TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa de Mercado e Comportamento Consumidor

Por:   •  5/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.078 Palavras (9 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

2.1 Passo 1 – Pesquisa de Mercado e Comportamento Consumidor        5

2.2 Passo 2 – Gestão de Marketing        6

2.3 Passo 3 – Planejamento de Vendas e Logística Empresarial        7

2.4 Passo 4 – Gestão de Custos e Preços        7

2.5 Passo 5 – Análise SWOT da Cacau Show e Consultoria        8

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12


1 INTRODUÇÃO

Este Desafio Profissional apresenta uma análise do caso: “Um Show de Cacau” que conta com uma breve trajetória de um empreendedor chamado Alexandre Tadeu da Costa e sua empresa nomeada Cacau Show.

O principal objetivo deste trabalho é analisar as principais ações estratégicas realizadas por Alexandre e prestar consultoria a respeito do crescimento e expansão da marca da empresa. Para esta realização foi necessário seguir quatro passos e realizar a criação da matriz SWOT.

A consultoria apresentada será um estudo de caso realizado a partir então da matriz SWOT e das estratégias já utilizadas pela empresa, apresentando sugestões de melhorias, como inovação e investimentos, que será de grande importância para a empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

Este trabalho está dividido em cinco passos, onde no primeiro passo se diz respeito aos clientes/ consumidores, no segundo sobre a distribuição logística, no terceiro sobre a estratégia de vendas e marketing da empresa, no quarto sobre a gestão de custos operacionais e preços e no quinto passo apresenta-se a consultoria para a empresa, onde também será apresentada a análise da matriz SWOT.

2.1 Passo 1 – Pesquisa de Mercado e Comportamento Consumidor

Com base no caso apresentado, neste passo, você deve apresentar algumas relações entre o mercado, os consumidores e as estratégias da Cacau Show. Qual nicho de mercado a Cacau Show buscou explorar? Quais informações foram necessárias para o desenvolvimento dos produtos e estratégias de atração dos consumidores? Quais clientes a empresa buscou atender: classe A, B e/ou C? Com relação ao mix de vendas, quais estratégias a empresa adotou?

A Cacau Show explorou um nicho de mercado inexplorado o de chocolate artesanal, desse modo a pequena empresa preencheu um espaço no mercado carente de ofertas com forças competitivas diferenciadas. Visando não ficar dependente da demanda sazonal única ao ano como e o caso da páscoa, a empresa buscou desenvolver outros produtos além daqueles oferecidos no período e com preço mais acessível. Para o aumento e atração dos consumidores a empresa buscou alternativas, como, amostras grátis do chocolate deixada nas casas, acompanhada de catálogos apresentando os produtos e distribuição de folhetos e cartões.  Com chocolates que chegam a custar um quinto dos produtos semelhantes da concorrência a cacau show conseguiu atrair uma massa de consumidores principalmente na classe C, que estava fora do radar da concorrência. Seu produto tem qualidade para atender ao nível de exigência da classe A, mas com preços competitivos para as classes B e C. Portanto a empresa atende as três classes A, B e C.

Ao identificar seu mix de vendas e atender seus consumidores das classes A, B e C a empresa ela buscou continuar inovando com ritmo acelerado no lançamento de produtos a fim de atender as expectativas do mercado. Buscou iniciativas para garantir um preço baixo e manter a empresa com uma estrutura enxuta para atender seu faturamento, direcionado para todos seus consumidores, assim com a relativa verticalização com produção e consumo a empresa tem seu sucesso.

2.2 Passo 2 – Gestão de Marketing

Neste passo, você deve apresentar as principais estratégias de marketing utilizada pela gestão da Cacau Show: seus desdobramentos, limites e perspectivas. Quais parcerias foram importantes para alavancagem da marca? Quais foram as estratégias de expansão da marca e da empresa no mercado? Existe algum reconhecimento de marca em nível nacional ou global? Quais os principais investimentos em marketing da Cacau Show?

Com dois anos de empresa, a Cacau Show fechou contrato com a primeira grande rede nacional de varejo, as lojas Brasileiras. Depois ingressou na Associação Brasileira da Indústria de chocolate o que alavancou sua marca perante o mercado consumidor. Depois de alguns anos a empresa iniciou a utilização de franquias para se expandir no mercado e assim também dar mais visibilidade a sua marca. Logo a empresa passou a ser conhecida nacionalmente com suas 1100 lojas distribuídas em todo o país. Mas ainda havia potencial para crescimento nacional e também global, então Alexandre visita a Bélgica para conhecer empresas que possa investir na aquisição que vai garantir a sua atuação internacional.

A marca Cacau Show atingiu o índice de 96% de reconhecimento e é Top Of Mind da categoria de Lojas de chocolate pelo Datafolha. Este resultado é fruto de investimentos em publicidades onde ela está entre as cem maiores anunciantes do Brasil e também de investimentos em qualidade, em design, em trabalhos via redes sociais e seus pontos de vendas com treinamentos dos vendedores. Todos investimentos que alavancam a marca no mercado.

2.3 Passo 3 – Planejamento de Vendas e Logística Empresarial

Neste passo, você deve apresentar as principais estratégias de vendas e distribuição utilizadas pela gestão da Cacau Show: seus desdobramentos e perspectivas. Quais foram os primeiros passos para venda e distribuição dos produtos da Cacau Show? Quais foram as alternativas que Alexandre buscou para melhoria de suas vendas diretas? Quais as perspectivas futuras da empresa, com relação a vendas e distribuição de seus produtos? As perguntas destacadas acima são importantes e auxiliam na discussão desta etapa.

Quando Alexandre começou suas vendas de chocolates, sua distribuição foi realizada em padarias e mercadinhos do próprio bairro e para a manutenção e expansão de suas vendas diretas ele deixava neste locais amostras grátis, catálogos, carta de apresentação do produto e folhetos e cartões. Após isso Alexandre estudou um melhor planejamento de vendas aperfeiçoando através de cursos dados por grandes fornecedores e revendedores de chocolate. Após ganhar um grande mercado e todas as classes de consumidores Alexandre busca garantir seus preços baixos, realizando uma grande vigilância obsessiva sobre os custos. Para manter suas lojas abastecidas, eles entregam com a máxima rapidez seus produtos. Todos os franquiados recebem seus produtos em dois dias, para isso eles possuem um sistema que opera com seus franqueados um dia e hora a cada semana para fazerem os pedidos e após são despachados por meio de uma frota terceirizada de até 40 caminhões. Para manter a concorrência distante eles aceleram o ritmo de lançamento de produtos, buscando apresentar até dez novidades a cada 15 dias, buscando valer sua venda através de novos sabores e mudanças nas embalagens. Com isso fazendo com que o cliente queira visitar mais a loja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (178.1 Kb)   docx (53.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com