TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questão Central Empreendedorismo

Por:   •  27/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

Podemos ver claramente na cena do filme “Piratas da Informática” o que um autor diz: “O empreendedor é aquele que tem um espírito livre, aventureiro, capaz de gerar inovações tecnológicas, capaz de criar novos mercados.” (SOLEDADE, p.31) e percebemos a inteligência e coragem de Jobs, características necessárias para um empreendedor. O olhar ousado do futuro em perceber que cada um poderia ter seu computador pessoal e a vontade de arriscar seu trabalho, dinheiro e tempo em um produto ousado para época, fez dele um exemplo do empreendedorismo de oportunidade.

Notamos também algumas etapas do ciclo empreendedor, como a identificação e a avaliação de oportunidade de negócio. Steve Jobs junto com seu amigo, criam um produto que no tempo presente deles não é necessário, mas que através do olhar visionário, eles estudam, investem e transformam um sonho em realidade. Para isso não bastava só ter a ideia, precisou de dedicação, resiliência, projeto e acompanhar seus concorrentes para conseguir seu lugar no mercado.

A ação empreendedora que tiveram foi criar um produto que já existia e transformar em algo pessoal, visando o que os clientes iriam querer em um futuro próximo, um produto inovador e visionário. Analisaram a oportunidade e implementaram o projeto, mesmo que para alguns negociadores daquela época, não concordassem da viabilidade do mesmo, sem desistir, seguiram em frente. Eles conseguiram ter uma atitude empreendedora que se faz em momentos como este de enxergar em casos pouco acreditados em oportunidades.

Através de outro autor, conseguimos visualizar o que é que faz um empreendedor dentro do contexto da cena assistida:

“O empreendedor – É aquele que transforma a situação mais trivial em uma oportunidade excepcional, é visionário e sonhador; é o fogo que alimenta o futuro; vive no futuro, nunca no passado e raramente no presente; nos negócios é o inovador, o grande estrategista, o criador de novos métodos para penetrar nos novos mercados.” (GERBER, 2011)

Na cena que foi vista, os empreendedores eram pessoas de tecnologia que fizeram uma equação da soma da ideia com um projeto para gerar soluções, multiplicado com a persistência e tendo como resultado um denominador da faceta do empreendedorismo, que segue além do seu tempo, que são pessoas dispostas a moldar o ambiente que estão com ideias, reinvenções para uma melhoria, conseguir um resultado ou chegar ao seu objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com