TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questão Central Empreendedorismo

Por:   •  22/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]FGVIDT

Questão Central – Empreendedorismo

Nome: Nathali Sampaio Mota  

Disciplina: Empreendedorismo

Turma: T14

Questão Central - Empreendedorismo

Data: 03.03.2023

a) Identifique um negócio/empresa em que a ideia do empreender foi preponderante para o seu sucesso

Nessa atividade abordaremos o case do serviço de streaming de música mais popular do mundo: o Spotify.  

Ao estudar a história do surgimento do Spotify, é possível notar que seu fundador e idealizador, Daniel Ek, teve uma idéia que sem dúvidas foi o impulsionador para o sucesso desse serviço. Em meados de 2006, acontecia uma crise na indústria musical mundial, principalmente devido à pirataria. As pessoas queriam acesso a música de forma prática e barata.

"A pirataria de música era muito forte naquele período e as alternativas legais pesavam no bolso ou eram deveras limitadas. Você tinha que recorrer a serviços como iTunes para comprar músicas, por exemplo. Plataformas de streaming já existiam, mas tinham acervo pequeno ou eram restritos a determinados países, como os Estados Unidos.” (ALECRIM, Emerson. Dez anos de spotify: como o serviço mudou a indústria da musica. Technoblog,2018. Disponível em: https://tecnoblog.net/especiais/spotify-dez-anoshistoria-streaming-musica. Acesso em: 03 mar. 2023). 

A ideia de Daniel foi criar um serviço muito mais prático de acesso à música, contrariando o download ilícito em sites como o Pirate Bay, dando às pessoas o acesso à música gratuita, com uma rápida conexão online e ao mesmo tempo um serviço que compensasse à indústria musical.

O plano era possibilitar acesso a música de qualquer lugar do mundo, de forma barata e simplificada.

b) Descreva as oportunidades que o empreender atingiu com a criação do negócio

Inicialmente o Spotify possibilitou o acesso instantâneo à uma vasta biblioteca de música, de forma que seus usuários não tivessem mais que recorrer a pirataria online que além de ilegal, as vezes levava muito tempo de download até conseguir de fato escutar uma faixa. Foi também um meio de saída para as donas da indústria musical não ficarem para traz durante a revolução digital.

Hoje em dia além de um acervo de milhões de músicas, de diversos compositores, artistas e músicos independentes, a ferramenta conta com áudios de podcasts, playlists personalizadas e diversos conteúdos na ponta do dedo.  

O Streaming de áudio não foi criado pelo Spotify, mas o mesmo revolucionou a indústria musical e hoje tem um nível altíssimo de relevância na propagação desse seguimento. 

c) Comente sobre o tipo de empreendedorismo que ele representa: de necessidade ou de oportunidade, e justifique sua resposta.

O empreendedorismo de oportunidade foi o guia para o surgimento do Spotify. Daniel Ek enxergou a necessidade em torno da indústria musical, que vivenciava uma crise torrencial, percebeu as tendencias do mercado e observou o comportamento do consumidor.

De um lado estavam os usuários, que optavam pela pirataria por não ter uma forma melhor de conseguir música, e do outro, uma indústria enfraquecida que não sabia como resolver a questão que a era digital os levara. Para os usuários foi apresentado algo mais atraente, em diversos sentidos, do que a pirataria. E para as gravadoras, uma oportunidade de se refazer e se levantar, ao inovar em sua forma de atuação no mercado.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com