TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICANÁLISE AS EMOÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  13/8/2020  •  Projeto de pesquisa  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

                                 Psicanálise: as Emoções nas Organizações

1) Níveis da vida Mental:

a) Nível Consciente:

O nível consciente é tudo aquilo que estamos conscientes no momento, neste instante, a pessoa tem acesso às informações. Condiz a menor parte da mente humana. Nesse nível está tudo aquilo que podemos compreender e acessar de maneira intencional. O consciente atua de acordo com as regras sociais, respeitando tempo e espaço. Significa que, por meio dele que se dá a nossa conexão com o mundo externo.
É a nossa competência de compreender e controlar o nosso conteúdo mental.
Simplesmente aquela parte de nosso conteúdo mental presente no nível consciente é que pode ser percebida e controlada por nós.

b) Nível Subconsciente ou pré-consciente:

Diz respeito aqueles conteúdos que podem simplesmente chegar ao consciente, mas que lá não permanecem. As informações são de fatos que já aconteceram, mas são de fácil acesso, são trazidas a consciência por meio da memória. Mesmo não podendo interferir ou mudar esses fatos, o indivíduo pode trazê-los a consciência quando almejar ou carecer.
Por meio da memória, o indivíduo pode lembrar de episódios que se passaram  com ele.
Por exemplo, algum estímulo, como alguém falar como foi a sua primeira vez conhecendo um lugar muito esperado, como uma viagem. É aquilo que vem a consciência por meio da memória.

                                      Mecanismos de defesa ou ajustamento:

Nossa personalidade é o resultado entre duas forças opostas, o id e o superego, o ego ameniza o conflito entre o id e o superego por vias naturais, usando a razão. Necessitamos de mecanismos para resolver tal conflito, chamamos de Mecanismos de Defesa.
Passamos por várias situações em nosso dia a dia que não desejamos, por exemplo, não nos comportamos como  gostaríamos de nos comportar. O acúmulo de energias dentro de nós, precisam ser descarregadas de qualquer forma, seja naturalmente, ou pelos nossos mecanismos de defesa, esse descarregar de energias, ajudam em nossa saúde mental.
Como exemplo : Um individuo ao acordar atrasado para apresentar uma palestra  significativa a empresa em que trabalha, surpreende ao encontrar seu carro em má conservação de uso, pneus murchos, por meio deste vem o estouro.

 No momento de explosão, de estouro o id se manifesta, logo após vem o superego manifestando em seu lugar, causando um certo remorso ao indivíduo.
Os sentimentos restringidos no passado sensibilizam as relações no presente. O conteúdo do inconsciente quando vêm á consciência permitem a visualização da contestável e como lidar com ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com