TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL X ÉTICA

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.480 Palavras (18 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ANDRÉ ARISTIDES fLÔRES

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

X

ÉTICA

[pic 4]

Santa Cruz do Sul

2011

[pic 5][pic 6]

ANDRÉ aRISTIDES FLÔRES

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

X

ÉTICA

Trabalho apresentado ao Curso ( bacharelado em administraçõa)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas  [ teorias da administração I, comunicação e linguagem, sociologia e filosofia].

Prof. Adriana Rampazo, Marcelo Silveira, Wilsom Sanches e Márcia Bastos.

Santa Cruz do Sul

2011


SUMÁRIO[pic 7]

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO...............................................        4

2.1 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL.........        4

2.2 PROBLEMAS AMBIENTAIS DA ATUALIDADE        4

2.2.1 Fauna...............        5

2.2.2 Flora...............        5

2.2.3 Recursos Hídricos        6

2.2.4 Lixo.........................        6

2.3 PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS EM UMA ORGANIZAÇÃO        7

2.4 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL        9

2.5 ENERGIA FÓSSIL.        9

2.6 EMPRESAS PETROLÍFERAS        10

2.7 CRISE DO PETRÓLEO.        12

2.8 ENERGIA LIMPA        14

2.9 LEIS AMBIENTAIS        14

2.10 COERÊNCIA DOS TEXTOS        15

2.11 CONTEÚDO DOS TEXTOS E DISCURSOS        16

2.12 O PAPEL DOS ADMINISTRADORES        17

2.13 PLANEJAMENTO DA IMAGEM ORGANIZACIONAL        17

2.14 POLITICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL        18

2.15 ORGANIZAÇÕES COM PREOCUPAÇÃO SOCIOAMBIENTAL        18

CONCLUSÃO...........................................        19

REFERÊNCIAS        

1 INTRODUÇÃO

        Na atualidade questão que se faz muito presente é a questão da responsabilidade socioambiental, tenta-se conferir o real status de importância da questão e de sua abrangência o que garante nos circulos mais variados de discussão este tema de maneira mundial, na tentativa de remeter a todos a conciência da complexidade do tema e de suas consequências.

        Há no entanto uma grande resitência por parte das grandes organizações e empresas na adesão a estas medidas sugeridas pelos orgãos normativos e / ou circulos de discusão a respeito deste tema recorrente na contemporânedade, por se tratarem muitas vezes de medidas ou ações que despendem iniciamente de um capital relativamente alto e pela mudança na cultura de seus colaboradores.

        Outro fator atrelado a estes seria a relatividade de retornos palpáveis em um curto e médio prazo,por se tratarem de medidas desta natureza sabe-se que o retorno muitas vezes é de longo prazo algo que muitas vezes as empresas não estão dispostas a assumir.

        Estas questões e  outras serão abordadas no decorrer deste trabalho, na tentativa de conferir ao leitor uma visão sucinta e realista do atual contexto socioambiental que estamos vivendo, bem como de suas implicâncias no futuro.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

        Em uma empresa e / ou organização a responsabilidade social representa o compromisso contínuo e permanente de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando, simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo, podemos ainda dizer que configura-se em um sistema de gestão que tem por objetivo providenciar a inclusão social (Responsabilidade Social) e o cuidado ou conservação ambiental (Responsabilidade Ambiental).

        Torna-se uma postura ética a medida que suas atividades não se limitem apenas aquelas regidas e previstas em lei, em medidas que não visem apenas o marketing da empresa e / ou organização mas sim aquelas que de fato tenham o compromisso com os impactos causados aos consumidores, ao ambiente e aos colaboradores e concomitantemente que atendam a uma relação de transparência com todos os envolvidos com suas atividades e campos de atuação, conferindodesta forma confiabilidade nestas relações.

2.2 PROBLEMAS AMBIENTAIS DA ATUALIDADE

        Nunca falou-se tanto em problemas ambientais como nos últimos 20 anos,e de fato a criticidade da situação nos remete a isso, porém muitas vezes o conceito de problemas ambientais limita-se a apenas alguns aspectos deste senário, é preciso incutir em nossos conceitos que meio ambiente é uma questão de abrangência de tudo que nos cerca e não limita-se apenas a áreas de preservação e lugares paradisíacos.

        Ambiente é a água, ar, solo, flora, fauna, entre outros e precisamos primeiramente tomar consciência da complexidade do problema e de que temos degradação em todos segmentos sejam eles de maior ou menor impacto, para desenvolver ações que pelo menos amenizem estes impactos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (192.5 Kb)   docx (40.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com