TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Remuneração Estratégica

Por:   •  29/10/2018  •  Resenha  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

Identificação[pic 1]

Disciplina

Remuneração Estratégica

Professor

Gabrielle Fernandes

Aluno (a)

Anderson França Rodrigues Vilar

Unidade

Rio Comprido

Telefone

(21) 99715-4440

e-mail

anderson.r.franca@hotmail.com

Análise do Texto

Título do Texto

Remuneração executive e geração de valor

Autor (es)

PwC - 10 minutos - Capital humano

Palavras-Chave do Texto (no máximo 4 palavras)

Remuneração dos executivos

Geração de valor

Governança

Transparência

Apreciação Crítica

            O texto lido aborda sobre a grande e fundamental importância da remuneração dos executivos para o processo de geração de valor para as empresas, sendo assim, para a preservação e também ampliação do patrimônio dos acionistas.

            Diante desse fator, consultores da PwC e pesquisadores do Instituto de Finanças da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP) analisaram informações publicadas em demonstrações financeiras e relatórios de gestão de 62 empresas entre os anos de 2010 e 2013, buscando estudar os modelos de remuneração executiva e sua relação com a geração de resultados em empresas de capital aberto no Brasil.

            A partir do resultado desse estudo percebeu-se a necessidade de ajustes visto que é fundamental tomar medidas internas visando alinhar melhor a remuneração com a geração de valor e fortalecer as empresas de capital aberto no Brasil. Explicita que de forma geral o desempenho de um modelo de remuneração pode ser afetado e influenciado por problemas na concepção do modelo e/ou por problemas de implementação e gerenciamento. Pontuam ainda que este estudo não permite identificar as causas dos resultados encontrados, mas que busca apresentar e sugerir caminhos que auxiliem na reflexão para aperfeiçoamento dos modelos já existentes.

            A pesquisa mostra que se trata de um modelo em evolução, e que a remuneração executiva no Brasil incorpora características dos modelos de remuneração de países mais maduros e ao mesmo tempo apresenta características próprias como por exemplo, a presença significativa de componentes fixos (remuneração e benefícios), a grande importância da remuneração variável/ incentivos de curto prazo, o uso de indicadores de desempenho que priorizam a lucratividade e regras para administração que são parecidas às utilizadas para a força de trabalho.

            De acordo com o texto, os indicadores mais utilizados para definir a remuneração variável seja ela de curto ou longo prazo são, o resultado da avaliação de desempenho, o EBITDA e o lucro líquido.

            Outro ponto trazido pelo estudo relaciona-se a uma análise dos mecanismos de governança usados para tratar a questão da remuneração executiva e que para aplicar esses princípios da governança corporativa é de suma importância a criação de mecanismos efetivos como a criação do comitê de remuneração vinculado ao conselho de administração. Além, da transparência que também auxilia para garantir a aplicação de boas práticas de governança corporativa.

            Portanto, a comparação da remuneração executiva e do desempenho empresarial não deve se concentrar apenas na questão do lucro, mas sim, na geração de valor a longo prazo para a empresa. Observamos então, que alguns caminhos para aperfeiçoar os modelos de remuneração são justamente rever os modelos de gestão de desempenho empresarial fazendo uso de princípios sólidos, repensar a lógica do modelo de remuneração existente, equilibrando o alinhamento com o mercado, as estratégias específicas de atração e também de retenção dos profissionais da empresa e a geração de valor para a organização, e reexaminar os mecanismos de governança buscando um alinhamento com as melhores práticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com