TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Promoção da Mais Valia

Por:   •  9/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

                 Produção da mais valia, suponhamos que o nosso homem é um trabalhador assalariado. Tem, portanto, de vender a sua força de trabalho a um capitalista.

                 O valor da força de trabalho é determinado pela quantidade de trabalho necessário para manter ou reproduzir, mas o uso dessa força de trabalho está apenas limitado pelas energias ativas e pela força física do trabalhador, é sobre essa espécie de troca entre capital e trabalho que a produção capitalista ou o sistema de salários está fundado, a qual tem constantemente de resultar num reproduzir do operário como operário e do capitalista como capitalista.

                     Em valor do trabalho temos de volta a expressão: “ Valor ou preço do trabalho”.

                         Em primeiro lugar: O valor ou preço da força de trabalho toma o semblante do preço ou valor do próprio trabalho, apesar de estritamente falando, valor e preço do trabalho serem termos sem sentido.

                    Em segundo lugar: Apesar de uma parte apenas do trabalho diário do operário ser paga, enquanto a outra parte não é paga e enquanto esse trabalho não pago ou sobretrabalho constitui exatamente o fundo a partir do qual a mais-valia ou lucro se forma, parece que o trabalho total foi trabalho pago o valor de uma mercadoria é determinado  pela quantidade total de trabalho nela contida.

                  As diversas partes em que se decompõe a mais- valia: a mais- valia, ou aquela parte do valor total da mercadoria a qual está realizado o sobretrabalho ou o trabalho não pago do operário chama lucro. Nem todo o lucro é embolsado pela capitalista empregador.

                    Renda, juro e lucro industrial são apenas diferentes nomes para diferentes partes da mais-valia da mercadoria ou do trabalho não pago encerrando nela e deveriam igualmente dessa fonte e dessa fonte apenas, é o capitalista empregador que imediatamente extrai do trabalhador essa mais-valia, qualquer que seja a parte dela que, em ultima instância, ele possa  ser capaz de guardar para si próprio.  

                    Deduza-se do valor de uma mercadoria o valor que repõe o valor das matérias-primas e outros meios de produção usados nele, isto é, deduza-se o valor que representa o trabalho passado contido nela, e o que resta do seu valor resolver-se a na quantidade de trabalho acrescentada pelo operário ultimamente empregado.

                   Uma vez que o capitalista e o operário apenas tem para dividir esse valor limitado, isto é, o valor medido pelo trabalho total só operário, quanto mais  um recebe, menos o outro receberá, e vice-versa. Sempre que é dada uma quantidade, uma parte dela aumentará, enquanto, inversamente a outra decresce.

                   

                     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com