TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade Na Administração Escolar

Por:   •  15/2/2023  •  Resenha  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE: Isaias Viana de Souza

COMPONENTE: Resenha Vídeo 01

PROFESSOR:

ATIVIDADE Nº: 01

Poços de Caldas, 29 de setembro de 2022

Introdução

No meio em que vivemos hoje, a população de uma maneira geral, está cada vez mais exigente e a busca por produtos e serviços com qualidade está se tornando itens obrigatórios em todos os ambientes, seja na fabricação ou na prestação de serviços. E a busca pela melhoria continua virou item obrigatório, é isso ou a perca de clientes para a concorrência.

 A resenha desse vídeo 1, será baseada nos temas a seguir:

  • Contextualização com o mercado e perfil profissional.
  • Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade.
  • Atuação de atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos.
  • O papel da qualidade e sua importância estratégica nas suas organizações.
  • Apresentação de casos de sistemas da qualidade.
  • Metodologias e histórico da qualidade.

Contextualização com o mercado e perfil profissional

No vídeo, podemos ver o profissional formado em “Técnico Da Qualidade”, nas suas diversas áreas de atuação todas voltadas e ligadas a qualidade, elaborando manuais, relatórios, analisando a não conformidade dos produtos e serviços, e realizando auditorias internas e externas.

Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade.

O personagem principal desse vídeo nos dá um exemplo de como um profissional de qualidade pode atuar em diversas áreas, Carlos um funcionário de um hotel e cursando Técnico em Qualidade, tem a oportunidade de fazer parte da implantação de um projeto voltado para qualidade e melhoria de atendimento do hotel. A empresa tendo em vista a qualidade e melhoria perante a concorrência dá oportunidade a um recepcionista cursando Técnico em Qualidade para fazer parte dessa implantação inovadora. Surge então a oportunidade de colocar em prática o que está aprendendo na teoria.

O profissional Técnico em Qualidade pode atuar em diversas áreas, algumas dessas áreas pode ser listada como exemplo: indústria metalúrgica; alimentícia; setor da saúde; bancos; comercio e diversas outras áreas. Envolvendo os mais diversos seguimentos, gestão da qualidade, inspeção, o que a gente percebe é que qualidade é sempre vista como uma busca por melhorias e aprimoramentos na busca da excelência em diversas áreas e o vídeo nos mostra que essa busca tem uma infinidade de empresas que buscam tal objetivo.

O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações:

O grande papel da qualidade se dá pela satisfação e pela qualidade dos serviços prestados aos consumidores e clientes busca pela excelência nos serviços prestados e constatada pelos benefícios obtidos nos e alcançados ao cliente final colaboradores, clientes, fornecedores, proprietários, governo. O sucesso de uma organização depende de vários fatores, todos trabalhando em busca de um bem comum. O sucesso alcançado pela organização trará benefícios a todos.

Temos o exemplo de hoje em dia o papel do fornecedor como parceiro nos negócios, fazendo sua parte, seja na agilidade e qualidade dos serviços prestados o processo tende a andar de forma mais rápida e todos ganham com isso, acaba fazendo de certa forma o papel de sócio. Tudo acaba sendo um negócio de troca acionistas com sua ajuda financeira, o governo com suas taxas e impostos para nos dar o retorno da infraestrutura no caminhar da empresa e sem falar na sociedade que contribui com as instalações fornecendo suporte ao que for necessário ao redor, e o meio ambiente.

Apresentação de casos de sistemas da qualidade:

Tivemos no vídeo também alguns exemplos de histórias de empresas e gestão da qualidade.

A empresa Móveis Cabral, com cerca de 80 funcionários, trabalha com moveis residenciais, empresariais e também atendem ao ramo de hotelaria. Conquistaram o Certificado ISO-9001

Nos deram exemplo de como atingiram a qualidade total, pois conseguiram corrigir todos os problemas em sua empresa. Melhoraram o atendimento aos clientes, passaram a controlar os documentos que eram produzidos utilizados na fabricação dos moveis, e investiram na capacitação de seus funcionários. Desde então a empresa vem se destacando no mercado de trabalho, apresentando grande crescimento financeiro e conquistando novos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (215.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com