TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELEVANCIA DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  13/11/2018  •  Artigo  •  8.216 Palavras (33 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 33

SISTEMA EDUCACIONAL GALILEU[pic 1]

ESCOLA TÉCNICA ALBERT EINSTEIN

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Trabalho de conclusão de curso

A RELEVANCIA DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES

Agosto de 2010

A RELEVANCIA DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES

[pic 2]

                                                        Orientadora:

Santa Maria, Agosto de 2010

A RELEVANCIA DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES

[pic 3]

Santa Maria, ___de ___________de 2010

EPIGRAFE[pic 4]

"O mais valioso dos capitais é aquele investido em seres humanos.”Alfred Marshall.”

DEDICATÓRIA[pic 5]

Minha vida, meu filho

[pic 6]

]

AGRADECIMENTOS

Este trabalho eu dedico e agradeço aos meus pais que me ensinaram a ter paciência e persistência na minha trajetória pessoal e profissional, principalmente, no decorrer desse período de crescimento e desenvolvimento em que eu busco a realização dos meus sonhos. Agradeço ao meu filho e ao meu marido, pela paciência e pela compreensão no período das minhas ausências nas horas de estudos e trabalho.

Agradeço a minha irmã, aos meus amigos e amigas as palavras de consolo e a motivação nos momentos de fraqueza e dificuldades encontradas no decorrer das minhas atividades agradeço também nos momentos de dúvidas, pelas longas conversas, pelos minutos de descontração pelos bons conselhos e pelos gestos de carinho.

Dedico este trabalho e agradeço a todos os professores que me ensinaram e fizeram com que cada aula fosse produtiva esclarecendo minhas duvidas com clareza e coesão principalmente a professora Bruna Carpes que soube transmitir em tão pouco tempo seu conhecimento na disciplina de gestão de pessoa fazendo com que eu me interessasse em aprofundar o estudo.

Por uma estação, por uma razão ou por uma vida inteira. Seja como for, os momento são únicos e as lembranças são eternas. Agradeço aos que estenderam a mão para eu levantar a minha cabeça e seguir lutando pelos meus objetivos aos que me abraçaram quando venci e aos que choraram quando perdi. A todos que me viram errar, acertar, crescer e amadurecer, enfim obrigada a todos os que ficaram e permanecem ao meu lado nas horas boas e ruins da minha vida.

RESUMO[pic 7]

Este trabalho através de um breve resgate histórico das teorias sobre Recursos Humanos objetivou compreender a importância da figura do gestor de Recursos Humanos nas organizações é que através de uma pesquisa, do tipo estudo de campo foi realizado um levantamento de informações a partir da perspectiva de profissionais que atuam na área de gestão de pessoas. Para tanto foi aplicada uma entrevista com os profissionais a fim de coletar as informações sobre a prática e importância da figuras dos gestores de RH. Como resultados obtidos pode-se chegar a considerações de que a figura do gestor d RH nas empresas tem sido cada vez mais demandada pelo próprio mundo corporativo e colaboradores, pois esta figura permite que as empresas possam ser ambientes promotores de motivação, qualidade de vida e saúde na vida de quem está envolvido e ou inserido no mercado de trabalho.

Palavras-Chave: Gestão de pessoas, RH nas organizações, recursos humanos.

 

[pic 8]

SUMÁRIO[pic 9]

INTRODUÇÃO        8

REFERENCIAL TEORIOCO        9

1.1.1 Teorias De Recursos Humanos        9

1.1.2 Tipos De Gestores De Recursos Humanos        11

1.1.3 Um Novo Conceito De Recursos Humanos         12

   1.1.4  As Pessoas e As Organizações...............................................................................................15

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        19

ANALISE E DISCUSSÃO DOS DADOS        20

CONSIDERAÇÕES FINAIS         25

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        26

ANEXO I – PESQUISA DE CAMPO.................................................................................................... 28

[pic 10]

[pic 11]

        CAPITULO 1- INTRODUÇÃO        

Em um cenário competitivo de constantes mudanças e inúmeras necessidades e exigências dos clientes bem como as semelhanças dos produtos fez com que as organizações buscassem alternativas para ter um diferencial. Neste cenário competitivo, a ausência do gestor de recursos humanos pode influenciar na sobrevivência da organização?  Com essa realidade faz-se com que o mercado de trabalho invista no profissional de recursos humanos.

Pois, esse profissional que vai ajudar a construir através das pessoas um ambiente de trabalho saudável e favorável ao crescimento da organização através de programas de qualidade de vida e bem-estar, prática de exercícios colaborativos, técnicas de relaxamento e meditação, treinamento, avaliações, criação de redes de apoio social, fixação de objetivos, planejamento do trabalho, incentivo ao envolvimento dos trabalhadores no processo decisório, melhoria da comunicação na organização, entre outros. Nesta perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo investigar a relevância do gestor de recursos humanos dentro das organizações. Bem como, compreender como ocorre a prática e gestão estratégica do Setor de Recursos Humanos em prol do desenvolvimento e crescimento organizacional; Descrever os processos de gestão de Recursos humanos, como: seleção, treinamento, motivação e definição de atribuições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.5 Kb)   pdf (459.6 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com