TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Por:   •  13/9/2018  •  Artigo  •  1.765 Palavras (8 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 8

QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO

SILVA, Matheus Silvestre

RESUMO: Este artigo aborda a Gestão de Pessoas na qualidade de vida no trabalho para ser um diferencial para o sucesso nas organizações, com objetivo de promover no ambiente de trabalho melhora no desenvolvimento de seus colaboradores a partir de revisão de literatura com intuito de buscar e obter respostas que auxiliem a empresa identificar possíveis falhas e diminuir rotatividade dentro de seus setores.

Palavras chave: Gestão de pessoas,Qualidade de vida no trabalho,Desempenho.

1. INTRODUÇÃO

Em tempos atuais muito se fala sobre à era do conhecimento e de tecnologia, não somente para as pessoas em suas vidas particulares, mas também profissional visando, assim uma melhora no bem-estar dos funcionários, de sua capacidade produtiva e, conseqüentemente, de seus resultados meios que viabilizam a produção e desenvolvimento dentro das organizações.

O presente artigo analisa a qualidade de vida no trabalho, seus exemplos e dificuldade de implantação nas organizações. Um programa adequado de qualidade de vida no trabalho busca a humanização em uma organização, proporciona condições de aumento pessoal do indivíduo, bem como o seu bem-estar. Esse novo modelo de trabalho está se tornando elemento-chave nas organizações bem-sucedidas e competitivas. Então, o grande desafio dos gestores é olhar as pessoas como seres humanos e não como recursos organizacionais.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 CONCEITO DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO.

De acordo com Walton,(1973) Qualidade de Vida sempre é usado para descrever valores humanos que foram esquecidos pelas sociedades industriais em favor dos avanços tecnológicos , da produtividade e o crescimento econômico. Chiavenato (2004) destaca que o tema foi criado por Louis Davis e ,

segundo o autor, o conceito de Qualidade de Vida refere-se à saúde e à preocupação ao bem - estar do colaborador, mesmo quando está em suas atividades profissionais, abrangendo os aspectos físicos, ambientais, também como os psicológicos que um local de trabalho possa oferecer a um colaborador

A Qualidade de Vida no Trabalho assimila duas posições antagônicas: de uma lado , a reivindicação dos empregados quanto ao bem estar e satisfação no trabalho e, de outro, o interesse das organizações quanto aos seus efeitos potenciadores sobre a produtividade e a qualidade.

(CHIAVENATO,2004).

Chiavenato (2004) enfatiza que a qualidade de vida no trabalho tem sido uma ferramenta mais favorável nas organizações, para identificar o nível de satisfação dos colaboradores com suas tarefas, sendo um indicador de conhecimentos humano no ambiente de trabalho.

Observa-se então, que não existe um padrão de Qualidade de Vida no ambiente de trabalho que possa ser satisfatório a todos os colaboradores. Pois cada colaborador tem necessidades diferente, assim como sua cultura. O que deve ser Indispensável é se ter uma boa gestão de Qualidade de Vida dentro das organizações para diminuir as necessidades à todos colaboradores, tornando o ambiente de trabalho mais produtivo trazendo vantagens a organização.

2.2 HISTORICO DA QULIDADE DE VIDA NO TRABALHO.

Na década de 70, surge um movimento pela qualidade de vida no trabalho. Principalmente nos EUA, devido à preocupação com a competitividade internacional e o grande sucesso dos estilos e técnicas gerenciais dos programas de produtividade japonesa, centrado nos empregados. Existia uma tentativa de integrar os interesses dos empregados e empregadores através de práticas gerenciais capazes de reduzir os conflitos. Outra tentativa era a de tentar maior motivação nos empregados, embasando suas filosofias nos trabalhos dos autores da escola de Relações Humanas, como Maslow, Herzberg e outros.

De acordo com Rodrigues (1994), “a qualidade de vida no trabalho tem sido uma preocupação do homem desde o início de sua existência com outros títulos em outros contextos, mas sempre voltada para facilitar ou trazer satisfação e bem estar ao trabalhador na execução de sua tarefa”.

Trabalhadores e sindicatos passaram a reivindicar seus direitos quanto á qualidade de vida no trabalho , além de destacar variáveis como: maior participação dos funcionários nas decisões das empresas, redução de níveis hierárquicos,melhores salários, ambientes mais seguros e confortáveis, condições de trabalhos capazes de gerar satisfação. Em contra partida trabalhariam com mais motivação e atendendo assim as expectativa da empresas.

2.3 MODELOS DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

O desempenho no cargo e o clima organizacional representam fatores na determinação da qualidade de vida no trabalho. Se não houver uma boa qualidade de trabalho, logo haverá a alienação do empregado, a insatisfação e a má vontade, chegando ao declínio da produtividade. Quando a qualidade do trabalho é boa, tudo muda e fica diferente, conduzindo-se a um clima de confiança e respeito mútuo, no qual o indivíduo tenderá a aumentar as suas contribuições. (CHIAVENATO,1999).

Para Nadler e Lawler (apud CHIAVENATO,1999), a qualidade de vida no trabalho está fundamentada em quatro aspectos:

1. Participação dos funcionários nas decisões;

2. Reestruturação do trabalho através do enriquecimento de tarefas e de grupos autônomos de trabalho;

3. Inovação no sistema de recompensas para influenciar o clima organizacional

4. Melhoria no ambiente de trabalho quanto às condições físicas e psicológicas, horário de trabalho.

Na medida em que esses quatro aspectos são incrementados, haverá uma melhoria na qualidade de vida no trabalho.

Modelos de QVT de Hackman e Oldhan

Hackman e Oldhan (apud CHIAVENATO, 1999) apresentam um modelo de qualidade de vida no trabalho, no qual as dimensões do cargo produzem estados psicológicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com