TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS SUMARIO

Monografias: RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS SUMARIO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.970 Palavras (8 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 8

1 Introdução.......................................................................................................3

2 Descrição de cargos....................................................................................... 4

3 Recrutamento e seleção................................................................................. 5

3.1 Métodos.................................................................................................5

3.2 Etapas e técnicas...................................................................................5

3.3 Questões.............................................................................................5/6

3.4 Prostura do entrevistador.....................................................................6/7

4 Legislação e Leis trabalhistas......................................................................7/8

5 Plano de auditória...........................................................................................8

5.1 Processos a serem auditados................................................................9

5.2 Equipe de auditores................................................................................9

6 Conclusão.......................................................................................................10

1. INTRODUÇÃO

O campo da Administração de Recursos Humanos, além de vasto, constitui um sistema interdisciplinar, envolvendo amplo leque de várias ciências e especializações.

Consequentemente, a gama de assuntos e problemas também é diversificada, abordando recrutamento e seleção, aprendizagem individual e coletiva, trabalho em equipe, planos de carreira, estruturação salarial, capacitação e especialização, gestão de desempenho, planejamento de mão de obra, mudança organizacional, alimentação, acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, motivação no trabalho, assistência social, relações trabalhistas e sindicais, transporte de pessoas, mercado de trabalho, arrecadação e recolhimento de tributos, entrevistas, demissões, admissões, entre outros.

O recrutamento adequado garantirá condições para uma gestão otimizada que acaba por promover mais sucesso à empresa e também economia com abstinência e rotatividade de pessoas, além de conseguir maiores resultados com pessoas mais eficientes e comprometidos com os ideais da organização.

“A excelência almejada pelas empresas como uma alternativa de sobrevivência, pode ser alcançada principalmente, na base de investimentos em recrutamento, treinamentos, capacitação e desenvolvimento das pessoas, porém, faz-se necessário um adequado sistema de avaliação de desempenho capaz de indicar o acerto ou não das medidas tomadas” (CHIAVENATO (2001)).

2. DESCRIÇÃO DE CARGOS

Cargo: Gerente Administrativo/Financeiro

- Responsável atendimento ao cliente, pesquisas de mercado (visando melhores estratégias de atendimento ao cliente), manutenção da carteira de clientes e promoção da imagem da empresa junto ao mercado.

- Responsável pelas negociações com os funcionários, definição de benefícios, carga horária, prêmios, higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho.

- Participa da abertura do caixa (passa o troco), autoriza o caixa a fazer pagamentos, vales, etc., acompanha o fechamento do caixa, dá destino ao dinheiro do caixa diário (depósito, cofre, malote).

- Responsável por todas as atividades administrativas que envolvem contas a pagar e receber, pagamento de funcionários, controle de cartão de pontos, controle das agendas, por compras, executar o balanço diário, controlar o fluxo de caixa, elaborar planilhas e relatórios e demais atividades.

- Gerenciar equipe de salão de beleza, passar ordens, marcar reuniões com os funcionários, cuidar para que o atendimento siga as diretrizes preestabelecidas e procurar a excelência no atendimento.

- Supervisionar o atendimento feito na recepção, assegurar-se de cuidados necessários para que a clientela chegue até a cadeira do profissional satisfeita e bem atendida.

- Verificar os aspectos em que os profissionais podem melhorar e cuidar para que os clientes antigos sejam recebidos como se fossem novos.

Cargo: Caixa

- Abre o caixa e recebe o troco do início do dia das mãos do gerente adm/fin.

- Recebe a comanda, insere as informações no sistema, informa o valor para o cliente efetuar o pagamento, recebe o pagamento, emite recibo ou nota fiscal.

- Executa o fechamento do caixa (confere valor real com o inserido no sistema).

- Executa o pagamento e vales dos funcionários.

- Executa o pagamento de contas (luz, água, terceiros, outros).

- Eventualmente o caixa devidamente treinado substituirá a recepcionista.

3. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

3.1 MÉTODOS

Existem dois tipos de recrutamento: o interno e o externo. O recrutamento externo é utilizado é utilizado pela empresa. O gestor de pessoas da organização é responsável por preencher vagas sempre buscando um melhor perfil e de forma que organização consiga economizar recursos e otimizar resultados.

O método selecionado a fim de introduzir sangue novo na organização:

talentos, habilidades e expectativas; enriquecer o patrimônio humano, pelo aporte de novos talentos e habilidades; aumentar o capital intelectual ao incluir novos conhecimentos e destrezas; renovar a cultura organizacional e a enriquecer com novas aspirações; e é indicado para enriquecer mais intensa e rapidamente o capital intelectual.

3.2 ETAPAS E TÉCNICAS

O Processo de Seleção começa com a análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com