TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa Exploratória

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.776 Palavras (24 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 24

Pesquisa exploratória

A pesquisa exploratória é muito utilizada para realizar um estudo preliminar do principal objetivo da pesquisa que será realizada, ou seja, familiarizar-se com o fenômeno que está sendo investigado, de modo que a pesquisa subsequente possa ser concebida com uma maior compreensão e precisão. A pesquisa exploratória, que pode ser realizada através de diversas técnicas, geralmente com uma pequena amostra, permite ao pesquisador definir o seu problema de pesquisa e formular a sua hipótese com mais precisão, ela também lhe permite escolher as técnicas mais adequadas para suas pesquisas e decidir sobre as questões que mais necessitam de atenção e investigação detalhada, e pode alertá-lo devido a potenciais dificuldades, as sensibilidades e as áreas de resistência.1

Uma pesquisa pode ser considerada de natureza exploratória, quando esta envolver levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram, ou têm, experiências práticas com o problema pesquisado e análise de exemplos que estimulem a compreensão. As pesquisas exploratórias visam proporcionar uma visão geral de um determinado fato, do tipo aproximativo.2

A pesquisa exploratória é realizada sobre um problema ou questão de pesquisa que geralmente são assuntos com pouco ou nenhum estudo anterior a seu respeito. O objetivo desse tipo de estudo é procurar padrões, idéias ou hipóteses. A idéia não é testar ou confirmar uma determinada hipótese. As técnicas tipicamente utilizadas para a pesquisa exploratória são estudos de caso, observações ou análise históricas, e seus resultados fornecem geralmente dados qualitativos ou quantitativos. A pesquisa exploratória avaliará quais teorias ou conceitos existentes podem ser aplicados a um determinado problema ou se novas teorias e conceitos devem ser desenvolvidos.3 4

Finalidade: refinar conceitos, enunciar questões e hipóteses para investigações subsequente. Procedimento -pode utilizar tanto métodos quantitativos quanto qualitativos:

–Revisão de literatura, pesquisa bibliográfica.

–Levantamento por meio de entrevistas com pessoas que possuam experiência prática no problema a ser estudado.

Pesquisa exploratória

Como o próprio nome indica, a pesquisa exploratória permite uma maior familiaridade entre o pesquisador e o tema pesquisado, visto que este ainda é pouco conhecido, pouco explorado. Nesse sentido, caso o problema proposto não apresente aspectos que permitam a visualização dos procedimentos a serem adotados, será necessário que o pesquisador inicie um processo de sondagem, com vistas a aprimorar ideias, descobrir intuições e, posteriormente, construir hipóteses. 

Por ser uma pesquisa bastante específica, podemos afirmar que ela assume a forma de um estudo de caso, sempre em consonância com outras fontes que darão base ao assunto abordado, como é o caso da pesquisa bibliográfica e das entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado.

Um exemplo prático de tal modalidade pode estar relacionado ao objetivo de um determinado pesquisador, cuja intenção se manifesta pela busca de uma resposta acerca da queda de um determinado produto no mercado. Assim sendo, de modo a concretizar seu objetivo, o pesquisador terá de aprofundar suas especulações e encontrar as reais causas da ocorrência de tal fenômeno.

Pesquisa descritiva

A pesquisa descritiva tem por objetivo descrever as características de uma população, de um fenômeno ou de uma experiência. Esse tipo de pesquisa estabelece relação entre as variáveis no objeto de estudo analisado. Variáveis relacionadas à classificação, medida e/ou quantidade que podem se alterar mediante o processo realizado.

Quando comparada à pesquisa exploratória, a única diferença que podemos detectar é que o assunto já é conhecido e a contribuição é tão somente proporcionar uma nova visão sobre esta realidade já existente.

Pesquisa Causal/Experimental:   A  mais científica dos  três tipos (exploratória, descritiva e causal), pois  procura  apresentar  relação  causa e  efeito.  Método de  coleta de dados:  experimentação.  Nos  teste de  mercado é  frequente o uso  de  pesquisa  experimental.                                  Testa-se  uma  hipótese e  verifica-se  a corroboração ou refutação. Paradigma positivista.

Abordagens

Qualitativa - procura analisar sentimentos,  percepções das pessoas sobre determinado assunto.  Métodos de coleta de dados:  discussão em grupo (focus group),  entrevista em profundidade,  estudo de caso,  pesquisa etnográfica, técnicas projetivas.  É  essencialmente exploratória,  não-conclusiva.

Quantitativa - procura mensurar,  utilizando-se de  dados quantitativos.  A  análise estatística  dos  dados  é  o  seu ponto de destaque.  Sendo a  amostra probabilística  é  possível  realizar a  inferência estatística,  ou  seja,  descrever a população com base  em  uma  amostra  representativa.       A experimentação também  faz  parte da  abordagem quantitativa.  A  abordagem qualitativa  tende  a  apresentar dados conclusivos,  um  dos  motivos  de  ser  a  mais  utilizada.

São o conjunto de dados relativos a aspectos populacionais - idade, gênero, tamanho e tipo de família e classe econômica.

Os Fatores Demográficos têm na sua facilidade de levantamento a sua força e a sua fraqueza: são fáceis de se obter, de se compreender e de se quantificar; por outro lado, tendem a ser utilizados como único aspecto para explicar o comportamento do consumidor.

Classificar um consumidor como "mulher, classe A/B, 25 a 40 anos, casada, dois filhos" pode ser fácil para localizar, quantificar, acessar - mas só esses fatores não explicam todas as motivações para o comportamento de compra. No Brasil ainda se trabalha apenas com esses aspectos - o que os americanos chamam de Demographics já foi substituído, lá, pelos Psychographics, fatores psicográficos mais poderosos para explicar comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (329.8 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com