TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL “CONTABILIDADE APLICADA

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  1.117 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTABÉIS

ARI ALVES DOS SANTOS

produção textual interdisciplinar individual

“contabilidade aplicada”

        [pic 3]

IBOTIRAMA

2013

ARI ALVES DOS SANTOS

produção textual interdisciplinar individual

“CONTABILIDADE APLICADA”

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contabéis  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Contabilidade de Áreas Diversas; Contabilidade do setor Público; Contabilidade Social e Ambiental.

                                                                       Prof. Equipe de professores do 6 semetre

        

IBOTIRAMA[pic 4]

2013

SUMÁRIO

1    INTRODUÇÂO..........................................................................................2

2    DESENVOLVIMENTO..............................................................................2

2.1  ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL...............................2

2.2  LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL.................................................3

2.3  AGRONEGÓCIO, COSNTRUÇÃO CIVIL E TERCEIRO SETOR...........4

2.4 ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL CONTABIL..........................................5

3 CONCLUSÃO...........................................................................................5

4 REFERÊNCIAS........................................................................................6

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

CONTABILIDADE APLICADA

1 INTRODUÇÃO

Atualmente o mundo empresarial é cada vez mais acirrado, e se manter competitivo não é tarefa fácil. A busca de solidez por parte das empresas exige mudanças na forma de atuação, de modo a levar em consideração em seus procedimentos a necessidade de crescer de forma socialmente responsavel. 

O crescimento empresarial atual não esta apenas na capacidade de inovação e produção de uma empresa, pois é cada vez maior o números de instituições que buscam implementar ações de cunho social e ambiental.

No caso de setores como Agronegocio, construção civil a mudança de postura deverá ocorre no sentido de melhorar alguns processo, utilizando para isso, investimentos em tecnologias, emprego de máquinas e equipamentos modernos, modos alternativos de fertilização de modo a diminuir os efeitos negativos ao meio ambiente,etc.  

Observamos também a ocorrência de mudanças de postura dos entes públicos no que diz respeito ao uso dos recursos financeiros, uma vez que se espera dos mesmos transparência e destinação correta dos recursos financeiros e prestação de contas dos mesmos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1.1 Índice de sustentabilidade empresarial

 

Observamos que as empresas da atualidade ao desenvolverem novas estratégias de mercado buscam cada vez mais adotar procedimentos que visam integrar os setores sociais, ambientais e econômicos.

Percebe – se mudanças na forma de atuação das organizações com ações que objetivam tornarem as empresas rentáveis, sustentáveis e socialmente responsáveis, a fim de que possam obter interesse de investidores, e estabeleçam uma boa relação com a sociedade e o mercado em que atuam.

Diante dessas transformações foi criado em 2005 o Índice de Sustentabilidade Empresarial pela Bolsa de Valores de São Paulo em parceria com outras instituições e o Ministério do Meio Ambiente.

Atualmente o Índice de Sustentabilidade empresarial está na sua oitava carteira, e reúne 37 organizações.  O ISE Bovespa É utilizado como ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&F BOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.

Acrescenta – se ainda a capacidade de estimulo a melhoria das práticas empresarias e a responsabilidade ética das organizações. Ademais o ISE buscar dar aos investidores uma opção de carteira de ações de empresas reconhecidas no mercado e comprometidas com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial.

É de fundamental importância para a empresa fazer parte da lista do ISE, uma vez que fazendo parte dele a instituição ganha reconhecimento de empresa que se preocupa com o impacto ambiental de suas atividades, além disso, obtém maior interesse de investidores por serem vistas como empresas que dão maior retorno aos seus acionistas.

2.1.2 Lei de Responsabilidade Fiscal

Diante da necessidade de melhorar a fiscalização e transparência do uso dos recursos públicos foi criada a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) – Lei Complementar nº 101 – que entrou em vigor em 4 de maio de 2000. Ela visa estabelecer normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.

A LRF busca fazer com que os entes públicos tracem ações planejadas e transparentes, que visem adequação na aplicação de recursos, melhoria da condição financeira do ente publico, de forma a dar aos gestores sucessores condições para dar continuidade a administração do ente público.

A Lei de Responsabilidade Fiscal preconiza alguns instrumentos para o planejamento do gasto público, que são: o Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA

2.1.3 Agronegócio, construção civil e terceiro setor.

O agronegócio atualmente representa grande participação na economia do país, com grande potencial de crescimento, devido a suas características de clima, solo, agua e sua extensão territorial.

O observamos que o país ainda enfrenta grandes problemas para escoamento da produção devido à falta de boas estradas na maioria dos nossos estados, e o alto custo do frete e de despesas portuárias no caso de exportação.  É fundamental que se faça projetos voltados para a ampliação da infra-estrutura logística do pais, buscando com isso melhorar as condições de transporte e armazenamento dos grãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (124.6 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com