TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Proposta de Empreendimento

Por:   •  2/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.379 Palavras (14 Páginas)  •  21 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        PROPOSTA DE EMPREENDIMENTO.        4

2.1        PROJETO        4

2.2        Programa e treinamento        4

2.3        Viabilidade da exportação        5

2.3.1        Questões Propostas        7

2.4        Gerenciamento das partes interessadas        7

2.4.1        Processos de gerenciamento das partes interessadas        8

2.5        Necessidade de alterações (layout)        9

2.5.1        Matérias Primas        10

2.5.2        Inconterms adequados        10

2.5.3        Modal de transporte        11

2.5.3.1        Tipos de modais        11

3        CONCLUSÃO        14

4        REFERÊNCIAS        15

INTRODUÇÃO

Para vender no exterior, a empresa deve realizar um planejamento prévio e atentar para alguns detalhes importantes, para não perder tempo, não pagar multas e, sobretudo, não ter prejuízos. Analisar o próprio produto e sua logística. As formas de acesso ao mercado estrangeiro são: exportação direta aos compradores, contrato de representação comercial, contratos de parceria e uma distribuição direta no país. A equipe deverá gostar de lidar com desafios e com novas culturas e pessoas. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar um projeto contendo a proposta de empreendimento para exportação de pulseiras do tipo pandora e pingentes de pedras brasileiras da empresa Esperanza Joias. Nesse projeto são apresentados programas de treinamento para desenvolvimento de ações empreendedoras, pesquisas de mercado internacional destacando as questões básicas do processo de internacionalização da empresa, planejamento das partes interessadas. Por fim, serão destacadas as necessidades para adaptações da fábrica à nova visão empreendedora da empresa, o INCOTERM utilizado e a proposta do modal de transporte escolhido para a entrega do produto ao cliente.

  1. PROPOSTA DE EMPREENDIMENTO.

  1. PROJETO

Para incentivar o intraempreendedorismo, é necessário que a empresa crie condições para que ele se desenvolva naturalmente. A alta administração precisa estar disposta a abrir mão da sua rigidez e do conservadorismo nos processos de tomada de decisão, permitindo que seus colaboradores opinem e sugiram melhorias. O fato mais importante neste processo é a compreensão por parte dos “chefes” de que estes profissionais podem, e deverão ser melhores que eles. Precisamos enxergar os intraempreendedores como um ativo de luxo para a empresa e não um concorrente. Porém, é difícil esta convivência nas organizações hoje. Neste caso, uma liderança descentralizadora é ideal para o surgimento dos novos intraempreendedores.

  1. programa e treinamento

A motivação interna é essencial para que os funcionários se sintam à vontade para trabalhar desta maneira. Afinal, qualquer pessoa que possua um perfil empreendedor pode desenvolver as habilidades de um intraempreendedor. Mas, para que isso aconteça de forma perfeita, é preciso que a empresa crie programas para realizar o acompanhamento destes colaboradores que se destacam. A visão coerente remete ao executivo capaz de agir como se fosse um dos principais gestores de uma organização. Os seguintes requisitos serão propostos para promover o intraempreendedorismo na empresa Esperanza Joias.

  1. Desenvolver cultura de perseguir o resultado. Despertar nos colaboradores a ideia de fazer a empresa ter como propósito o lucro e a rentabilidade;
  2. Combater a feudalização no ambiente profissional. Por isso, deve-se estimular o trabalho em equipe com visão holística.
  3. Os valores pessoais e corporativos devem estar em sintonia, definindo o perfil de quem pode e deve vestir a camisa da empresa.
  4. Metas e planejamento. Os objetivos devem ser explícitos e compartilhados e o planejamento deve ser tático, operacional e estrategicamente definido horizontalmente, e não “de cima para baixo”.
  5. Disseminar o trabalho de Excelência.  
  6. Incentivar o comprometimento. A desejada retenção de talentos demanda aspectos intangíveis como reconhecimento, valorização, clima organizacional estimulante, espaço para a realização de sonhos pessoais e celebração de conquistas.
  7. Comunicação. Estabelecer parâmetros para uma comunicação aberta, abrangente e objetiva, isenta de ambiguidades, onde opiniões são ouvidas ativamente, debatidas sem censura e acolhidas por consenso.
  8. Marketing. Difundir a compreensão básica de que o marketing não é atribuição de alguns, mas responsabilidade de todos e a construção de uma marca é um processo para gerar vínculo cognitivo e emocional com o consumidor.
  9. Inovação. A perenidade exige adaptação contínua, inovação constante e diferenciação permanente.
  10. Qualidade de vida. Proporcionar meios para que possam conciliar suas “Sete Vidas” (física, afetiva, profissional, cultural, social, material e espiritual) é o melhor instrumento para sua fidelização.

 Por fim, um aspecto essencial deve ser considerado. As tarefas e as metas não podem ser um fardo; o ambiente e as pessoas não podem ser desagradáveis. Assim, a paixão verdadeira pelo trabalho deve ser o combustível a motivar os intraempreendedores em sua jornada diária em busca de edificar grandes realizações e deixar um legado autêntico e inspirador.

  1. Viabilidade da exportação

A inserção cada vez mais constante das joias brasileiras no mercado internacional é resultado do Programa Setorial Integrado de Apoio às Exportações (PSI), coordenado pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex/Brasil).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (256.8 Kb)   docx (529.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com