TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa de Patente

Por:   •  18/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivo:

Essa atividade tem como intuito proporcionar ao aluno o conhecimento acerca dos procedimentos para a busca de patentes. Pretende demonstrar a importância de ter em mãos a informação tecnológica disponível em bases de patentes e na literatura especializada, que deve ser consultada antes de iniciar novos projetos.

Descrição do produto escolhido: Programa de computador para cálculos de componentes eletrônicos, sendo simples, fácil e rápido de operar. A escolha se deve ao fato de não existir programas à venda com essas características, quando da necessidade de apenas efetuar cálculo simples, sem necessidade de se despender muito tempo necessário na operação de programas mais completos e complexos de circuitos eletrônicos. Os programas existentes à venda não possuem interface nem objetivo de apenas para efetuar os cálculos. Eles têm como objetivo o desenho, teste e construção de circuitos.

Descrição dos passos:

Passo 1: No site do INPI, foi lido o Guia prático para a busca de patentes, sendo disponibilizado quatro bases de busca gratuitas: Base do INPI, Latipat, Espacenet e Patentscope. Foi optado por pesquisar em três desses, a base do INPI, Latipat e Espacenet.

Passo 2: Busca na base do INPI.

No site www.inpi.gov.br foi feito busca por “qualquer uma das palavras”: “'eletrônica eletrônico componente circuito” mantendo a opção “Título do Programa”, sendo que foram encontrados 409 processos que satisfizeram à pesquisa, sendo que nenhum deles corresponde a ideia do programa proposto.

Passo 3: Busca na base do Latipat.

No site lp.espacenet.com foi primeiramente clicado no lado superior direito em “Português”, após em “Pesquisa Inteligente:” foi feito uma busca por “qualquer uma das palavras”: “'eletrônica eletrônico componente circuito” o qual foram retornados 9 resultados que satisfizeram à pesquisa, sendo que nenhum deles corresponde a ideia do programa proposto.

Passo 4: Busca na base do Espacenet (Escritório Europeu de Patentes).

No site worldwide.espacenet.com foi possível realizar uma busca clicando em “Smart search:”, que inclui resultados para mais de 110 milhões de documentos de patentes, tendo sido digitado os termos “eletronica OR eletronico OR componente OR circuito”, o qual retornou 1.296 resultados. Foram olhados somente os primeiros resultados.

Resultados:

Como pode ser visto, em nenhuma das três pesquisas foi encontrado algum registro com o objetivo proposto. O site do INPI trouxe vários resultados, porém peca em maiores detalhes dos registros caso o usuário deseje consultar para ver exatamente do que se trata. O site Latipat trouxe pouquíssimos resultados, porém já permite facilmente consultar os registros com mais detalhes. O site Espacenet foi o que trouxe mais resultados, tendo uma base de dados excelente para pesquisa. O resultado sugere que a proposta da criação e do registro de um programa de computador com o simples objetivo de efetuar apenas cálculos elétricos de componentes eletrônicos, sendo especializado apenas nesse quesito, sem entrar no escopo de desenhos, esquemas ou protótipos, e uma boa ideia. Ficou claro que se deve pesquisar na maior quantidade de sites possíveis, pois em todos os casos os resultados foram bem diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com