TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade de Vida no Trabalho

Por:   •  28/8/2019  •  Artigo  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

O aumento da concorrência, a inovação tecnológica constante, a globalização econômica, a tecnologia da informação, entre outros fatores, têm levado as empresas a adotar mudanças bruscas, como flexibilidade de produção, ausência de desperdício, custos enxutos, atitudes assertivas, decisões rápidas e entre outras. Isso porque as empresas precisam ampliar diferenciais em seus serviços/produtos para serem cada vez mais inovadoras e competitivas. Para conseguir esses diferenciais, é necessário contar com colaboradores satisfeitos, comprometidos e engajados com os objetivos e com as propostas da empresa, pois somente assim é que os resultados serão atingidos com sucesso. Este trabalho tem como objetivo quantificar e identificar os estudos relacionados ao tema Qualidade de Vida no Trabalho, no intuito de comprovar esta crescente preocupação com o tema. O delineamento da pesquisa é de revisão bibliográfica e exploratória sobre o tema.

INTRODUÇÃO

A compreensão sobre o termo qualidade de vida (QV) é multidisciplinar e recente, em processo de afirmação de fronteiras e conceitos; por isso, definições sobre o termo são comuns, mas nem sempre concordantes. Para a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida pode ser definida como “percepção dos indivíduos de que suas necessidades estão sendo satisfeitas ou, ainda, que lhes estão sendo negadas oportunidades de alcançar a felicidade e a auto realização, com independência de seu estado de saúde físico ou das condições sociais e econômicas”, não envolvendo a saúde física e mental.

Conceitua-se ainda qualidade de vida como o olhar do sujeito para sua posição no contexto da cultura e sistema de valores nos quais vive e em relação aos seus objetivos, padrões, expectativas e preocupação, até a política e dimensão ética.

Depreende-se que qualidade de vida, por possuir diversas formas e singularidades, insere-se em diversos âmbitos para verificar aspectos de indivíduos e da coletividade. No que está relacionado ao ambiente de trabalho, há o conceito de qualidade de vida no trabalho (QVT) que é uma compreensão abrangente e comprometida das condições de vida no ambiente trabalhista, incluindo aspectos de bem-estar, segurança física, garantia da saúde, social, mental e capacitação para realizar tarefas com segurança e bom uso de energia pessoal. A construção da qualidade de vida do trabalho (QVT) ocorre a partir do momento que se percebe a organização e as pessoas como um todo, promovendo o bem-estar e segurança dos trabalhadores a fim de assegurar uma maior produtividade, qualidade no trabalho e maior satisfação na vida pessoal e familiar.

Estudos sobre qualidade de vida no trabalho (QVT) foram desenvolvidos em diferentes países, como na China, no qual os autores identificaram que trabalhadoras migrantes tinham baixa qualidade de vida (QV) em comparação com a população em geral. Dessa forma, realizou-se intervenção em educação em saúde dentro da comunidade e observou no final do estudo melhora na qualidade de vida (QV) e consequentemente a satisfação no trabalho.

Em pesquisa desenvolvida no Centro-Oeste do Pacífico, os autores exploraram os fatores de motivação para realização de ações de intervenção, almejando a promoção da saúde no local de trabalho em pequenas e médias empresas, motivada por três objetivos: melhorar a produtividade, reduzir os custos de cuidados de saúde, abordar as relações humanas. A conclusão foi a de que os profissionais de saúde devem incentivar a promoção da saúde no ambiente trabalhista.

No Brasil, em uma atividade de hortas, na cidade de Campinas, realizou-se pesquisa com jovens trabalhadores sobre condições de trabalho, aspectos de saúde e capacidade para o trabalho visando promover a saúde no ambiente de trabalho. Foram realizadas atividades de promoção da saúde, tais como grupos educativos, exposição de pôster

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com