TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR APLICADA

Por:   •  12/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  5.306 Palavras (22 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

POLO: RIBEIRÃO PRETO

ALINE SILVA GOMES        RA 7848574570

JOYCELENE DOS SANTOS MATOS        RA 7843481873

NAIARA HELENA DE SOUZA        RA 1880442977

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR APLICADA AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

TUTOR(A) A DISTANCIA: HELENA BELOTTI TOFANI

PROFESSOR DE SALA: AUGUSTO HENRIQUE TICKOMANTE SOARES

RIBEIRÃO PRETO/SP

2019

ALINE SILVA GOMES        RA 7848574570

JOYCELENE DOS SANTOS MATOS        RA 7843481873

NAIARA HELENA DE SOUZA        RA 1880442977

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Trabalho de Conclusão do Projeto de Produção Textual Interdisciplinar do Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Uniderp, como requisito parcial à obtenção de nota do Projeto Interdisciplinar.

Tutor(a) a distância: Helena Belotti Tofani.

Professor de sala Augusto Henrique Tickomante Soares.

RIBEIRÃO PRETO/SP

2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO: FONTES DE RECRUTAMENTO        4

1.1 PROCESSO DE SELEÇÃO        5

1.2 ENTREVISTA DE DESLIGAMENTO        7

2.  PRÁTICAS TRABALHISTAS – SALÁRIO E REMUNERAÇÃO        9

2.1 PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS        9

2.2 TRIBUTAÇÃO SOBRE BENEFÍCIOS        10

3. GESTÃO DO CONHECIMENTO        12

4. AUDITORIA E CONSULTORIA EM RH        13

4.1 PAGAMENTO DAS VERBAS RESCISÓRIAS        13

4.2         SALÁRIO FAMÍLIA - DOCUMENTAÇÃO        13

4.3         EXCESSO DE JORNADA DE TRABALHO        14

5.         COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL - LIDERANÇA        15

5.1         COACHING E MENTORING        15

5.2         TREINAMENTO COMPORTAMENTAL        16

5.3         QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT)        16

CONCLUSÃO        18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        19

INTRODUÇÃO

O trabalho de Produção Textual Interdisciplinar tem como temática a análise da situação real de uma empresa já estabelecida no mercado, através da qual será feita uma integração de conteúdos, possibilitando a expansão dos conhecimentos.

A empresa é a GE Celma, e a situação apresentada é fruto de um estudo de caso desenvolvido pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), em 2009. A empresa, GE – General Electric, unidade de negócios localizada em Petrópolis, Rio de Janeiro, é especializada em reparo e revisão de turbinas aeronáuticas, e possui aproximadamente 1.000 colaboradores.

Sua missão é: “Liderar os negócios de revisão e reparo de turbinas aeronáuticas na América Latina, realizando nossos serviços com padrões de absoluta conformidade, em prazos adequados e com atendimento diferenciado em relação aos nossos concorrentes, criando para nossos clientes em todo o mundo, a certeza de que a GE Celma vai ao encontro de suas necessidades, aonde quer que eles estejam, sempre com soluções eficazes e obtendo disso resultados capazes de assegurar o nosso crescimento com a lucratividade esperada por nossos acionistas.”

Sua visão é: “Um time sem fronteiras, operando no suporte ao cliente com tecnologia, produtos e serviços de motores excepcionais”.

Em 2008, a empresa recebeu o Prêmio gestão com pessoas Luis Carlos Campos, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ). Dentre as práticas de gestão de pessoas utilizadas pela GE Celma, pode-se destacar: a política de recrutamento e seleção que privilegia o recrutamento interno, dando possibilidade de crescimento aos seus colaboradores; a política de treinamento visando desenvolver as potencialidades e competências; o coaching, mentoring e plano de carreira; a política de benefícios, qualidade de vida, bem-estar, ergonomia e saúde; o relacionamento com sindicato e terceiros; e os esforços de recolocação.

Diante destas práticas premiadas em gestão de pessoas, após passados dez anos a empresa resolveu reanalisar as práticas adotadas, a fim de manter-se na vanguarda da gestão de pessoas, e, para isso, serão analisados os aspectos conforme segue este trabalho.

  1. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO: FONTES DE RECRUTAMENTO

A GE Celma adotava como fontes de recrutamento primeiramente seu pessoal interno: "A GE Celma privilegia, sempre que possível, o desenvolvimento interno de seu time. Desta forma, as vagas são divulgadas internamente nos quadros de aviso e através de e-mail corporativo. Além disso, vagas que potencialmente, podem ser ocupadas por outros colaboradores da GE de outras unidades de negócios também são divulgadas para todos os Colaboradores da GE através de um sistema mundial chamado COS – Career Opportunity System”.

        O recrutamento interno tem suas vantagens e desvantagens, é uma maneira de estimular os funcionários a se aperfeiçoarem, incentiva o relacionamento entre diferentes setores, e oferece oportunidades aos colaboradores, ajudando a reter os talentos existentes na empresa como uma forma de valorização. Chiavenato (2009) apud Napoli et. al. (2014) elenca os fatores que devem ser considerados antes de se efetivar um recrutamento interno: o profissional de recrutamento e seleção, juntamente com o gestor do setor que está com a vaga em aberto, devem analisar os resultados dos testes de seleção do candidato interno referente ao período no qual ele entrou na empresa. Depois, verificar os resultados das avaliações de desempenho por ele já realizadas, os treinamentos pelos quais passou e, comparar a descrição do cargo atual com a do cargo para o qual o candidato interno se inscreveu. Estes passos visam descobrir se o candidato possui as aptidões técnicas e comportamentais necessárias. Em seguida, deve-se analisar se aquela movimentação do funcionário é adequada ao plano de carreira estabelecido na empresa. Por último, deve-se analisar se aquele funcionário está apto para ser promovido, e quem deverá substituí-lo em sua atual função caso a promoção aconteça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (189.8 Kb)   docx (43.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com