TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade de Vida no Trabalho

Por:   •  5/4/2017  •  Monografia  •  21.324 Palavras (86 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 86

1. Descrição da Empresa “Briefing”

  1. Dados da Organização  

Empresa: TAPETES LOURDES LTDA.

Matriz - endereço:  Avenida Guarulhos,783/861 - Vila das Palmeiras – Guarulhos – São Paulo – CEP 07023-000

CNPJ/CGC : 61.366.803/0001-59.

Número de funcionários: 220

Filial - endereço: Rua João Rodrigues de Miranda, 116 – Vila das Palmeiras – Guarulhos – São Paulo – CEP 07023-000

CNPJ/CGC : 61.366.803/0002-30.

Número de funcionários : 80

Telefone:   (xx11 ) 6423-3900 – Fax (xx11) 6423-3901.

E-mail: administrativa@tapeteslourdes.com.br

 

  1. Ramo de Atividade

Fabricação de Artefatos de Tapeçaria  e Fiação de Fibras Sintéticas

  1. Histórico Organizacional

A tapetes Lourdes é uma indústria que confecciona tapetes e fios sintéticos.

A empresa possui 39 anos de atividade em Guarulhos e cresceu de acordo com o mercado.

Ela surgiu como indústria de confecção de cama mesa e banho e posteriormente passou a  confeccionar tapetes. Como a respectividade do novo produto (tapete) foi satisfatoriamente aceita pelo mercado iniciou-se uma nova fase: a produção de fios de polipropileno . Com isso, a confecção inicial da empresa foi encerrada pois a demanda era muito grande e não havia como continuar o fornecimento de todas as opções de produtos.

Atualmente, a Tapetes Lourdes Ltda é a segunda no mercado de vendas em tapetes. A vendas dos produtos confeccionados aqui, é feita  através de representantes espalhados por todo o país.

  1. Dados sobre os produtos da organização

Buscando aperfeiçoar a fabricação mecânica do tapete tipo persa, os tapetes fabricados pela TAPETES LOURDES foram os primeiros a serem produzidos com a avançada tecnologia dos teares VAN DE WIELE de duas pinças. Desta forma, o “Sistema de Fabricação Lourdes”, cria desenhos com a máxima nitidez e alta qualidade, com desenhos e cores modernas que igualam-se ao que há de melhor no mundo atual.

Criatividade, tecnologia e pesquisa fizeram da Empresa a mais inovadora do setor. Os Tapete possuem cores e desenhos mais procurados do mercado.

A Fiação Lourdes, domina a tecnologia da produção multifilamentos em polipropileno, com os mais modernos equipamentos de produção, estando embasados nos conceitos de ISSO, podendo fornecer aos clientes toda a qualidade e estrutura necessária para atender os quesitos de: qualidade, preço, pontualidade de entrega e assistência técnica qualificada.

1.4.1. Ilustração: Produtos e Maquinários da Organização

     [pic 1]           [pic 2]

  [pic 3]          [pic 4]

  [pic 5]          [pic 6]

  [pic 7]          [pic 8]

   [pic 9]           [pic 10]

   [pic 11]           [pic 12]

   [pic 13]          [pic 14]

   [pic 15]          [pic 16]

   [pic 17]                [pic 18]

  1. Organograma geral e específico de RH

Em anexo.

   

  1. Empresas da região

Na grande São Paulo existem 3 empresas similares, que atuam no mercado de decoração e de tapetes de fios de PP, são elas:

Têxtil J. Serrano Ltda.

Tapetes Deslor Ltda.

Lancer Ltda.

  1. Posicionamento frente  as empresas concorrentes

Atualmente o mercado brasileiro consume em média 1.100.000 metros quadrados por mês de tapetes em geral, sendo que o principal fabricante J. Serrano produz cerca de 480.000 m2/mês, enquanto nós, segundo colocado, fazemos em torno de 260.000m2. A parte faltante é distribuída entre pequenos fabricantes e importadores.

  1. Imagem do produto no mercado – ações de Marketing

O marketing é pouco difundido na companhia, apenas com ações de pouca evidencias, como feiras e eventos, não havendo trabalho de levar a Marca Lourdes aos canais de comunicação conhecidos. O Grande atributo da Marca Lourdes é qualidade, flexibilidade nas negociações e o mais importante, é que sempre estamos em déficit com o consumo médio brasileiro, em face disso é que de certa forma o marketing é pouco difuso.

1.9. Imagem da empresa junto aos funcionários

Conforme pesquisa de Clima Organizacional,  realizada em dezembro/02, demonstra níveis de satisfação  em média  de 45,25% para ótimo e 46,59% para bom, observando desta forma um resultado positivo em relação a imagem da empresa junto aos funcionários.

  1. Perfil do Cliente

São  atacadistas e lojistas em geral e centro de distribuição. Este canais de distribuição, por sua vez, vendem na sua maioria para consumidores com poder aquisitivo médio e médio-baixo, sendo portanto, a maioria da população brasileira.

  1. O Fornecedor como cliente

Há parceria forte neste segmentos, porque há poucas ofertas de matérias-primas no mercado mundial. Por isso, é forte as parceiras comerciais, qualidade e atendimento antes, durante a pós-venda.

  1. Reflexo da política econômica governamental

Como todo Mercado sofre interferências gerais, como aumento do Dólar, a manutenção das altas taxas de juros que coíbem compras a prazo, retardando as margem de lucro da companhia, que mesmo com déficit de produção no Brasil, as margem são estreitas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (145.5 Kb)   pdf (949.9 Kb)   docx (520.6 Kb)  
Continuar por mais 85 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com