TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA MERCADOLÓGICA IMOBILIÁRIA

Por:   •  1/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 4

UNEPI - ESCOLA TÉCNICA E CAPACITAÇÃO

Curso Técnico de Transações Imobiliárias

2. INTRODUÇÃO

A profissão do corretor de imóveis, no Brasil, iniciou a partir da necessidade de encontrar moradia e pousadas para os desbravadores deste país, por conta da chegada da Coroa Portuguesa ao Brasil. Assim, faz-se, simploriamente, uma pequena analogia à carta de Pero Vaz de Caminha, na qual ele descrevia as condições territoriais, de ordem geográfica e demográfica, identificando, provavelmente, as condições de moradia do povo aqui encontrado. Da mesma forma, os processos da corretagem são devidamente expressos em todas as especificações e condições do imóvel no contrato.

Verifica-se que a profissão do corretor se inicia a partir de uma necessidade, e supõe-se que, para essa ser atendida, seriam necessárias investigações de necessidades de informação sobre o território descoberto em relação ao tipo de moradia para os que aqui chegavam.

Partindo desse pressuposto, o mercado imobiliário é muito amplo e, às vezes, complexo, para isso, o profissional deve estar sempre atualizado para poder dar informações precisas ao seu cliente para adquirir confiança, podendo fechar negócio no momento ou no futuro.

O profissional técnico de transações imobiliárias é também conhecido no meio profissional pela designação de corretor de imóveis, termo usualmente utilizado no mercado imobiliário entre clientes, parceiros e vendedores. Para dar maior mobilidade aos discursos, utilizam-se no trabalho ambos os termos.

A regulamentação da profissão, ocorreu em 27 de agosto de 1962 pela Lei Federal nº4.116/62, e foi substituída pela Lei 6.530/78 em 12 de maio de 1978.

O técnico em transações imobiliárias requer uma gama de informações, impreterivelmente atualizadas, para o bom desempenho de sua profissão. Logo, o exercício da profissão do corretor de imóveis, exige, aos trâmites negociais, recursos informacionais eficientes e eficazes, para que todo o processo negocial transcorra e atenda às informações correntes e aos prazos estabelecidos, caso contrário, tanto o corretor de imóveis quanto o proprietário e o comprador, envolvidos em uma transação imobiliária poderão sofrer prejuízos legais, financeiros e até mesmo comprometer as suas idoneidades.

O interesse nessa temática ocorreu a partir da experiência profissional como corretor de imóveis, que, diariamente, mostra as suas necessidades informacionais, pois enfrentam o desafio de ter às mãos informações confiáveis sobre determinado imóvel. Porém, em seu cotidiano, os corretores encontram várias dificuldades de acesso às informações atualizadas. Isso porque as informações no mercado imobiliário são bastante voláteis. Além dessa inconstância informacional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com