também oportunidades, a pesquisa para a solução de problemas pode não só solucionar problemas, mas também buscar soluções para aproveitar as oportunidades identificadas. Alguns exemplos deste tipo de pesquisa são as pesquisas de segmentação, produto, preço, promoção e distribuição.. Essa pesquisa vai revelar quais os desejos que necessitam ser realizados, o potencial de mercado, participação de mercado, imagem, características de mercado, análise de vendas, previsão e tendências de negócio.

Para (SAMARA; BARROS, 2007, p.1)“Vivemos uma era de informação, elemento fundamental para o sucesso empresarial e a adaptação ao mercado, não só no sentido de obter e acumular as informações, mas no de saber interpretá-las e utilizá-las de maneira adequada e criativa”.

A conversa e a observação informal, ou mesmo a experiência do negócio, deve ser sistematizada a fim de proporcionar informações para a resolução de problemas. Isto significa que a condução de uma pesquisa de mercado deve ser uma ação intencional e objetiva. É importante foco no problema a ser resolvido. Uma única pesquisa, infelizmente, muitas vezes não consegue resolver todos os problemas relacionados ao marketing.

Serão realizados alguns tipos de analise como:

Pesquisa de potencial de mercado: Primeiramente, potencial de mercado é quanto um dado segmento do mercado - país, estado, município ou bairro - pode gastar com determinado produto ou serviço. Ou seja, é quanto dinheiro há na mão dos clientes potenciais para comprar um determinado serviço ou produto. É uma análise sobre o crescimento ou a redução do mercado. Uma empresa deverá ter problemas no seu crescimento caso o potencial de mercado esteja em declínio, mas pode também ter problemas caso este cresça, já que a empresa pode não ter condições de acompanhar o mercado e, assim, perder participação. Portanto, é uma pesquisa muito utilizada para que a empresa identifique esses problemas e possa se preparar para um possível aumento ou redução na produção.

Pesquisa de segmentação: São realizadas para encontrar subgrupos na sociedade e identificar qual o perfil dos principais consumidores do produto avaliado na pesquisa. Os resultados desse tipo de pesquisa permitem à empresa aproximar de seus consumidores e conhecer melhor seus anseios e necessidades. Algumas categorias podem auxilir na definição desses grupos, tais como dados demográficos: faixa de idade, sexo, renda, ocupação, religião, raça ou grupo étnico, grau de instrução, classe social. Dados geográficos: país, região, Estado/Município/Cidade/Vila, densidade populacional, clima. Dados psicográficos: líder ou comandado, extrovertido ou introvertido, independente ou dependente, conservador, liberal, tradicional, ou progressista;, socialmente consciente, ou egocêntrico. Consumidor/Comportamental: taxa de uso, benefícios procurados, método de uso, freqüência de uso, freqüência de compra. Mercados comerciais:  tipo de empresa (fabricante, varejo, atacado, serviços), tamanho da empresa, estabilidade financeira, número de empregados, localização, estrutura, nível de vendas, exigências especiais, padrões de distribuição. Segundo ” (KOTLER, 2000, p.38), “Definimos a administração de marketing como o esforço consciente para alcançar resultados de troca desejados com mercados-alvo.”

Pesquisa de produto: tem como objetivo deixar a empresa ciente das necessidades do consumidor, já que a vontade destes é dinâmica, e os produtos têm que acompanhar esse desenvolvimento para não perder mercado. Assim, a partir desse tipo de pesquisa, a empresa pode fazer as modificações necessárias no produto para deixá-lo mais aceitável, testar novos conceitos, determinar o desenho ótimo do produto, testar embalagens e avaliar o posicionamento e reposicionamento da marca. Os dados coletados irão te ajudar a dar maior foco ao projeto ou desistir dele, caso não haja interesse do público na compra ou prestação de serviços proposto na pesquisa. Pode parecer, em um primeiro momento, caro e desnecessário, mas poderá economizar uma boa quantidade de recursos se não prosseguir ao obter um resultado negativo de aceitação do produto.dentificar diferenciais competitivos entre produtos  concorrentes.Potencial para novos produtos ou necessidade de modificações nos produtos já existentes.Teste de produtos e determinação de preços.

Pesquisa de preço: avaliam o efeito das variações do preço nas vendas, a importância do preço na seleção de marcas, a política de preços, o preço das linhas de produtos e a elasticidade da demanda pelo preço. Desta forma, a empresa pode estimar qual o valor resultará no maior lucro e se as promoções serão eficientes para aumentar as vendas.

Pesquisa de promoção: tem a finalidade de avaliar a eficácia da propaganda, testar propagandas criativas, auxiliar nas decisões sobre mídia, verificar a relação das promoções com as vendas e estabelecer um orçamento promocional ótimo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)   pdf (172.1 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com