TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Renda

Por:   •  17/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 6
  1. Defina o que é renda.

É a remuneração dos fatores de produção: salários, aluguéis, juros e lucros. qualquer rendimento sujeito a obrigações tributárias.

  1. Defina o que é poupança.

É a parcela da renda ou do patrimônio que não é gasto ou consumido no período em que é recebido e, por consequência, é guardado para ser utilizado em um momento futuro.

  1. A inflação é um fenômeno que ocorre em função de desequilíbrios econômicos, essencialmente, temos a inflação de custos e a inflação de demanda. Explique o que vem a ser cada uma delas.

Inflação de demanda: refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços na economia. É causada pelo crescimento dos meios de pagamento, que não é acompanhado pelo crescimento da produção. Inflação de custos: tem suas causas nas condições de oferta de bens e serviços na economia. O nível da demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos fatores importantes aumentam

  1. Ao executar a política monetária o governo se vale de instrumentos que tem por objetivo controlar a liquidez na economia. Quais são estes instrumentos e como eles auxiliam no controle da liquidez?

        DEPÓSITO COMPULSÓRIO (obriga os bancos comerciais e outras instituições financeiras a depositarem, junto ao Banco Central, parte de suas captações em depósitos), OPEN MARKET (São compras e vendas de títulos do Governo pelo Banco Central – mais eficaz), REDESCONTO (empréstimos que o banco central concede aos bancos) e CONTROLE E SELEÇÃO DE CRÉDITO ( controle do volume de crédito e distribuição de suas linhas, impondo taxas, períodos e restrições – menos usado).

  1. Defina o que são intermediários financeiros.

Intermediários financeiros são as empresas prestadoras dos serviços que permitem aos investidores actuar nos mercados de capitais.

  1. “ Falando em agregados macroeconômicos, nem sempre o valor dos investimentos realizados em um país são iguais ao valor da poupança por ele gerada, muitas das vezes eles são maiores”. Você concorda com esta afirmação? Justifique.
  2. Comente a seguinte afirmativa quanto a sua validade prática atual:

“As instituições bancárias tem importante papel nos processos de intermediação financeira e por poderem manter contas correntes geram moeda escritural. Como a moeda escritural aumenta a disponibilidade de dinheiro no mercado, o Banco Central estabelece objetivos quantitativos individuais para cada banco, os quais são rigidamente fiscalizados.”

  1. O que é um sistema financeiro?

É um CONJUNTO DE: Instituições, Instrumentos e Mercados organizados harmonicamente com o objetivo de Canalizar a poupança dos superavitários para os deficitários. – Dar certo grau de estabilidade e confiança aos participantes

  1. Faça uma analise sobre os problemas causados pela falta de um sistema financeiro.

 A falta de um sistema financeiro conduz qualquer país à ineficácia das decisões de política econômica. Gerando inflações altas e juros abusivos.

  1. Como é estruturado sistema financeiro internacional? CONJUNTO DE CONVENÇÕES, ACORDOS E REGRAS – EXPLICITAS OU NÃO – ESTABELECIDO ENTRE PAISES INTERDEPENDENTES
  2. Quais os objetivos  essenciais da atuação do FMI ? Fundo monetário internacional seu objetivo é estabelecer a cooperação econômica em escala global. Sua atuação visa garantir estabilidade financeira, favorecer as relações comerciais internacionais, implantar medidas para geração de emprego e desenvolvimento sustentável e buscar formas de reduzir a pobreza
  3. Discorra sobre o Banco Mundial e de como ele é constituído. é uma instituição financeira internacional que efetua empréstimos a países em desenvolvimento. é composto por duas organizações que funcionam sob uma mesma estrutura: o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (IBRD ou BIRD) e a Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA ou AID).
  4. Qual a alternativa aproxima-se mais do conceito de sistema financeiro:

Conjunto de instituições financeiras que, utilizando instrumentos financeiros, transferem poupança entre pessoas físicas e jurídicas.

  1. Das funções listadas a seguir, qual não representa as de um sistema financeiro na economia: Solucionar problemas políticos.

Não é uma função do CMN (conselho monetário nacional):

  1. Adaptar o volume dos meios de pagamento as reais necessidades da economia;
  2. Propiciar o aperfeiçoamento das instituições financeiras e dos instrumentos financeiros;
  3. Dentre outras, coordenar as políticas monetárias e creditícias;
  4. Zelar pela adequada liquidez da economia.
  1. São instituições normativas do sistema financeiro brasileiro: Conselho Monetário Nacional (CMN); Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC)

O órgão máximo das instituições normativas do sistema financeiro brasileiro, no que concerne à Moeda é: Conselho Monetário Nacional.

A fiscalização das Bolsas de Valores é feita por: Comissão de Valores Mobiliários.

  1. Algumas instituições financeiras são chamadas de bancárias por que: Recebem depósitos a vista e criam moeda estrutural.
  2. Um banco de desenvolvimento é chamado de não bancário por que: Não recebe depósito a vista e consequentemente não cria moeda escritural.

Moeda escritural é o nome que se dá ao uso dos depósitos bancários como meio de pagamento. É representada pelos depósitos à vista nas instituições financeiras monetárias (bancos), e que se encontrem à livre disposição dos seus depositantes.

  1. O que é o mercado monetário e como podemos caracteriza-lo.? Mercado monetário é um componente do mercado financeiro, relativo à concessão de empréstimos de curto prazo, com prazos de vencimento inicial de um ano ou menos.
  2. Quais são os principais instrumentos de política monetária de que o Banco Central do Brasil dispõe e discorra sobre cada um deles. Os instrumentos de Política Monetária são: Recolhimento compulsório (É um depósito obrigatório feito pelos bancos comerciais junto ao Banco Central) Redesconto bancário (Banco Central concede “empréstimos” aos bancos comerciais a taxas acima das praticadas no mercado.) Operações com títulos públicos (Open Market considerado um dos mais eficazes) Controle e seleção de crédito Persuasão moral (uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos lógico-racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação)
  3. No Sistema Financeiro Nacional a quem cabe:
  1. Estabelecer as Normas e Regulamentações; CMN, CNSP e CNPC
  2. Assegurar o funcionamento eficiente dos mercados de bolsa e de balcão.  CVM
  3. Estimular a formação de poupança; CVM
  4. Controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país; BACEN
  5. Fiscalizar o mercado de valores mobiliários no país. CVM
  6. Regular o valor externo e interno da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos. CMN
  1. A política monetária é considerada expansionista quandoeleva a liquidez da economia, injetando maior volume de recursos nos mercados, elevando, em consequência, os meios de pagamentos.
  2. O que é a taxa básica de juros da economia e quem é responsável pela sua determinação? serve de referência para a economia brasileira. Ela é usada nos empréstimos feitos entre os bancos e também nas aplicações feitas por estas instituições bancárias em títulos públicos federais.  A Selic é definida a cada 45 dias pelo COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil).
  3. multiplicador bancário corresponde à relação entre oferta de moeda e base monetária existente em determinado momento no sistema econômico. Traduz a capacidade dos bancos de ampliar a base monetária através do crédito.
  4. Qual a atribuição da SELIC na negociação dos títulos do governo? é um sistema informatizado que se destina à custódia de títulos escriturais de emissão do Tesouro Nacional, bem como ao registro e à liquidação de operações com esses títulos.
  5. Quais são os principais títulos emitidos pelo Tesouro Nacional? LTN (Letras do Tesouro Nacional), as NTN-B (Notas do Tesouro Nacional – Série B), as NTN-F (Notas do Tesouro Nacional – Série F) e as LFT (Letras Financeiras do Tesouro)
  6. “A LTN (Letra do Tesouro Nacional) é um título cujo valor dos juros é calculado no vencimento pelo valor nominal
  7. As diferentes séries em que são emitidas as Notas do Tesouro Nacional (NTN), referem-se ao quê?
  8. Qual a característica dos juros calculados para as Letras Financeiras do Tesouro? (LFT) Indicado para o investidor que deseja uma rentabilidade pós-fixada indexada à taxa de juros da economia (taxa SELIC);• Fluxo simples: uma aplicação e um resgate.
  9. Sabe-se que os títulos públicos são considerados títulos mobiliários. Como se dá o processo de colocação desses títulos no mercado? por meio de ofertas públicas competitivas, na modalidade de leilões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (176.7 Kb)   docx (751.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com