TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUESTÃO CENTRAL - EMPREENDEDORISMO

Por:   •  26/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS - IDT

TECNOLÓGICO EM GESTÃO FINANCEIRA

QUESTÃO CENTRAL – EMPREENDEDORISMO

SÃO PAULO - SP

2022

Introdução:

Nesse trabalho irei descrever o meu entendimento sobre a questão central analisando a cena do Filme “Piratas do Vale do Silício” onde indicarei as etapas do empreendedorismo e o que ele representa no filme conforme o enunciado.

Descreva as quatro etapas do ciclo empreendedor:

1° Identificação de oportunidades de negócio:

Identificar as novas necessidades dos clientes e fornecedores, necessidades atendidas e não atendidas, visando sempre a melhora continua inovando e buscando novas ideias, conhecendo o mercado, entendendo o comportamento, para assim identificar as oportunidades que anseia o público consumidor.

2° Avaliação de oportunidades de negócio:

Deve se avaliar se a ideia é viável, estudando o mercado e seus concorrentes, bem como os recursos e parceria e quanto esforço será exigido para alcançar e conseguir implantar o negócio desejado, entender o nicho de onde irá atuar é um fator considerável.

3° Plano de negócio:

Trata do plano que será traçado para criação do negócio, pontos fortes, pontos fracos, e se o negócio será viável, existem vários modelos de planos de negócio no mercado que visa identificar a viabilidade e custos financeiros. Conforme o site da Sebrae:

“No plano de negócio ficam registrados: o conceito, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de marketing e o plano financeiro”. 

4° Gerenciamento da implementação:

É a implementação e a necessidade do gerenciamento, compreender e aplicar técnicas de gestão é um requisito essencial nesta fase que deve avaliar as mudanças de rota e determinar o melhor curso de ação alternativa e entender como gerenciamento afetará o resultado. FGV.2022.

Quais etapas do ciclo empreendedor percebe nesta cena:

Identificação de oportunidades de negócio:

Na cena podemos ver que Jobs foi um grande exemplo de alguém que se arriscou e foi atrás de seus sonhos, mesmo que muitas pessoas pensassem que o produto em que ele estava trabalhando era uma loucura, uma brincadeira, mas ele teve a inteligência e a coragem de saber que todos poderiam ter seu próprio computador, o que era um pensamento ousado na época, e que hoje identificamos como pensamento empreendedor. Jobs demonstrou inteligência e coragem, duas características necessárias para um empreendedor, bem como a capacidade de avaliar e identificar oportunidades de negócios e assim fez ao criar em sua garagem um computador de uso pessoal.

Avaliação de oportunidades de negócio:

Steve Jobs e seu amigo Wozniak pensaram em um produto que seria uma alternativa para uso comum, na época computadores não era usado em casa, os computadores era para uso de empresa, no entanto, os dois homens tiveram uma visão visionária, investiram no projeto e transformaram seu sonho em realidade mesmo que muitos não acreditavam que era viável.

Que tipo de empreendedorismo ela representa: de necessidade ou de oportunidade, e justifique sua resposta:

A ação empreendedora que fizeram foi recriar um produto que já existia e transformá-lo em algo de uso pessoal, inovador, que na época não tinha no mercado e não passava na mente das pessoas que seria possível, eles analisaram a oportunidade de que esse projeto poderia dar certo e investiram na criação, acredito que seria uma ação empreendedora por oportunidade  porque eles viram ali uma oportunidade que  ninguém viu, acreditaram em algo aonde muitos não viam a oportunidade e investiu aonde ninguém teve ideia de investir. Então viram a oportunidade e tiveram a coragem de seguir em frente no projeto que foi um grande marco histórico a criação do "Apple I", o primeiro computador pessoal que trouxe uma grande revolução no mercado tecnológico. Fonte: FRAZÂO.Dilva. Biografia de Steve Job. Ebiografia,2022

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com