TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA APLICADA

Por:   •  27/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.982 Palavras (8 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUÍ – FAESPI

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO – III PERÍODO

PSICOLOGIA APLICADA

CARLOS ANTONIO SANTOS

EXERCÍCIO SOBRE GESTÃO DE PESSOAS

MARCELINO BARBOSA CARVALHO

TERESINA (PI), NOVEMBRO DE 2017.

EXERCÍCIO CAPÍTULO 1

1. Defina os três significados do termo RH.

1 – RH como função ou departamento: O RH como uma unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, comunicação, higiene e segurança do trabalho, benefícios, etc.

2 – RH como um conjunto de práticas de recursos humanos: O RH como um modo em que a organização opera suas atividades de recrutamento, seleção, treinamento, renumeração, benefícios, comunicação, higiene e segurança do trabalho.

3 – RH como profissão: O RH voltado à profissionais que trabalham em tempo integral tem papéis diretamente relacionados com recursos humanos, a saber: selecionadores, treinadores, administradores de salários e benefícios, engenheiros de segurança, médicos do trabalho, etc.

2. Qual é o contexto da Gestão de Pessoas?

O contexto de Gestão de Pessoas é formado por pessoas e organizações. As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações. E essas organizações dependem das pessoas para poderem alcançar algum sucesso.

De um lado, o trabalho toma considerável tempo das vidas e dos esforços das pessoas, que nele dependem para a subsistência e sucesso pessoas. Separar o trabalho da existência das pessoas é muito difícil, senão quase impossível, diante da importância e do impacto que o trabalho nelas provoca. Desse modo, as pessoas dependem das organizações onde trabalham para atingir seus objetivos pessoais e individuais. Crescer na vida e ser bem-sucedido depende de crescer dentro das organizações.

Por outro lado, as organizações também dependem direta e irremediavelmente das pessoas para operar, produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, competir nos mercados e atingir seus objetivos globais e estratégicos. É inegável que as empresas jamais existiriam se não fossem as pessoas que lhe dão vida, dinâmica, energia, inteligência, criatividade e racionalidade. Em suma, cada parte depende uma da outra.

3. Comente a compatibilização entre objetivos organizacionais e individuais.

        Até pouco tempo o relacionamento entre as organizações e as pessoas era considerado antagônico e conflitivo. Pois tinha-se uma visão de que os objetivos das organizações ( lucro, produtividade, eficácia, maximização da aplicação de recursos materiais e financeiros, redução de custos) eram incompatíveis com objetivos individuais das pessoas ( melhores salários e benefícios, conforto no trabalho, lazer, segurança no trabalho e no emprego, desenvolvimento e progresso pessoal). Desse modo a solução encontrada foi a do tipo ganhar-perder onde uma parte ficava com tudo e a outra não ganhava nada. Nesse cenário de recursos limitados e escassos, uma parte ganhava mais, e isso era graças a custas das outras. Sem dúvida, tratava-se de uma solução limitada, estreita e míope.

        Logo pode-se constatar que se a organização buscava alcançar objetivos da melhor forma possível, ela necessitaria saber canalizar os esforços das pessoas para que essas também atinjam os seus objetivos individuais e que ambas as partes possam sair ganhando nesse processo.

        Atualmente essa situação de ganhar perder é tratada através de negociações, participações e sinergia de esforços.

4. Pessoas como recursos ou como parceiros. O que isto significa?

As pessoas tratadas como recursos são pessoas padronizadas, uniformes, inertes e precisam ser administrados, o que envolve planejamento, organização, direção e controle de suas atividades, já que são considerados sujeitos passivos da ação organizacional. Logo a importância de administrar recursos humanos para obter deles o máximo rendimento possível. Nesse sentido, as pessoas constituem parte do patrimônio físico na contabilidade organizacional. São recursos da organização, o que significa “coisificar” as pessoas.

As pessoas tratadas como parceiras nas organizações são vistas como fornecedoras de conhecimentos, habilidades, competências e, sobretudo o mais importante aporte para as organizações, pois a inteligência é a que imprime significado e rumo aos objetivos globais. Dessa forma, as pessoas que constituem-se como parte integrante do capital intelectual da organização. As organizações perceberam isso e tratam seus funcionários como parceiros do negócio e fornecedores de competências e não mais como simples empregados contratados.

5. Dê duas definições de Gestão de Pessoas.

Vários autores possuem diversos conceitos sobre a Gestão de Pessoas, dois deles são:

- Gestão de Pessoas é o conjunto integrado de atividades de especialistas e de gestores no sentido de proporcionar competências e competitividade à organização.

- Gestão de Pessoas é a área que constrói talentos por meio de um conjunto integrado de processos e cuida do capital humano das organizações, o elemento fundamental do seu capital intelectual é a base do seu sucesso.

6. Quais os principais objetivos da Gestão de Pessoas?

- Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão;

- Proporcionar competitividade à organização;

- Proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas;

- Aumentar a auto-avaliação e a satisfação das pessoas no trabalho;

- Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho;

- Administrar e impulsionar a mudança;

- Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável;

- Construir a melhor empresa e a melhor equipe.

7. Quais são os processos de Gestão de Pessoas?

Os seis processos básicos de Gestão de Pessoas são o de agregar pessoas, aplicar pessoas, recompensar pessoas, desenvolver pessoas, manter pessoas, monitorar pessoas.

8. Explique os processos de agregar pessoas.

São processo utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados processo de provisão ou de suprimento de pessoas. Incluem recrutamento e seleção de pessoas.

9. Explique os processos de aplicar pessoas.

São processos utilizados para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional e desenhos de cargos, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (123.7 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com