TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ESCOLAR, DEMOCRACIA E QUALIDADE DE ENSINO.

Por:   •  19/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.583 Palavras (15 Páginas)  •  2.030 Visualizações

Página 1 de 15

GESTÃO ESCOLAR, DEMOCRACIA E QUALIDADE DE ENSINO.

Vitor Henrique Paro

Este livro tem por objetivo apresentar dados, informações e reflexões sobre pesquisas realizadas em escolas públicas de ensino fundamental, procurando abordar e estudar as determinações da estrutura organizacional, sobre a qualidade de ensino, a visão dos envolvidos pedagógicos sobre essas determinações, e discutindo as dimensões de uma (re) definição do efetivo papel sociopolítico da educação escolar e perceber também a participação dos pais ou responsáveis no desempenho escolar das crianças. E em paralelo avaliar o importante papel de medidas democratizantes, como o processo de eleição de diretores com a participação de todos os envolvidos no processo de funcionamento burocrático da escola com a ajuda também do conselho escolar para atuar na administração direta da unidade escolar.

A pesquisa foi fundamentada em investigações empíricas mediante observações e entrevistas, que procura sustentar as reflexões a respeito da função social da escola e da educação para a democracia.

O autor buscou aprofundar-se no conceito de qualidade da educação, sendo este relacionado com o conceito de democracia, apresentando os resultados da pesquisa em relação à função da escola e do papel de sua estrutura didática na qualidade do ensino oferecido. Traz também o estudo em que a medida da estrutura organizacional se relaciona com a qualidade da educação escolar e com a democratização das relações no interior da instituição de ensino, levando à busca dessa qualidade.

Em relação ao conceito de qualidade do ensino e sua relação com a democracia, percebe-se que todas as instâncias que cabem avaliar essa qualidade apresentam generalizado descontentamento com o ensino oferecido pelas escolas públicas de ensino fundamental. O que essa insatisfação demonstra é uma denúncia implícita de que a teoria não se efetiva na prática gerando a qualidade tão proclamada e idealizada tanto pelas políticas públicas, quanto pelo quadro de diretores, coordenadores e docentes envolvidos e desejosos nessa busca em atentar para a importância social da educação percebem se a inexistência ou ausência de um conceito explícito e até inequívoco dessa qualidade.

Entende-se que educação é uma condição indispensável para que se produza um homem histórico-socialmente construído, formando para bem viver em sociedade, para realização da liberdade. A democracia seria então a mediadora dessa construção social. Essa educação deveria preparar para esse ideal, mas preocupam-se mais com exames e aprovações do que com a construção do saber e pelo gosto pelo conhecimento buscando a meta essencial que a sociedade impõe que é a de preparar para o mercado de trabalho ou para o vestibular (Paro,1999).

Analisando o crescido desenvolvimento das tecnologias que passam a desenvolver funções que antes eram atribuídas à escola e à família, hoje essas tecnologias propagadoras também de conhecimentos diversos e cultura, parece a escola estar falhando em sua omissão de formar para a cidadania e democracia, tendo sido gerada certa acomodação e apatia nos educadores e autoridades de modo geral, produzindo em uma expressiva parte da população as rudimentares capacidades de ler, escrever e fazer contas.

É necessário então segundo Paro, propor reflexões sobre as políticas públicas voltadas para a escola fundamental, buscando a necessidade de redimensionar o conceito de qualidade para o ensino, levando a perceber a relevância social da educação para essa democracia como função da escola pública e a importância de perceber a concretude da escola e a ação de seus atores na formulação de políticas educacionais, sem deixar de observar o papel estratégico da estrutura didática e administrativa na realização das funções da escola.

A qualidade tem sido medida pela concepção neoliberal do quanto de informações são transferidas aos sujeitos chamados educandos, levando à visão que a função escola é levá-los a se apropriar de conhecimentos meramente inclusos em currículos fechados. Assim a qualidade seria bem quantificada e qualificada pela quantidade de conteúdos aplicados e pelo número de alunos aprovados.

Educação não é apenas informação, mas apropriação de cultura, assim se humaniza o homem e se atualiza como ser histórico (Paro, 2002, p.21), esse seria o fim último da educação, favorecer uma vida com satisfação e plenitude tanto individual quanto em convivência social, adquirindo valores, gostos, gestos, comportamentos, hábitos e posturas que não podem ser avaliados por testes ou provas de aferição de conhecimentos, não se pode dar uma nota “x” para o desenvolvimento integral de ser humano.

Mas do que falar de qualidade do ensino e dos objetivos da escola deve-se pensar no caráter ético-político dessa qualidade, enfatizando a dimensão social desses objetivos. Dá-se muita ênfase aos políticos e à sua incompetência sendo que a população mesma os elegeram como representantes, mas não se dá a mesma ênfase a escola como formadora das qualidades políticas e sociais desses cidadãos, percebendo que a transformação social, o saber sobre política e convivência social se dá e se constrói pela própria prática social, visto que a escola não é exclusiva a oferecer esses valores, conhecimentos e desenvolvedora de  capacidades e habilidades para se atingir essa democracia e por conseqüência a qualidade da educação oferecida pela escola e a que é oferecida fora dela. A verdadeira democracia caracteriza-se pela participação ativa dos cidadãos na vida pública da sociedade à qual se está inserido, sendo importante que cada um se considere não apenas como usufruidor dos direitos estabelecidos, mas como “criador de novos direitos”. Para isso é preciso que a educação se preocupe em dotar, preparar essas capacidades culturais e intelectuais para essa participação ativa, levando a essa compreensão da educação para a democracia, inserindo-o nas diferentes áreas do conhecimento como parte de sua formação intelectual, pois quem não tem acesso a essas diversas expressões da cultura, inclusive literaturas, artes em geral, possam e serão considerados marginalizados e “excluídos”. Também inseri-lo a uma didática dos valores republicanos e democráticos, que não se aprende de forma intelectual apenas, mas pela consciência ética que se forma pela razão uma conquista de corações e mentes, uma formação moral. Sendo necessário também gerar a educação do comportamento, desde os primeiros anos escolares, procurando enraizar hábitos de tolerância diante das diversidades, aprendendo a cooperação ativa e subordinação pessoal ou do grupo ao bem comum que será gerado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com