TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERFIL DO ADMINISTRADOR ESCOLAR E SEU IMPACTO NA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO

Projeto de pesquisa: PERFIL DO ADMINISTRADOR ESCOLAR E SEU IMPACTO NA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.787 Palavras (16 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 16

O PERFIL DO ADMINISTRADOR ESCOLAR E A SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO

BOUFLEUER, Carla

BOSCO, Márcia Aurelia Dal

DALL PASS, Jober Dos Santos

RESUMO

Este estudo objetiva conhecer e investigar o Perfil do Administrador Escolar e suas influências para a qualidade da educação localizada no município de Toledo-Pr, Movidos pela inquietação de gerenciar com coerência e de forma acertada, foi em princípio o que nos levou a optar pelo tema Gestão Escolar e o Processo de Tomada de Decisão. Esta é uma das preocupações iniciais que norteiam a proposta deste trabalho. A medida que fomos levantando dados através das pesquisas, maior era a nossa preocupação a respeito do Processo de Gestão e suas Tomadas de Decisões. É nesse contexto que o nosso trabalho trata dos assuntos relacionados com a Administração Escolar e seus aspectos, fornecendo orientações teóricas e práticas para uma forma participativa de gestão. Tomada de Decisão seus conceitos e lideranças baseadas na evolução desses conceitos que ocorreram na administração por haver medidas de importância relacionado ao fator humano. Para se chegar a um conhecimento prático, este estudo abordará também uma pesquisa de campo onde se propõe encaminhar e buscar dados consistentes e concreto, que permeiam a função da administração escolar envolvendo a delegação de poder e o Processo de Tomada de Decisão.

Palavras chaves: Qualidade. Ambiente escolar. Tomada de decisão. Gestão.

ABSTRACT

This study aimed to investigate the profile and the school administrators and their influences on the quality of education in the municipality of Toledo locaizada-Pr, prompted by their concern to manage consistently and rightly so, was the principle that led us to choose the theme School Management and Decision-Making Process. This is one of the concerns that guide the initial proposal of this work. As we collected data through surveys, the greater our concern about the process of managing and making decisions. In this context, our work deals with issues related to school administration and its aspects, providing theoretical and practical guidelines for a participatory form of management. Decision Making your concepts and leadership based on the evolution of these concepts that have occurred in the administration for having important measures related to the human factor. To achieve a practical knowledge, this study will also address a field where the proposed route and seek practical and consistent data that constitute the basis of school administration involving the delegation of power and decision-making processes.

Keys - Words : Quality. School environment. Decision making. Management.

INTRODUÇÃO

Após refletirmos sobre os métodos administrativos, sentimos a necessidade de apresentarmos um trabalho onde podemos conscientizar docentes, orientadores pedagógicos, supervisores escolares, diretores, enfim a todos aqueles que fazem parte do processo administrativo de uma instituição escolar, que na hora de tomarmos decisões devemos ter em mente que o planejamento é primordial, pois estamos lidando com o futuro intelectual de indivíduos. Cuja uma decisão errada ou correta afetará o seu futuro intelectual. Pois, as vantagens da administração escolar participativa, não se referem apenas à democratização interna do liceu, mas também o fortalecimento da unidade externamente.

Vimos também à necessidade de abordar a qualidade do ensino, cujo aponta fatos preocupantes quando falamos a respeito; sendo assim merece lugar de destaque, e por sua vez deve ser melhorado, acompanhado das teorias da qualidade total, sendo que a escola deve “sentir o orgulho do que se faz, e não se sentar com os remendos, mas buscar a mudança...” (BRUGG. 1995 p.16).

Um dos objetivos deste trabalho é mostrar a realidade atual e o perfil do administrador escolar e as reformas educacionais ocorridas nas últimas décadas e a influência dessas mudanças na forma de administrar este sistema.

A elaboração do projeto para o trabalho de conclusão de curso representa uma etapa crucial para a concretização do curso de formação e principalmente para a construção de uma formação profissional, pois significa a consolidação de todos os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso que serão unidos conhecimentos teóricos pesquisados e organizados em uma linha de raciocínio direcionada para formação de uma nova idéia, um novo posicionamento.

O tema possui relevância diante das inúmeras discussões sobre a administração da educação no país e abordará temas que servirão para que tanto estudiosos quanto leigos possam obter um compreensão do papel do administrador escolar.

Os principais objetivos do trabalho são evidenciar os problemas da qualidade da educação brasileira e explorar a administração escolar sobre a perspectiva de explicar seus conceitos, bem como a sua utilização para a transformação social, a fim de estabelecer um roteiro para que a qualidade total em educação seja alcançada tanto para o sucesso da escola quanto o do aluno.

O trabalho deve, também, debater sobre a qualidade total na educação, apontando as exigências e desafios impostos pela modernidade, além de apontar as tendências do novo perfil do administrador escolar, suas obrigações e direitos, indicando meios para que a administração escolar seja realizada como o máximo de eficiência.

DESENVOLVIMENTO

No Brasil, vários fatos revelam que o interesse pelos problemas de administração Escolar, entre eles o da formação de administradores escolar, foi sempre uma constante, desde o fim do século XIX. A expressão da administração escolar com título de certa área de problemas pedagógicos tratados em documentos nacionais aparece, pela primeira vez, em 1883 nos Pareceres e Projetos de Ruy Barbosa.

Para falar sobre administração escolar, devemos, antes, definir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com