TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR

Por:   •  26/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

ANÁLISE DO PERFIL DO CONSUMIDOR DA BAIXADA SANTISTA

Psicologia do consumidor

Camila Incerpi Thomaz 11160425

Júlia Azevedo

Melissa Padora

Sabrina Camargo 12150023

Santos

2019

Introdução

O produto utilizado para a referência da pesquisa é o patinete elétrico, um modelo de mobilidade urbana que tem crescido em demanda nos últimos meses. Por se tratar de uma opção de deslocamento prática e ecologicamente correta, o número de adeptos cresce a cada dia. Devido a isso, adiante encontra-se uma análise desenvolvida com o fim de apontar qual é o retrato do consumidor deste tipo de veículo.

O questionário aplicado possui 21 questões com base nas categorias atividades, interesses e opiniões. Ele foi desenvolvido com o objetivo de identificar o perfil do consumidor do produto escolhido e, através das perguntas, foi possível estabelecer o padrão psicológico do público aqui mencionado.

Ao total foram aplicados 103 questionários na cidade de Santos e nas cidades vizinhas para a população que mora em outros locais, mas utiliza o produto nela. A aplicação das questões foi feita em faculdades, avenidas movimentadas e na orla da praia.

A população de Santos é composta em sua maior parte por pessoas de idades entre 25 e 34 anos. Historicamente tem se adaptado a novas tendências em vários setores, com um alto índice de aceitação para novidades e o uso do patinete também se encaixa nisso. 

A faixa etária predominante que pôde ser definida a partir das entrevistas realizadas varia entre 21 e 25 anos de idade. Portanto, são jovens da geração Y e Z, de acordo com as classificações americana e brasileira. Ambas gerações têm como característica comum uma certa familiaridade com a tecnologia e suas possibilidades, aprendem a utilizar aparelhos novos com muita facilidade e optam por alternativas rápidas quando o assunto é locomoção, o que demonstra o interesse por produtos inovadores e ao mesmo tempo práticos, como é o caso do Patinete MMUA.

Além disso, a maioria dos entrevistados é solteiro e não gasta muito dinheiro com a utilização do aparelho, pois prefere utilizar para momentos de lazer, mais uma vez apontando para um perfil de consumidor jovem. Ao mesmo tempo, alguns tendem a utilizar o produto como forma de integração social por ser algo moderno.

Foram analisadas também questões a respeito da sustentabilidade e meio ambiente, com o propósito de concluir se a descrição psicológica do público que utiliza o produto se preocupa com o atual cuidado ao planeta.

Para analisarmos o perfil do consumidor que utiliza o patinete para se locomover dentro das cidades da Baixada Santista, decidimos entrevistar 100 pessoas com 21 perguntas divididas em Atividades (o que a pessoa faz), Interesses (o que a pessoa quer) e Opiniões (o que a pessoa pensa).

Atividades

  1. Idade

A maioria dos consumidores estão na faixa etária de 21 a 25 anos (73,9%), caracterizando geração Y. Em segundo lugar, mistura-se a geração Y com a Z (17,4%), entre 15 a 20 anos.

[pic 1]

  1. Onde Reside

Como decidimos optar por estudar o perfil do consumidor que mora na Baixada Santista, a cidade que consta a maioria desse perfil é Santos com 78,3%. Depois disso, temos São Vicente com 13% e Bertioga com 2%.

[pic 2]

  1. Estado Civil

Pudemos observar que predomina solteiros, ou seja, o patinete é uma atividade para se locomover sozinho ou na presença de amigos.

[pic 3]

  1. Ramo de atuação

Decidimos colocar as opções: saúde (17,4%), educação (17,4%), serviço (13%) e indústria. E a opção mais votada foi outros com 52,2%.

[pic 4]

  1. Quanto você gasta com o uso do patinete

Analisamos que a maioria dos consumidores que utilizam esse serviço gastam menos que 20 reais (87%). Entre 20 a 50 reais (8,7%) e mais que 100 reais (4,3%).

[pic 5]

  1. Qual meio de transporte mais utiliza

Quase em sua totalidade, os consumidores utilizam carro (60,9%). E a segunda opção mais votada foi ônibus com 21,7%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (309.2 Kb)   docx (160.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com