TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL TEMA: CONTABILIDADE APLICADA 7º SEMESTRE - MATRIZ 2012/1

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.450 Palavras (10 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FLÁVIO DAS NEVES DE SOUZA RIBEIRO

Ead 00773229

CONTABILIDADE COMERCIAL

MARÍLIA

2014


FLÁVIO DAS NEVES DE SOUZA RIBEIRO

CONTABILIDADE COMERCIAL

Trabalho apresentado ao Curso CIÊNCIAS CONTÁBEIS da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL.

 

MARÍLIA

2014


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ………………………………………………………………….. 4

2 CONCEITUAÇÃO E DEFINIÇÕES ............................................................. 5

2.1 Definições Conceituais dos Princípios da Contabilidade ......................... 5

2.2 Regime de Apuração ................................................................................ 5

2.3 Métodos de Avaliação de Estoques (Conceitos) .......................................6

2.4 Operações com Mercadorias e Impostos ................................................. 6

2.5 Operações Financeiras ............................................................................ 7

2.6 Demonstrações Contábeis ....................................................................... 8

2.7 Contabilidade e suas Perspectivas .......................................................... 8

3 CONCLUSÃO ............................................................................................ 10

ANEXOS ....................................................................................................... 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................ 17  


1 INTRODUÇÃO

É fato que razões não faltem para reconhecer que uma empresa ou uma organização possa contribuir para com a existência de uma sociedade.

Mais para que essa empresa possa manter-se na sociedade não é tão fácil assim. Alguns sistemas têm sido estudados e recriado desde a Revolução Industrial para que a mesma consiga permanecer produzindo e contribuindo com a sociedade.

Para que uma determinada instituição organizacional possa permanecer no Mercado e ser competitiva, será que sua administração seja bem elaborada com profissionais treinados e com foco no segmento da mesma, onde as teorias são modelos que mostram como a administração pode ser exercida de maneira eficaz dentro e fora das organizações.

Esse trabalho por si só, não é o bastante, para sua estrutura e sua sobrevivência.

No que tange este sentido é que se pode dizer que uma organização é entendida como um aglomerado de recursos integrados, para atingir seus objetivos.

Seus recursos devem ser divididos em dois grupos independentes que são o capital e o trabalho.

Outro aspecto que deve ser mencionado em uma organização, são os chamados fatores de produção, sendo representado pelas máquinas e equipamentos, e também o trabalho representado pela capacidade intelectual e física dos colaboradores.

Então nasce o tão esperado chamado o grau de estabilidade, que é necessário para a existência qualquer organização ou empresa. Sendo com isso,não podemos dizer que estabilidade não significa paralização da mesma. Sendo assim, deixamos a ideia de estabilidade é necessária a uma organização.  

2 CONCEITUAÇÃO E DEFINIÇÕES

2.1 Definições Conceituais dos Princípios da Contabilidade

A - Entidade. O princípio da entidade reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade de diferenciação de um patrimônio particular no universo dos autônomos existentes independentemente de pertencer a uma pessoa, a um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade com ou sem fins lucrativos.

Por fim, é importante ressaltar para que não resida nenhuma dúvida nesta concepção, ou patrimônio não devem ser confundidos com o de seus sócios, ou proprietário, se falando em sociedade ou instituição.

B - Continuidade. A continuidade parte do princípio que está pressuposto que a entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração é apresentação dos componentes do patrimônio que levam em conta esta circunstância.

C – Competência: Bem, o princípio da competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se refere, independentemente do recebimento ou pagamento.

2.2 Regime de Apuração

A – Caixa: Este regime implica em uma fórmula simplificada da contabilidade, o qual era reconhecer uma despesa ou receita, quando efetivamente houver a entrada de valores ou a saída de valores.

Por outro lado, no caso das receitas apenas será contabilizada no momento em que houver o recebimento. Uma venda a prazo, para recebimento em 45 dias somente seja registrada na contabilidade do efetivo recebimento.

B - Competência.

Ela é universalmente adotada e é o regime aceito pela legislação fiscal. De acordo com este sistema as despesas e receitas são reconhecidas pela contabilidade independentemente de seu pagamento.

2.3 Método de Avaliação de Estoques (Conceitos)

A - PEPS. Primeiro que entra, primeiro que sai, é também conhecido por iniciais da frase First in, First out, em adotando esse critério para a valorização dos estoques, a empresa atribuirá as mercadorias estocadas e os custos mais recentes.

B - UEPS. A sigla significa, último que entres e primeiro que sai, e é também conhecida por LIFO, iniciais da frase inglesa Last in ou First in. Adotando esse critério para valoração dos seus estoques, a empresa sempre atribuirá as mercadorias em estoque. Os custos mais antigos, guardadas as devidas proporções com as mercadorias que entraram e saíram do estabelecimento.

C - Custo médio ponderado. É para evitar o controle de preços por lotes, como nos métodos anteriores, dá-se como custo o valor médio nas compras e ele será calculado dividindo-se o custo total pelo estoque existente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (172.1 Kb)   docx (165.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com