TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUALIDADE DO ATENDIMENTO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO DE CRESCIMENTO DOS RESTAURANTES DE PRESIDENTE FIGUEIREDO.

Por:   •  26/3/2021  •  Relatório de pesquisa  •  4.628 Palavras (19 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 19

 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS[pic 1][pic 2]

CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO

ADRIELE DOS SANTOS MELO

EDUARDO MERCÊS RIBEIRO

GUSTAVO PANTOJA JUVENCIO

A QUALIDADE DO ATENDIMENTO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO DE CRESCIMENTO DOS RESTAURANTES DE PRESIDENTE FIGUEIREDO.

PRESIDENTE FIGUEIREDO – AM

2019

ADRIELE DOS SANTOS MELO[pic 3][pic 4]

EDUARDO MERCÊS RIBEIRO

GUSTAVO PANTOJA JUVENCIO

A QUALIDADE DO ATENDIMENTO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO DE CRESCIMENTO DOS RESTAURANTES DE PRESIDENTE FIGUEIREDO.

Relatório Científico Final apresentado ao curso Técnico de Nível Médio em Administração, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Presidente Figueiredo, como requisito para obtenção de diploma Técnico de Nível Médio, com habilitação em Administração.

Matrícula n.

2017134840246

2017134840599

2017134840661

Orientador: Prof. Jailson Raimundo

Presidente Figueiredo – AM

2019

Dados do pesquisador/discente

Nome: Adriele Melo. Eduardo Mercês. Gustavo Pantoja.

Tema do trabalho: A qualidade de atendimento como diferencial competitivo nos restaurantes de Presidente Figueiredo.

Curso: Administração.

Série: 3º Ano.       Módulo: Integrado.   Turma: IADM31.    Ano de conclusão: 2019

Contatos: 994764917

Dados da Instituição

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas Campus Presidente Figueiredo.

Endereço: Avenida Onça pintada. Bairro Galo da Serra.

Contatos:

Setores pesquisados:

Dados do orientador

Nome: Jailson Raimundo

Formação Acadêmica:

Endereço:

Contato:

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        6

2. DESENVOLVIMENTO        7

2.1 CONCEITO DE QUALIDADE        7

2.1.1 QUALIDADE DE ATENDIMENTO        8

2.2 Clientes        9

2.2.1 TIPO DE CLIENTE        9

3. GRÁFICOS DA PESQUISA        14

4. CONCLUSÃO        20

5. REFERÊNCIAS        22


RESUMO:

Essa pesquisa ressalta a qualidade de atendimento dos restaurantes de Presidente Figueiredo como um diferencial competitivo, por ser uma cidade turística torna-se bastante visitada em qualquer período do ano. Diante dos dados apresentados, é notório a importância de um bom atendimento. Com objetivo de orientar os restaurantes à conquistarem uma ótima reputação pelo excelente padrão de atendimento e expor as deficiências desse importante quesito em Presidente Figueiredo. Alguns fatores serão aprofundados, de modo que os pontos negativos sejam expostos e submetidos a soluções, assim analisando quais fatores são mais significativos aos clientes. Sendo essencial para permanência de um estabelecimento apresentar diferentes meios que possam atrair e satisfazer os clientes de forma que possam suprir as expectativas. Quanto aos fins essa pesquisa será descritiva, cuja a função é observar, registrar e analisar os fenômenos ou sistemas técnicos, sem, contudo, entrar no mérito dos conteúdos. Quanto aos meios será bibliográfica/pesquisa de campo, pois a metodologia utilizada para elaboração desta pesquisa será realizada através de referências bibliográficas, consultadas por meios de livros, revistas e sites da internet. Também serão realizadas visitas nos restaurantes, para observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real, além de uma coleta de dados através de questionários referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado.

Palavras-chaves: Atendimento. Cliente. Qualidade. Restaurantes

  1. INTRODUÇÃO

Presidente Figueiredo é um município do estado do Amazonas localizado na região metropolitana de Manaus na BR-174, bastante reconhecido pelos seus pontos turísticos, belezas naturais, eventos e claro a sua culinária local, tornando assim um lugar bastante visitado em qualquer período do ano. De acordo com o site Brasil Chanel, o município é considerado o maior polo turístico do estado do Amazonas, e no turismo que fica localizada a maior parte da renda local. Além disso, o lugar é repleto de estabelecimentos voltados à culinária, que ajuda bastante os visitantes e até mesmo a população na hora de buscar um bom lugar para comer durante os dias e alguns pela parte da noite. Por esse motivo fica claro a importância da qualidade de atendimento como diferencial competitivo de crescimento dos restaurantes em Presidente Figueiredo, o atendimento de qualidade é um dos fatores mais importantes na administração de um negócio e influencia bastante na renda, na satisfação e na fidelização dos clientes. Pesquisas apontam que um atendimento agradável pode atrair mais clientes do que um estabelecimento com um bom preço ou produtos de qualidade, de acordo com o site Artigos, 68% dos entrevistados afirmaram que não voltariam ao local devido a um péssimo atendimento e apenas 14% voltariam ao local devido a qualidade do produto. Para restaurantes principalmente, é importante que sejam bem vistos por todos nesse quesito, um cliente insatisfeito pode comentar o assunto com até cinco outras pessoas pelo menos e assim prejudicando a imagem do mesmo e podendo causar uma queda nas vendas. Atualmente há um grande número de restaurantes no município, causando a competitividade, porém existindo a falta de variedade nos produtos. Com o surgimento desse problema os clientes buscam por organizações que tenham um diferencial nos produtos e um ótimo serviço de atendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (214.3 Kb)   docx (110.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com