TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade de Vida no Trabalho

Por:   •  23/8/2020  •  Artigo  •  3.424 Palavras (14 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 14

    UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

                          CARLOS HENRIQUE CASTRO RODRIGUES

Qualidade de Vida no Trabalho: Uma análise sobre a implantação de programas de qualidade de vida no trabalho nas empresas na sociedade pós-industrial.

BELO HORIZONTE – MG

2012

    UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

                          CARLOS HENRIQUE CASTRO RODRIGUES

Qualidade de Vida no Trabalho: Uma análise sobre a implantação de programas de qualidade de vida no trabalho nas empresas na sociedade pós-industrial.

Artigo Científico apresentado à Universidade Candido Mendes – UCAM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Gestão de Negócios.

BELO HORIZONTE – MG

2012

Qualidade de Vida no Trabalho: Uma análise sobre a implantação de programas de qualidade de vida no trabalho nas empresas na sociedade pós-industrial.

Carlos Henrique Castro Rodrigues

Resumo

Este estudo busca uma reflexão sobre os principais programas de qualidade de vida desenvolvidos pelas grandes corporações. A proposta é analisar a implantação de tais programas na busca pela satisfação dos colaboradores e no atingimento de uma maior produtividade. Nos últimos anos, diversas empresas tem se preocupado em colocar em prática ações voltadas ao bem estar de seus colaboradores durante o período em que estão realizando suas atividades diárias. Muitas das vezes, reservam parte de seu faturamento para investirem em profissionais especializados em prestar serviços de saúde, de relaxamento, de terapias ocupacionais entre outros, buscando um maior conforto durante o trabalho. Entretanto, há riscos de que o investimento não logre êxito, caso sua implementação não seja cuidadosamente planejada. Neste estudo fez-se uma revisão da bibliografia disponível em alguns livros, periódicos e sites, buscando uma melhor compreensão do tema em estudo. Concluiu-se que, sensibilizando os funcionários, analisando a realidade de trabalho da empresa e integrando os colaboradores nas tomadas de decisão a respeito dos tipos de ações que deverão ser instituídas, o investimento em qualidade de vida no trabalho trará bons frutos.

Palavras Chave: Qualidade de vida no trabalho. Implantação. QVT

Introdução

Em tempos de globalização, o assunto qualidade se tornou uma constante no mundo corporativo. Para se ter competitividade no atual mercado é necessário prioritariamente ter qualidade, seja na produção de bens seja na prestação de um serviço. Para que uma empresa seja reconhecida pela sua qualidade, o fator mão-de-obra é sempre fundamental. Por outro lado, o termo qualidade de vida remete a um conceito bastante subjetivo que a Organização Mundial de Saúde tentou definir como sendo “a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores em que vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações” (THE WHOQOL GROUP, 1995). Neste contexto, surge a qualidade de vida no trabalho. Chiavenato (2002) esclarece que a qualidade de vida no trabalho “tem o objetivo de assimilar duas posições antagônicas: de um lado, a reivindicação dos empregados quanto ao bem-estar e satisfação no trabalho, do outro, o interesse das organizações quanto a seus efeitos sobre a produção e a produtividade”. Sob a ótica da empresa é necessário garantir boas condições de trabalho aos seus colaboradores para que trabalhem com prazer e tenham assim ótima produtividade. Já sob o foco dos colaboradores, os mesmos permanecem em média oito horas de seus dias à disposição das empresas e desejam que esta experiência seja cada vez mais satisfatória.

Na busca pela satisfação e de olho na produtividade e no comprometimento da força de trabalho, as empresas passaram a se preocupar em desenvolver programas e ações voltados para a qualidade de vida dos trabalhadores. O termo foi abreviado, e conhecido como QVT. Na década de 70 virou movimento nos Estados Unidos, como descreve Nadle (1993) e a expressão nunca mais deixou de ser um dos grandes desafios do mundo corporativo.

Assim, foram criados diversos métodos e atividades que passaram a ser desenvolvidas no ambiente das empresas. Todavia, os programas de qualidade de vida formatados pelas empresas contemporâneas realmente são eficazes? A que ponto a implantação de um programa de ginástica laboral na empresa contribui para o aumento da produtividade dos colaboradores? Quais os aspectos que devem ser considerados para que um programa de qualidade de vida realmente represente benefícios para a empresa e para seus funcionários? A análise proposta por este estudo tem extrema relevância quando consideramos os investimentos que hoje em dia estão sendo direcionados para esta área dentro do ambiente empresarial. As empresas quando decidem investir parte de seu faturamento na qualidade de vida de seus trabalhadores não podem correr o risco de implantar um programa inócuo e sem efetividade. Por outro lado, os colaboradores devem vislumbrar nos programas de qualidade de vida uma ferramenta positiva na execução de suas atividades diárias, se identificando com seus objetivos e aproveitando ao máximo os seus benefícios.

Diversos autores discutem os métodos de implantação de um programa de qualidade de vida no trabalho e elencam práticas que devem ser observadas para se ter sucesso nesta empreitada, como descreve Lawler:

É preciso alguns cuidados, como: partir da realização de uma pesquisa sobre o perfil dos colaboradores e suas reais necessidades; implantação de ações contínuas, transparentes, de curto, médio e longos prazos; envolvimento da alta cúpula; contar com uma equipe multidisciplinar que saiba lidar com as diferenças internas; avaliações constantes sobre os resultados do programa; inserir o programa dentro da Política de Recursos Humanos. (LAWLER, 1993, p 143).

        Considerando as razões expostas e as diversas opiniões sobre o assunto, o estudo busca investigar a eficácia dos principais programas de qualidade de vida desenvolvidos pelas empresas na atualidade, considerando as várias facetas que envolvem este tema tão constante na relação entre as corporações e seus colaboradores.

Visando alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica realizada a partir de artigos científicos, periódicos e livros publicados tanto em meio físico como em meio digital disponíveis na internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (208.9 Kb)   docx (929.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com