TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Política de Recompensa e Promoção

Por:   •  16/3/2021  •  Resenha  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM RELAÇÕES TRABALHISTAS

Resenha Crítica de Caso

Marjorie Miranda Leite

Trabalho da disciplina Remuneração Estratégica

                                                                   Tutor: Prof. MARCELO CAMACHO SILVA

Florianópolis,

2021

A POLÍTICA DE RECOMPENSA E PROMOÇÃO INFLUENCIA A MOTIVAÇÃO DO TRABALHADOR?

Referência:

PINHO, Marcio Gonçalves de; BAIDYA, Tara Keshar Nanda; DALBEM, Marta Correa e SALVINO, Eduardo Henrique de Sousa. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa: A política de recompensa e promoção influencia a motivação do trabalhador? Disponível em: http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/2453. Acesso em: 12/03/2021.

Este trabalho aborda o estudo do artigo da Revista eletrônica de Ciência Administrativa, no qual um grupo de pesquisadores se propõe a estudar a influência de fatores na motivação do trabalhador, no que tange a política de recompensa e promoção.

Pata tal, introduzem o tema com uma abordagem teórica e conceitual do que é motivação e quais tipos devemos considerar.

Apesar de ter vasta literatura sobre o tópico, há ainda muito o que se explorar sobre como funciona o psicológico motivacional em cada um, quais fatores de fato influenciam.

Quando se explora o ambiente corporativo, temos que incentivos financeiros e não financeiros somam ao custo total de trabalho, pois essas ações somam em recursos para atingir determinado objetivo, como por exemplo, empresas que dividem seus lucros com a equipe, na mesma maneira que há um empenho para que a empresa lucre o máximo possível, há por outro lado, o recurso dividido e um custo de atingir esse lucro. Não é de hoje, que candidatos analisam o pacote de benefícios e variáveis, além do salário oferecido nos processos de seleção, dessa forma, torna-se uma vantagem e tanto para as empresas, terem planos e políticas bem desenvolvidas de reconhecimento, recompensas e remuneração.  

Entretanto, para determinada política ser de dato vantajosa, ela deve aliar e equilibrar o cumprimento dos objetivos/metas e o orçamento disponível para as boas práticas dessa política.

Um ponto que chama atenção no artigo é que quando se trata de motivação tende-se muito ao subjetivo e a proposta, foi trazer informações quantitativas para ter algum grau de mensuração nos fatores de influência, com o questionamento central: a política de recompensa e promoção influencia a motivação do trabalhador?

Através da literatura, definiu-se requisitos indispensáveis para um sistema de recompensa, tendo como “transparência, justiça e controlabilidade”.

A motivação passa a ser um desafio constante para as companhias, tanto no que tange a produtividade quanto nos índices de turnover. Apesar desses esforços, cada indivíduo pensa e age conforme o que acredita e sente, sendo assim o que motiva um pode desmotivar outro, por esta razão que esses esforços devem ser contínuos para a promoção de um ambiente motivador e recompensador de forma justa/adequada.

Isto deve-se aos tipos de motivação, sendo: “Motivação Extrínseca (ME), representada pelos incentivos ou estímulos externos que buscam influenciar o indivíduo a um determinado comportamento (Mitchell, Holton, Lee, Sablynski, & Erez, 2001) e a Motivação Intrínseca (MI), proveniente do indivíduo, fazendo com que ele se comporte de acordo com sua própria energia, sendo, portanto, liberada de dentro para fora (Broxado, 2001)”.

O que deve refletir é que existem fatores que não são motivadores, porém não existindo os são fatores desmotivadores, como por exemplo, bons relacionamentos dentro da empresa, podem ser considerados fatores neutros, porém se você tiver um ambiente tóxico com pessoas que você não gosta, muito provavelmente este fator será utilizado como desmotivador.

O estudo cita ainda a Teoria da Autoeficácia, no qual a pessoa é um agente que controla suas emoções, ações, pensamentos e o seu ambiente; assim ele pode se desafiar a desafios que trabalhem a sua autoeficácia. Assim, quanto maiores os desafios tanto maior será a sua dedicação e motivação para atingir aquilo.

Desta forma, a motivação é considerada por comportamentos que se relacionam a:

 expectativas de resultados e crenças de autoeficácia. Então, atingir determinado objetivo depende da dedicação, energia que a pessoa está disposta a colocar nas suas ações para alcançar o seu resultado.

Por esta ótica, é que a temática rende, e quando escrevo rende é literal, rende lucros e resultados às empresas; assim, torna-se muito interessante ter um quórum bem-motivado e engajado no seu ambiente corporativo. Um ponto de destaque é que da mesma forma que variáveis podem motivar, elas também podem ser fatores desmotivadores, trazendo frustração. Desta forma, quando isso ocorre, temos a motivação intrínseca afetada de forma negativa, chamada de efeito “crowding-out”, ou de forma positiva, o efeito “crowding-in”. 

Já para trabalhar a recompensa e promoção por desempenho, deve-se sempre utilizar fatores justos e avaliações adequadas de forma confiável, clara e objetiva, respeitando as diferenças individuais. Em resumo, o instrumento deve ser válido tanto em termos técnicos quanto éticos.

O sistema de recompensas tem por objetivo incentivar os que estão comprometidos com a instituição, percebida de forma externa e interna, sendo capaz de gerar equidade salarial em relação aos pares e mercado. A empresa deve assegurar uma forma de correlacionar os cargos por sua complexidade e promover uma avaliação, classificação e pontuação de cada cargo, considerando fatores tais como experiência, escolaridade e complexidade das funções. Isso de forma objetiva, clara, com alinhamento de negócio, integração com as demais políticas e com flexibilidade para ter condições de atrair, reter e motivar; seguindo tais fatores, a empresa obtém credibilidade e oportunidade de crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (191.1 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com