TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relevância da Matemática Financeira Como um Pré-requisito Fundamental de Ensino

Por:   •  1/4/2023  •  Monografia  •  4.976 Palavras (20 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 20

A relevância da Matemática Financeira como um pré-requisito fundamental

de ensino[1]

Vitor Bargas Chiganças[2]

Resumo

A história da Matemática é longa e vem desde os primórdios, seguida bem de perto pela Matemática Financeira que é considerada por muitos uma ciência totalmente fora da matemática convencional, assim tentou-se analisar e buscar a finalidade de se estudar de forma continuada e constante, compreendendo como uma palavra pode significar tanto dentro de uma organização e facilitar o trabalho, tendo em vista os estudos e resultados apresentados neste trabalho. As ferramentas aqui apresentadas terão por finalidade o aprimoramento e a mudança de cultura por parte das pessoas e estudantes, fortalecendo possíveis resultados almejados. Os autores aqui presentes seguem uma linha de raciocínio lógico e são titulados como grandes mestres em suas áreas, assim pode-se com a ajuda de seus conhecimentos aprender e ajudar a dar continuidade a uma palavra magnífica, “A Matemática Financeira”. Com a aplicação de uma avaliação de aprendizagem chegaremos ao resultado final, assim diagnosticando a melhor maneira de se aplicar a matemática financeira como um pré-requisito fundamental de ensino.

Palavra Chave: Avaliação de aprendizagem; Matemática Financeira; Fundamentos de ensino.

Abstract

        

The history of mathematics is long and has since the beginning, followed very closely by the Financial Mathematics which is considered by many a science entirely outside the conventional mathematics, so tried to analyze and seek the purpose of studying in a continuous and constant, understanding how a word can mean both within an organization and facilitate the work, in view of the studies and results presented in this work.  The tools presented here will aim at the improvement and change of culture for people and students possible strengthening desired results. The authors here follow a line of logical reasoning and are qualified as great masters in their areas, so you can with the help of their knowledge to learn and help to continue a wonderful word, "The Financial Mathematics." With the implementation of an assessment of learning to get the final result, thereby diagnosing the best way to apply to financial mathematics as a prerequisite of basic education.

Keywords: Learning assessment; Financial math; Fundamentals of teaching.

1. Introdução[pic 1]

Para falar da Matemática Financeira devemos primeiramente contar a história da Matemática, assim devemos começar pela Babilônia, que por volta do século lX A.C. apresentavam como primeiros indícios matemáticos a álgebra e a geometria como principal origem de seus cálculos. Esta matemática foi criada somente para suprir suas necessidades básicas e práticas, não considerado ainda uma ciência totalmente organizada, sendo somente utilizada para a manutenção dos tesouros reais.

Com o passar dos anos, a matemática viria a se desenvolver com os gregos a partir do século lV A.C. onde se pode constatar a busca por soluções de problemas mais elaborados e uma forma de contagem mais aprimorada. A matemática grega visava problemas mais relacionados a processos contínuos, chegando assim ao método dedutivo que significa o raciocínio lógico.

E atrás deste método, começaram a aparecer alguns dos maiores estudiosos da época, Euclides que viveu por volta do ano 300 A.C. e era considerado o mais promissor matemático da antiguidade, conhecido por estudos ligados a evolução dos elementos, sendo reconhecido com o “pai da geometria”. Euclides dedicou-se a este fato devido desvio dos gregos para com os problemas infinitos, onde teimavam a estudas os números racionais para a geometria.

Outro grande estudioso da matemática que sucedeu Euclides foi Arquimedes, que viveu durante os anos de 287 a 212 A.C., um grande matemático e geômetra e foi considerado o primeiro engenheiro da antiguidade. Uma das principais descobertas de Arquimedes foi o estudo da “recta” e o menor caminho entre dois pontos. Ao contrário de Euclides, Arquimedes visava o movimento da geometria, assim desenvolvendo os sólidos de revolução baseado na rotação de uma superfície plana em torno de um eixo. Arquimedes também introduziu novas maneiras de ver a matemática, com o método da “exaustão”, onde era usado para detectar a área de uma figura através de uma sequência onde sua soma converge para a área desejada.

Outra de suas incessantes descobertas foi a “Aritmética” que visa a obediência das ordens em cada operação matemática (criada graças aos Árabes) e logo depois, veio a invenção dos Algarismos Arábicos, criação esta originada dos hindus durante sua propagação cultural.

No século XVll originou-se a análise matemática, promovendo as formulações mais rigorosas às ideias do cálculo alavancando para novos estudos, este grande passo para a evolução da matemática ajudou grandes estudiosos como Galileu Galilei e Isaac Newton descobrir o cálculo diferencial e integral.

Para muitos estudiosos um dos principais modernizadores na matemática foi Aristóteles que nasceu em Estagira e viveu durante os anos de 384 a 322 A.C., por meios de seus estudos filosóficos alcançou seus objetivos, foi onde surgiu a relação entre o espaço e o tempo que juntamente estudadas, formaram física e viriam a desvendar diversos paradigmas da época.

Na época em que o homem vivia em comunidades isoladas umas das outras, tiravam da natureza sua sobrevivência, mais os anos se passavam e precisavam de algo mais constante para troca suas mercadorias uns com os outros, com a evolução da matemática surgiria à questão da valorização das moedas de troca dos povos, esta preocupação originou um estudo mais aprofundado sobre este assunto.

A Matemática Financeira viria a ser apresentada pela primeira vez por volta do ano de 575 A.C., com a aparição de formas de financiamentos e desvalorização do dinheiro com relação ao tempo. Este mercado de empréstimos surgiu com a necessidade das pessoas para o crescimento de seus negócios, uns pediam dinheiro emprestado ao outro e lhe cobravam um valor em troca como aluguel do mesmo, gerando assim a primeira forma de juros.

O objetivo deste artigo é a interação dos conceitos da Matemática, criando novas estruturas e desempenhando através de pesquisas de avaliação de aprendizagem assim exemplificar a mudança da cultura financeira nas pessoas, mostrando que o estudo da matemática financeira é de fundamental importância para o desenvolvimento de uma nação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)   pdf (332.2 Kb)   docx (438.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com