TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RETENÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

Por:   •  27/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

Toda empresa que almeja crescimento e superação, precisa encontrar meios de se destacar no mercado, tecnologia, produto, desenvolvimento e um dos principais pontos, retenção de talentos para buscar o sucesso.

O perfil dos trabalhadores, principalmente dos mais jovens, mudou nas últimas décadas. Não há mais a preocupação em “construir carreira” dentro de um único lugar.

Muito mais do que cuidar da estrutura ou das máquinas que movimentam a empresa, é preciso reconhecer a importância dos responsáveis pelo funcionamento adequado do seu negócio.

O primeiro passo como empresa é o mapeamento de perfil interno, ou seja, alocar pessoas de acordo com a demanda interna da empresa, assim, permite-se trabalhar com realocação de cargos, evitando perder colaboradores competentes. Para esta etapa existem ferramentas que auxiliam na análise dos perfis para que a realocação ocorra de uma forma mais assertiva. Desta forma a companhia mostra para o colaborador potencial o quanto ele é essencial e o quanto a empresa valoriza e acredita em seu trabalho e o quanto este funcionário pode colaborar com as atividades da empresa.

Buscando o desenvolvimento profissional do colaborador, disponibilizar através de plataformas internas ou externas, cursos, especializações e graduações. Essa preocupação valoriza o aprendizado e estimula a necessidade de sempre aprender algo novo que possa agregar e ampliar seus conhecimentos.

Estabeleça métricas de desempenho para avaliar a contribuição de um funcionário e reconheça quando elas forem atingidas. Além do reconhecimento público, a empresa pode oferecer prêmios, aumento salarial ou bônus monetários, conforme as suas possibilidades.

Preparar e capacitar os líderes para que deixem bem claro quais são os objetivos e as expectativas da empresa em relação ao colaborador. Quando sua atuação for positiva, deve ser reconhecida com feedbacks regulares para que ele saiba que fez um bom trabalho e continue neste sentido. A liderança também pode trabalhar junto deste colaborador a autonomia em seu trabalho e estabelecer uma relação de confiança, tornando o ambiente de trabalho mais agradável e leve.

O time de RH necessita ser o mais transparente possível em relação ao acompanhamento do plano de carreira (curto/médio e longo prazo) demonstrando e abrangendo as oportunidades/possibilidades de desenvolvimento e crescimento que este talento pode atingir dentro da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (30.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com