TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Por:   •  5/11/2021  •  Resenha  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Para realizar esta atividade, vocês precisam estudar a Introdução e Cap. 1 da Unidade 6 de “Convite à Filosofia” de Marilena Chauí e Apostila do Curso das págs. 61 a 79.

 

1) Como se deu a passagem da cosmologia à metafísica?

A filosofia buscava explicar a origem do mundo tal como se percebia, ou seja, um mundo ordenado, denominado cosmo, daí a filosofia como cosmologia. Posteriormente, a filosofia passou da percepção das coisas, daquilo que se vê, para pensar o ser, a identidade, a unidade, a eternidade daquilo que se é em si mesmo. Passou da aparência para a essência do ser. Aquilo que se vê são aparências, ilusões dos sentidos. A filosofia passou da cosmologia à metafísica quando abandonou a percepção das aparências, da física, e passou a pensar o ser como essência, ou seja, metafísica.

2) O que significam as palavras metafisica e ontologia? Quem empregou pela primeira vez?

 

Metafísica quer dizer após ou acima da física. E ontologia quer dizer estudo do ser ou das coisas como são em si mesma, real e verdadeira. Andrônico de Rodes foi quem usou pela primeira vez a palavra metafísica. Foi ele quem organizou os escritos de Aristóteles e em sua classificação ficavam após os tratado sobre física ou Natureza. Assim, metafísica quer dizer após ou acima da física. Assim os tratados de Aristóteles acabaram sendo referidos como metafísica.

3)Por que atribuir a Parmênides de Eléia a primeira elaboração ontológica?

Foi Parmênides o primeiro filósofo a afirmar a verdade do ser, daquilo que é imutável, eterno, invisível aos nossos sentidos e visível apenas para o pensamento contrapondo a esse mundo visível e mutável, feito de aparências e percebido por nossos sentidos – o cosmos- afirmando ser este um mundo ilusório. Multiplicidade, mudança, nascimento e perecimento são aparências, ilusões dos sentidos. Ao abandoná-las, a Filosofia passou da cosmologia à ontologia.

4) Como Platão superou o problema deixado por Parmênides?

Para Platão é possível dividir o mundo em dois,o primeiro, o mundo sensível, que na verdade é aquele que provem da nossa experiência sensível com as coisas do mundo, o mundo material ou físico, que, para Platão, não passa de uma aparência ou uma cópia do mundo real. E o segundo  é o  mundo inteligível, o mundo das ideias, onde estão as essências verdadeiras, aquilo que é imutável.

5) Para Platão, o que são ideias? Como é possível conhecê-las?

Para Platão, as ideias são seres em si, existem , são a realidade plena, são inteligíveis, contempladas pelo pensamento. E devem ser conhecidas pelas suas propriedades essenciais, ou seja, o que uma ideia é na sua essência. Para ele, as coisas visíveis são pálidos reflexos das ideias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com